AccueilCatégoriesSociétésHistoireHistoire rurale




  • Evora

    Bourse, prix et emploi - Histoire

    Post-Doctoral Fellowship: Agrarian History

    The CIDEHUS (Interdisciplinary Center of History, Cultures and Societies of University of Évora) is opening the call for 1 Post-Doctoral fellowship, within the framework of HIS/00057 Project, with financial support from FCT/MEC (through national funds, eventually co-financed by FEDER (PT2020 Partnership agreement) / Scientific Domain: Agrarian History

    Lire l'annonce

  • Evora

    Bourse, prix et emploi - Histoire

    Post-Doctoral Fellowship: Agrarian History

    The CIDEHUS (Interdisciplinary Center of History, Cultures and Societies of University of Évora) is opening the call for 1 Post-Doctoral fellowship, within the framework of UID/HIS/00057/2013 Project, with financial support from FCT/MEC (through national funds, eventually co-financed by FEDER (PT2020 Partnership agreement)

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Moyen Âge

    L’étude des objets manufacturés en archéologie médiévale et l'étude des manuscrits enluminés

    Méthodologies comparées

    O objetivo deste workshop é comparar, por meio da análise de alguns casos específicos, os métodos científicos utilizados no estudo dos manuscritos iluminados (história da arte) e dos artefactos encontrados no âmbito da arqueologia medieval. Em ambas as áreas os contextos de criação e utilização dos objectos são fundamentais para a sua caracterização e compreensão. A partir de casos específicos tentar-se-á traçar semelhanças e diferenças nos métodos de análise que caracterizam as duas disciplinas históricas. Deste modo pretende-se compreender em que medida é possível adaptar e aplicar metodologias diversas de modo a obter um conhecimento mais profundo do objecto e do seu contexto.

    Lire l'annonce

  • Chaves

    Colloque - Ethnologie, anthropologie

    Turismo rural em tempo de neoruralidades

    A 8ª edição do CITURDES tem como objetivo refletir sobre o papel do turismo em contextos de pós-ruralidades ou neo-ruralidades, segundo as perspetivas teóricas adotadas. Nestes novos contextos, os turistas encontram-se não apenas com os velhos residentes rurais, mas também com novos habitantes neorurais, recém-chegados, retornados ou outros que se deslocam ao rural na procura do que imaginam ser uma melhor qualidade de vida. Esta translocalidade, que questiona a falsa e simplista dicotomia rural/urbano, é especialmente relevante quando falamos de turismo rural e desenvolvimento sustentável, pois observa-se uma mistura complexa de agentes sociais que estão a reconstruir e resinificar os tradicionalmente chamados espaços rurais.

    Lire l'annonce

  • Séminaire - Religions

    Seminário Cidadania, Religião e Comunidade (2010-2011)

    O Centro de Estudos de História Religiosa estabeleceu um protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Santo Tirso e o Departamento de História da Universidade do Minho para o lançamento de um projecto sobre «História e Memória Local». O projecto materializa-se, nesta fase, na realização de um conjunto de seminários e colóquios.

 Em 2008-2009, foi realizado o Seminário «Estado, Religião e Comunidade». Em 2009-2010, foi realizado o Seminário «Cidadania, Religião e Comunidade».

    Lire l'annonce

RSS Filtres sélectionnés

  • Histoire rurale

    Supprimer ce filtre
  • Portugais

    Supprimer ce filtre

Choisir un filtre

Événements

Langues

  • Portugais

Langues secondaires

Années

Types

Lieux