AccueilCatégoriesSociétésHistoireHistoire sociale




  • Coimbra

    Appel à contribution - Histoire

    Revista de História da sociedade e da cultura

    Volume nº 17, de 2017

    Call for papers for the Journal of the History of Society and Culture, issue n. 17. Until November 25, 2016, the Journal of the History of Society and Culture welcomes proposals of unpublished articles for its next issue (n. 17, for the year 2017). All papers, whether in Portuguese (following the New Orthographic Agreement), Spanish, Italian, French or English, must follow the Journal’s editorial norms and will be subjected to the scientific refereeing of a committee of experts.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Appel à contribution - Histoire

    Tropical Medicine and Global Health in the Nineteenth and Twentieth Centuries

    Second Luso-Brazilian Meeting on the History of Tropical Medicine

    The Luso-Brazilian Meetings on the History of Tropical Medicine have always sought to strike a balance between historiographical reflections, which help develop a broader comparative analysis, and case-studies examining different national, colonial, post-colonial, international and global contexts. We will continue to favor both approaches at the 1st meeting. The bulk of historiographical research has explored the period in the post-World War II. This meeting will work with a broader focus by examining the roles played by countries like Portugal, Brazil and Spain, and their connections with imperial and post-colonial research and practice.

    Lire l'annonce

  • São Paulo

    Appel à contribution - Histoire

    Mikhail Bakunin e a Associação Internacional dos Trabalhadores

    Colóquio Internacional

    C'est l'annonce et l'appel à communication pour le colloque international sur Michel Bakounine et l'Association Internationale des Travailleurs, organisé du 10 au 13 novembre 2014 à l'Université de São Paulo (FFLCH-USP) et qui implique à la fois historiens, géographes, philosophes et sociologues. Il s'agit à la fois de reconstruire la trajectoire du célèbre révolutionnaire russe pendant la période où il a participé aux activités de la Première Internationale (1864-1876) et de problématiser la contribution de Bakounine et de ses réseaux à la fondation du mouvement libertaire international et à l'histoire intellectuelle du socialisme. La date limite pour présenter des propositions de communication est fixée pour le 4 août 2014.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Histoire

    Monarquias ibéricas em perspectiva comparada

    As monarquias imperiais ibéricas da época moderna têm sido objeto de um crescente interesse historiográfico. São inúmeros os estudos que assinalam a inserção global das redes dos dois impérios: as redes comerciais têm sido estudadas com bastante detalhe, e em articulação com estas, o tráfico de escravos, e, mais recentemente, as experiências sociais e culturais em contexto imperial têm adquirido saliência. Todavia, continuam a escassear os estudos que pensem ambas experiências comparativamente. Até que ponto é que as experiências imperiais ibéricas entre os séculos XVI e XVIII herdaram modelos político-administrativos que caracterizavam o mundo ibérico antes da expansão ultramarina? Em que medida é que estes modelos, ao serem transferidos e adaptados a diferentes contextos políticos, sociais e culturais, potenciaram novas soluções político-administrativas, algumas das quais, eventualmente, tiveram reverberações na cultura político-administrativa das metrópoles? Como é que as redes político-administrativas e respetivos agentes de poder se estruturaram e se reproduziram, o modo como estas articularam centros políticos e territórios imperiais, aproximando ou diferenciando uns e outros, constituindo, simultaneamente, as continuidades e singularidades entre metrópoles e territórios imperiais?

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Langage

    Alves Redol e as ciências sociais: a literatura e o real, os processos e os agentes

    O objectivo deste colóquio é convocar investigadores de ciências sociais e humanas para olhar para Alves Redol - o homem, a obra e a sua produção -, bem como para as conjunturas nacionais e internacionais que se reflectem nos contextos tratados nos seus livros. Pretendemos que seja lido por antropólogos, historiadores, geógrafos, sociólogos, etnógrafos, folcloristas, etc. e que sejam as realidades, os processos e os agentes sociais que se tornem o fulcro da análise, numa ou em várias obras do autor.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Histoire

