AccueilCatégoriesSociétésÉconomie




  • Lisbonne

    Colloque - Histoire

    Marfim Africano: comércio e objectos, séculos XV-XVIII

    O colóquio internacional “Marfim Africano: Comércio e Objetos, séculos XV-XVIII”, pretende criar um espaço para apresentação de investigações em curso, discussão de conceitos e de perspetivas historiográficas, em torno de uma temática, até agora, pouco valorizada pela História da Arte e dos Descobrimentos Portugueses e que colocam Portugal no centro das trocas e da “abertura ao mundo nas margens da modernidade”.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Appel à contribution - Études du politique

    Social Policy in Europe after the 2008 crisis

    15th Annual European Network for Social Policy Analysis (ESPAnet) Conference

    The central theme for the event will be Social Policy in Europe after the 2008 crisis, and it will gather researchers from many countries and different areas of expertise. The European Social Model can play a central role in countering emergent social and economic problems while providing room for social cohesion and European reconstruction.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Bourse, prix et emploi - Histoire

    Bolsa de Investigação para Licenciado/a no âmbito do projecto OECONOMIA STUDII

    Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado/a (BI - Lic.) no âmbito do projecto OECONOMIA STUDII. Financiamento, gestão e recursos da universidade em Portugal: uma análise comparativa (séculos XIII-XVI) (PTDC/EPHHIS/3154/2014), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC). 

    Lire l'annonce

  • Evora

    École d'été - Études du politique

    A condição humana e o entendimento global: crises, diálogos e diásporas

    VI Curso internacional de Verão da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora

    Num tempo que perdeu o sentido construtivo das utopias, colocar lado a lado “condição humana” e “entendimento global” corre o risco de ser confundido com uma contradição em termos, como se a condição humana fosse inconciliável com a ideia de diálogo, de partilha, de entendimento global. E todavia, nunca como hoje foi tão premente e vital a redescoberta de caminhos que nos levem a um entendimento global. Mas tal urgência obriga ao redespertar da criação de utopias, ao seu reconhecimento como grandes vias que nos podem resgatar à depressão e ao caos da “sociedade líquida”. A sociedade líquida é a sociedade prisioneira de um tempo só, o do instante, o do imediato. E como nele não há espaço nem para o passado nem para o futuro, nele também não cabem nem memória, nem missão. A sociedade líquida é assim também como um mar de pequenos peixes ciclídeos, prisioneiros da sua incapacidade de reter o erro ou de projectar utopias, tristemente felizes na ilusão de que tudo sabem e de que tudo criam pela primeira vez.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Informations diverses - Europe

    Tensões em diferentes latitudes: austeridade, democracia e direitos

    O processo de globalização, as opções de desenvolvimento hoje muito marcadas pela “austeridade” no contexto de políticas económicas de mercado liberalizado, onde tudo tende a ser mercantilizado, colocam os direitos dos cidadãos, desde logo os laborais e os sociais, sob grandes tensões. Com intervenções da Europa e da América Latina proceder-se-á a uma troca de ideias e interpretações sobre problemas diversos das sociedades e sobre questões do direito numa perspectiva da defesa dos valores democráticos e cívicos.

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Ethnologie, anthropologie

    Etnográfica | 20 ans

    La revue Etnográfica convie les chercheurs·euses ayant obtenu leur doctorat ou qui ont des projets de post-doctorat en cours ou conclus en 2015 ou 2016 à participer à un numéro commémoratif avec des articles résultant de leurs travaux.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Informations diverses - Économie

    E se o envelhecimento não fosse um problema?

     

    O projeto UAW – “United at Work” é um projeto de experimentação social cujo principal objetivo é analisar a oportunidade, importância e adequabilidade de promover projetos de empreendedorismo intergeracional como forma de combater o problema emergente na sociedade portuguesa do desemprego jovem e sénior altamente qualificado, promovendo ao mesmo tempo o trabalho de criação conjunta de projetos empresariais. Esta experiência tem em consideração a complementaridade das qualidades humanas e profissionais, do conhecimento e da experiência de jovens e de seniores e tem por base o pressuposto da alteração fundamental verificada no mercado de trabalho, com o aumento da incerteza e da natureza temporária de muitos empregos, e da relevância e eficiência do empreendedorismo como instrumento para promover o autoemprego em relação aos desempregados altamente qualificados.

