AccueilCatégoriesSociétésGéographieNature, paysage et environnement




  • Sintra

    Appel à contribution - Histoire

    Conhecer para proteger, gerir e ordenar sustentavelmente

    1º Congresso ibero americano em estudos de paisagem

    A Paisagem apresenta-se como o cenário que herdámos, onde vivemos, e donde retiramos os recursos com que subsistimos enquanto civilização e espécie. O resultado da nossa actuação sobre este património será a herança que iremos deixar aos nossos descendentes. No início do terceiro milénio, e numa sociedade submetida a mudanças culturais, que decorrem a velocidades muito superiores às que o tempo de percepção, meditação, e experimentação necessitam, o interesse pela Paisagem tem ganho uma importância crescente, que transforma a disciplina numa plataforma de investigação onde se cruzam os vários ramos do conhecimento.

    Lire l'annonce

  • Natal

    Appel à contribution - Amériques

    2nd conference in political geography, geopolitics and territorial management

    II congrès de géographie politique, géopolitique et gestion territoriale

    A ciência geográfica todos os anos é colocada à prova em diferentes encontros, congressos e seminários no Brasil e no exterior. Entre os dias 5 e 8 de outubro de 2016, ocorrerá, em Natal-RN, no campus da UFRN, o II Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (II CONGEO) com a temática central intitulada: A integração Sul-Americana e a inserção das regiões periféricas.

    Lire l'annonce

  • Evora

    Bourse, prix et emploi - Histoire

    Post-Doctoral Fellowship: Agrarian History

    The CIDEHUS (Interdisciplinary Center of History, Cultures and Societies of University of Évora) is opening the call for 1 Post-Doctoral fellowship, within the framework of UID/HIS/00057/2013 Project, with financial support from FCT/MEC (through national funds, eventually co-financed by FEDER (PT2020 Partnership agreement)

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Informations diverses - Ethnologie, anthropologie

    Ética, ambiente e antropologia: até onde podemos ir na investigação em ciências sociais?

    III Fórum APA

    Existirão limites éticos nas práticas dos antropólogos? Reconhecem-se áreas de actuação e intervenção distintas assim como contextos interdisciplinares que, cada vez mais, marcam as experiências dos antropólogos. Muitos deles, ou quase sempre, são arenas políticas onde se confrontam saberes competitivos, num mundo que não é só de indivíduos humanos, de vivos, do aqui e do agora.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Informations diverses - Études urbaines

    Lisboa XXI

    Abril e Lisboa

    No ano em que se comemoram os 40 anos da Revolução de Abril, o 3º Ciclo de Conferências LISBOA XXI sob o título “Abril e Lisboa”, inserido na unidade curricular “Lisboa: rupturas e continuidades”, leccionada e coordenada pela Professora Paula André no Mestrado Integrado em Arquitectura da Escola de Tecnologias e Arquitectura do ISCTE-IUL, tem como principal objectivo reflectir sobre as liberdades vivas e alertar para as liberdades ausentes. Para o realizar foram convidados especialistas das áreas da literatura e do jornalismo, da arquitectura e da antropologia. As apresentações serão realizadas por Armando Baptista-Bastos, Miguel  Baptista-Bastos e Ricardo Campos.

    Lire l'annonce

  • São Luís

    Appel à contribution - Géographie

    Ambiente, sociedade e governança

    A I Jornada Internacional de Ciências Sociais e II Reunião da Rede Brasil Estados Unidos “Ambiente, Sociedade e Governança”, tendo como tema geral: “Ambiente, Sociedade e Governança”, ocorrerão na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Brasil, entre os dias 25 e 29 de junho de 2013. O evento consolida os esforços do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão no sentido da ampliação e internacionalização de agendas de pesquisas relacionadas às concepções e usos do ambiente, tendo em vista a diversidade de questões que perpassam esses estudos (relações de poder, sistemas de conhecimento e de construção da natureza, articulação de diferentes escalas territoriais, estudo de conflitos socioambientais, ambientalização de movimentos sociais...).

    Lire l'annonce

  • Paris

    Journée d'étude - Géographie

    Diálogos geográficos: Brasil-França

    A Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na França (APEB-Fr) convida à Jornada de estudos geográficos na Maison du Brésil. Diálogos Geográficos: Brasil-França. Trata-se de uma jornada de estudos organizada pel@s residentes da Maison du Brésil em Paris, em parceria com a APEB-Fr e a Maison du Brésil, a ser realizada nos dias 5 e 7 de fevereiro sempre às 19h30. A jornada compõe o calendário de atividades do Ciclo Apeb, o ciclo de conferências da APEB-Fr.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Ethnologie, anthropologie

    Culturas indígenas no século XXI

    Colóquio dedicado às culturas indígenas na atualidade e no futuro, com a participação de líderes indígenas, dirigentes de organizações governamentais, não governamentais e académicos. Meio ambiente, biodiversidade, sustentabilidade, território e direitos humanos são alguns dos temas em debate.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Langage