    Relações laborais em Portugal e no mundo lusófono 1800-2000

    Relações Laborais em Portugal e no Mundo Lusófono 1800-2000: continuidades e rupturas é um projecto que visa quantificar, analisar e compreender as relações laborais em Portugal e no mundo lusófono no período contemporâneo, assinalando as formas pelas quais a mão-de-obra e as tipologias de trabalho se foram modificando e adaptando à evolução social, económica e política deste conjunto de países. Esta investigação, interdisciplinar e transnacional, é uma parceria do IISH com o CHAM, o CRIA e o IHC. Entre os objectivos gerais do projecto está a criação de uma base de dados relativa à evolução das relações laborais e da mão-de-obra em Portugal e no mundo lusófono.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Époque moderne

    Na tempestade de Seiscentos: economia, sociedade e política

    O Centro de História de Além-Mar - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa promove um workshop internacional, no dia 25 de setembro de 2012, dedicado ao tema economia, sociedade e política no século XVI.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Épistémologie et méthodes

    Arquivos da memória dos movimentos sociais e difusão electrónica

    Arquivos da memória dos movimentos sociais e difusão electrónica é um seminário nacional organizado no âmbito do projecto de investigação "Mosca" do CIES-IUL, que irá decorrer a 31 de janeiro de 2012 no ISCTE-IUL, em Lisboa (Portugal). Entrada livre.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Appel à contribution - Histoire

    Histories of Health: private, public and social

    A revista Estudos do Século XX, uma publicação do Centro de estudos interdisciplinares do Século XX da universidade de Coimbra, prepara o número 12, que terá como tema “Histórias da Saúde: privada, pública e social”. Chamada de trabalhos até 30 de dezembro de 2011.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Cycle de conférences - Sociologie

    A primavera árabe

    Ciclo de seminários sobre a primavera árabe, Edifício II, ISCTE-IUL, Lisboa (Portugal). Coordenação científica: André Freire, Departamento de Ciência Política & Políticas Públicas e CIES-IUL; Alexandra Magnólia Dias, Centro de Estudos Africanos e Departamento de História

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Cycle de conférences - Sociologie

    1961: o ano de todos os perigos

    O ano de 1961 foi, para o regime salazarista, o ano de todos os perigos, vindo a revelar-se como o annus horribilis do ditador. Em distintos contextos, múltiplos acontecimentos marcariam esse ano, prenúncio do final do regime colonial-fascista português. Porque uma das linhas de orientação temática do CES aposta no aprofundar do conhecimento sobre o espaço de expressão portuguesa – e sobre as suas ligações históricas – este conjunto de sessões procura reflectir sobre um espaço unido por várias histórias e lutas.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Bourse, prix et emploi - Sociologie

    Bolsas para jovens investigadores

    Bolsas de estadia curta no CES

    Este programa consiste na atribuição anual de duas bolsas que visam dar a jovens investigadores de países de língua oficial portuguesa a possibilidade de se integrarem por períodos de um mês nas actividades e dinâmicas dos projectos de investigação realizados no Centro, sob orientação de um/a investigador/a senior. As candidaturas decorrem anualmente entre 1 e 31 de Julho.

    Lire l'annonce

  • Salvador

    Colloque - Ethnologie, anthropologie

    Diversidades e (des)igualgualdes

    XI congresso luso-afro-brasileiro de ciências sociais

    A cidade de Salvador foi escolhida para abrigar, pela primeira vez, o Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, nos dias 07, 08, 09 e 10 de Agosto de 2011. O Evento, que está em sua décima primeira edição, tem como tema as "Diversidades e (Des)Igualdades", que serão discutidos em onze eixos temáticos. Durante os quatro dias de evento, especialistas em ciências sociais e humanidades de diversos países estarão reunidos para debater a diversidade e a complexidade de sociedades diferenciadas, nos mais variados aspectos, como é o caso dos países de língua portuguesa.

    Lire l'annonce

RSS Filtres sélectionnés

  • Histoire sociale

    Supprimer ce filtre
  • Portugais

    Supprimer ce filtre

Choisir un filtre

Événements

Langues

  • Portugais

Langues secondaires

Années

Types

Lieux