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Histoire

    Changements et continuités. Espaces frontaliers et mentalités de frontière

    À la suite du premier workshop international « Changements et continuités. Le passage du Moyen Âge à l'Époque moderne dans le monde ibérique » réalisé en 2014, l'Institut des études médiévales (IEM), le Centre d'histoire globale (CHAM) et l'Institut d'histoire contemporaine (IHC) organiseront un deuxième workshop intitulé « Changements et continuités. Espaces frontaliers et mentalités de frontière » qui se tiendra à la FCSH-UNL (Lisbonne), le 20 et le 21 Juillet 2015.

    Lire l'annonce

  • Evora

    Informations diverses - Sociologie

    [Entre]vistas: desenho, aplicação e análise de entrevistas em investigação social

    Curso livre

    A Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora organiza um curso livre com dois objectivos principais: proporcionar a aprendizagem dos fundamentos teóricos e práticos que alicerçam o desenho, aplicação, tratamento, análise e interpretação de dados através de entrevistas semi-directivas no contexto da investigação científica em geral e qualitativa em particular; aprofundar e actualizar competências metodológicas de base necessárias à reflexão crítica sobre a natureza, contextos de recolha, vantagens e limitações dos dados obtidos através da aplicação da técnica da entrevista semi-directiva em áreas disciplinares diversas e contextos múltiplos da investigação científica, actividade académica e profissional.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Histoire

    Redes mercantis portuguesas e portos portugueses na Idade Moderna

    O workshop internacional reúne investigadores que se ocupam do estudo das relações comerciais ibéricas e da sua relação com a Europa e o Mundo.

    Lire l'annonce

  • Porto

    Séminaire - Représentations

    Eles e elas no emprego e no trabalho: questões de justiça e de saúde

    O seminário, organisado pelo Centro de Psicologia da Universidade do Porto e pelo European Trade Union Institute, nos dias 23 e 24 de janeiro de 2014, na FPCEUP, realizado com tradução simultânea (espanhol, francês, português), pretende: desenvolver colaborações entre as organizações sindicais de diferentes Estados-membros da UE (França, Bélgica, Espanha, Portugal) acerca das temáticas da ‘Igualdade de tratamento no mercado de trabalho’ e do ‘Género e saúde no trabalho’; desenvolver colaborações entre as organizações sindicais nacionais e o ETUI acerca dessas duas temáticas; demonstrar em que medida a análise diferenciada em termos de género enriquece tanto os estudos que dizem respeito ao mercado de trabalho, como os relativos às questões de saúde no trabalho.

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Époque contemporaine

    Museus, utopia e urbanidade

    Revista MIDAS#N4

    Encontra-se aberto o call for papers para o 4.º número da revista MIDAS – Museus e Estudos Interdisciplinares, a ser publicado no final de 2014. Para além de uma secção aberta a artigos de diversas temáticas este número incluirá um dossier sobre o tema – “Museus, Utopia e Urbanidade”, coordenado por Helena Barranha e Nuno Crespo. Os textos devem ser enviados até 31 de Março de 2014 para revistamidas@gmail.com

    Lire l'annonce

  • Belo Horizonte

    Appel à contribution - Sociologie

    Travail, relations sociales, éducation et identité

    SITRE - Colloque international

    A produção científica promovida por instituições e pesquisadores dedicados às diversas áreas do conhecimento tem congestionado o calendário acadêmico brasileiro e internacional com inúmeros eventos; muitos deles dimensionados para reunir milhares de pesquisadores, professores e estudantes, que procuram apresentar e discutir seus trabalhos, assim como os de seus colegas pesquisadores. Frequentemente esses eventos são, também, pensados para tratar de temas dentro de áreas de conhecimento muito específicas. O SITRE é o lugar onde se encontram e se recobrem em suas interfaces as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, as Ciências Exatas, a Educação, as Engenharias, a Filosofia. Onde se encontram pesquisadores, mas também docentes dedicados ao estudo da educação, do trabalho e da identidade e questões relacionadas ao gênero e ergologia.