    Vozes transmontanas na paisagem

    A ligação entre território e literatura é o tema deste encontro, que terá como eixos de análise as paisagens representadas nas obras de Manuel Vaz de Carvalho, Bento da Cruz e A.M. Pires Cabral e as temáticas regionais e ambientais por elas suscitadas. Partindo de depoimentos dos escritores e de conterrâneos, de imagens recolhidas nas magníficas paisagens transmontanas – em Vila Real, Macedo de Cavaleiros e Montalegre – e dos textos literários, esta iniciativa enquadrada pelos projectos LITESCAPE.PT – Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental e Memoriamedia, propõe-se valorizar a paisagem e as experiências da paisagem enquanto processos de transformação dos elementos naturais e culturais.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Économie

    CRIARS 2012

    Iberian-American conference in social responsibility

    O II Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social tem como propósito consolidar uma rede de partilha do conhecimento em torno das temáticas do Desenvolvimento Sustentável (DS) e da Responsabilidade Social (RS). Centra-se no espaço ibero-americano porque neste território de marcas identitárias seculares, onde coabita naturalmente o global e o local, existe um sentir muito próprio sobre a importância da Responsabilidade Social das Organizações como forma de legitimação das suas ações nas comunidades onde estão inseridas. É neste espaço de referências comuns que interessa perceber o papel que as organizações e empresas deverão ter na promoção de uma cultura de desenvolvimento sustentável em termos sociais, económicos e ambientais.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Bourse, prix et emploi - Sociologie

    Consensos e controvérsias sociotécnicas sobre energias renováveis

    Aceitam-se candidaturas a uma bolsa de investigação (BI), a atribuir no âmbito do projeto de investigação Consensos e controvérsias sociotécnicas sobre energias renováveis (Referência PTDC/CS-ECS/118877/2010), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e em curso no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sob a coordenação da Doutora Ana Delicado.

    Lire l'annonce

  • Chaves

    Colloque - Ethnologie, anthropologie

    Turismo rural em tempo de neoruralidades

    A 8ª edição do CITURDES tem como objetivo refletir sobre o papel do turismo em contextos de pós-ruralidades ou neo-ruralidades, segundo as perspetivas teóricas adotadas. Nestes novos contextos, os turistas encontram-se não apenas com os velhos residentes rurais, mas também com novos habitantes neorurais, recém-chegados, retornados ou outros que se deslocam ao rural na procura do que imaginam ser uma melhor qualidade de vida. Esta translocalidade, que questiona a falsa e simplista dicotomia rural/urbano, é especialmente relevante quando falamos de turismo rural e desenvolvimento sustentável, pois observa-se uma mistura complexa de agentes sociais que estão a reconstruir e resinificar os tradicionalmente chamados espaços rurais.

    Lire l'annonce

  • Brasilia

    Appel à contribution - Droit

    Direito internacional do meio ambiente

    A Revista de Direito Internacional (RDI) foi criada como instrumento de vinculação de trabalhos acadêmicos relacionados a temáticas tratadas pelo Direito Internacional Público e Privado. A revista é sucessora da Revista Prismas (herdando sua avaliação B2), que foi dividida em dois periódicos (junto com Revista Brasileira de Políticas Públicas), em virtude da quantidade de submissão de artigos e procura. Na busca pelo desenvolvimento e construção de visões críticas a respeito do Direito Internacional, a RDI possui sua linha editorial dividida em dois eixos: Proteção internacional da pessoa humana e Direito Internacional Econômico.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Colloque - Économie

    As lutas pela Amazónia no Início do milénio

    No âmbito do programa Cátedra Milton Santos estabelecido entre a Fundação coordenação de aperfeiçoamento de nível superior – CAPES, do Brasil, e o Centro de estudos sociais – laboratório associado – da Universidade de Coimbra, e como atividade de encerramento do primeiro ano da Cátedra, realizar-se-á, a 27 e 28 de Março de 2012, no auditório da Faculdade de economia da Universidade de Coimbra, o colóquio internacional “As lutas pela Amazónia no Início do milénio”. O colóquio tem como principal objectivo reunir pensadores envolvidos com estudos do processo de desenvolvimento para dar a conhecer e debater com pesquisadores, estudantes e professores de Portugal, e de outros países europeus, os temas mais relevantes da “questão amazónica”, tratados em diversos foros científicos e políticos internacionais no momento actual. O evento conta com o apoio da divisão de ciências ecológicas e da terra da UNESCO, da Universidade de Coimbra, do CES, e outras instituições.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Cycle de conférences - Géographie

    Environment : Why read the classics?

    Ciclo de conferências Ambiente - Porquê ler os Clássicos? na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (Portugal), de 6 de maio a 7 de dezembro de 2011.

    Lire l'annonce

RSS Filtres sélectionnés

  • Nature, paysage et environnement

    Supprimer ce filtre
  • Portugais

    Supprimer ce filtre

Choisir un filtre

Événements

Langues

  • Portugais

Langues secondaires

Années

Types

Lieux