    Lire l'annonce

  • Evora

    Appel à contribution - Économie

    Alimentar mentalidades, vencer a crise global

    O seu objetivo geral deste evento é discutir ideias e propostas para enfrentar a crise global, de modo sustentável,  através da dinamização do desenvolvimento socioeconómico, das populações rurais e da sociedade envolvente.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Sociologie

    Trabalho e trabalhadores: realidades, identidades e processos

    O IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional – organiza, nos dias 2 e 3 de maio de 2013, o seminário «Trabalho e Trabalhadores: realidades, identidades e processos», que terá lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Auditório 1, Torre B), com entrada livre. Olhar o trabalho e os trabalhadores no mundo de hoje a partir de várias disciplinas é o objectivo do seminário.

    Lire l'annonce

  • Covilha

    Colloque - Économie

    Safety and labour market

    A investigação científica, a divulgação de novas tecnologias, a globalização económica em curso permitiram a abertura de novos espaços e tempos de concepção e execução na vida económica, na qual mercados com enormes potencialidades lançam novos desafios de qualidade e quantidade às empresas. Daqui a exigência de uma outra dimensão à produtividade e competitividade empresarial, impondo profundas mudanças na organização do trabalho, para responder a novos prazos e custos de produção. Por isso, a pressão de novos investimentos, com esperadas e diferentes respostas do sector financeiro, exigem outros ritmos de trabalho que sejam portadores de maior retorno, com preocupações acrescidas nos domínios da Segurança e Saúde no trabalho, para além de se levantarem sérias reflexões à solução dos problemas do desemprego nas suas diversas dimensões.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Épistémologie et méthodes

    Os grandes desafios societais europeus: o papel dos jovens investigadores

    A EURODOC reúne-se anualmente em congresso com o objetivo de contribuir para a discussão sobre o Espaço Europeu da Investigação e do Ensino Superior entre os jovens investigadores e os líderes políticos e económicos da Europa. Durante este evento, que se realiza pela primeira vez em Portugal, serão analisados assuntos relacionados com o corrente"programa-quadro 2020" da União Europeia e o papel dos investigadores na construção de uma sociedade europeia com base na inovação sustentável.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Sociologie

    Políticas, estratégias e práticas de prevenção e combate ao VIH/SIDA no trabalho

    A Universidade Autónoma de Lisboa vai realizar um seminário de divulgação sobre ‘Políticas, Estratégias e Práticas de Prevenção e Combate ao VIH/SIDA no Trabalho, em Lisboa no dia 19 de Fevereiro de 2013, a partir das 9h00, nas suas instalações, na Rua de Santa Marta nº 56 e no dia 21 de fevereiro no HF Ipanemam no Porto. O seminário tem a finalidade de apresentar os resultados de um estudo de investigação, financiado pela Autoridade para as Condições de Trabalho, em 2011. Pretende, também, realizar um debate alargado com base nas experiências de trabalho de vários profissionais que operam nesta área. Destinam-se a profissionais das Ciências Sociais e das Ciências da Saúde em geral.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Bourse, prix et emploi - Sociologie

    Prémios científicos do ISCTE-IUL 2013

    Os Prémios Científicos do ISCTE-IUL 2013 visam promover e distinguir a excelência da publicação científica a nível internacional dos professores e investigadores do ISCTE-IUL. São atribuídos prémios aos artigos publicados no ano civil anterior (2012), em revistas situadas nos dois quartis superiores da ordenação por factor de impacto a cinco anos (five-year impact factor) das revistas do domínio científico (subject category) em que a revista do artigo considerado está incluída, de acordo com as tipologias de domínios científicos dos Journal Citation Reports.

    Lire l'annonce

RSS Filtres sélectionnés

  • Économie

    Supprimer ce filtre
  • Portugais

    Supprimer ce filtre

Choisir un filtre

Événements

Langues

  • Portugais

Langues secondaires

Années

Types

Lieux