AccueilCatégoriesSociétésÉtudes du politiqueMouvements politiques et sociaux




  • Coimbra

    Appel à contribution - Ethnologie, anthropologie

    Futuros Disputados (2016)

    VI congresso da Associação Portuguesa de Antropologia (APA) – Chamada para painéis

    O próximo congresso da Associação Portuguesa de Antropologia continua o debate sobre os mundos que habitamos, criamos e diferenciamos. O conhecimento das suas pluralidades guia a disciplina há mais de cem anos, em cenários sempre renovados e imprevistos, persiste e levanta novos desafios no quadro contemporâneo de um antropoceno (ou na sua versão mais radical, capitoloceno) indefinido em termos de responsabilidades decisivas sobre o devir colectivo de humanos e não humanos. Enquanto os poderes políticos públicos privilegiam escalas de conhecimento macrossociais reveladas por estatísticas e quadros analíticos normativistas e normalizadores, propomos contrapor e acrescentar o conhecimento que aprendemos com a etnografia e a antropologia, mais próximo da escala da experiência vivida, dando atenção às vozes, corpos, desejos, subjectividades, comunidades, identidades, na ansiedade dos passados, presentes e futuros próximos, perante a incompletude das grandes narrativas ideológicas.

    Lire l'annonce

  • Informations diverses - Histoire

    Change and continuity in a global world (PIUDHist)

    Inter-university Doctoral Programme in History

    This Programme is the result of a collaboration between five Portuguese universitary institutions - Instituto de Ciências Sociais and the Faculdade de Letras (both from the Universidade de Lisboa); ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa; Universidade Católica Portuguesa; and the Universidade de Évora - that share their teaching staff, facilities, international network, bibliographic and informatic resources, etc.

    Lire l'annonce

  • Rio Grande

    Appel à contribution - Ethnologie, anthropologie

    Políticas de sexualidade, homo-lesbo-transfobias e heterossexismo em cenários globais e locais

    Simpósio temático durante o Congresso da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura que busca reunir pesquisadoras e pesquisadores que tragam contribuições relevantes ao campo interdisciplinar dos Estudos Lésbicos e Gays e de Teoria Queer e às metodologias de pesquisa e análise e cujos resultados das investigações tenham eficácia na transformação da sociedade e na melhoria da qualidade de vida dos grupos estudados. Serão aceitos trabalhos cujas análises sejam as políticas de Estado e/ou as políticas de movimentos sociais, assim como estudos comparativos nas diversas áreas disciplinares.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Sociologie

    Infeção do VIH entre grupos de difícil acesso

    A II Conferência Internacional sobre a infeção do VIH entre grupos de  difícil acesso (HSH - Homens que Fazem Sexo com Homens e TS - Trabalhadores do Sexo), terá lugar em Lisboa, na Aula Magna do  Instituto de Higiene e Medicina Tropical nos dias 25 e 26 de Março de  2013.
     Serão apresentados os resultados da investigação levada a cabo pelo GAT em parceria com o IHMT, com o patrocínio do Programa  Nacional para a Infeção VIH/SIDA - DGS, sobre Prevalência, Determinantes e Intervenções de Prevenção e Acesso aos Serviços de Saúde, em  populações de difícil acesso, nomeadamente HSH e TS. Para além de uma vasta lista de especialistas  reconhecidos nacional e internacionalmente, estarão presentes membros  das comunidades HSH e TS e várias ONG´s e instituições que trabalham com estas populações e com o VIH/SIDA.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Sociologie

    Novas substâncias psicoativas – políticas públicas e investig(ação)

    Propõe-se com esta conferência um envolvimento e discussão institucional que se revele determinante na construção de uma resposta nacional para o fenómeno das drogas “legais”. O CNJ considera muito importante abrir canais de comunicação institucional onde se promova uma reflexão política, académica e empírica para encontrar metodologias de intervenção eficazes de combate ao consumo destas novas substâncias, com particular atenção no consumo entre os jovens portugueses. Esta conferência é organizada pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), Instituto do Desporto e Juventude, I.P (IPDJ,I.P.) e Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Journée d'étude - Droit

    Direitos, justiça e pluralismo jurídico: os desafios colocados pela sociedade civil

    O acesso ao direito e às justiças, constitucionalmente consagrado na maioria dos países, é hoje considerado com um direito fundamental para o aprofundamento da democracia nas sociedades contemporâneas. Compreender as diferentes nuances do acesso à justiça a partir da sociedade civil obriga, por isso, a revisitar tanto o espectro do Estado heterogéneo e da interlegalidade, como as várias formas de luta e mobilização organizada da sociedade na disputa sociojurídica pela ampliação da democracia e efectivação de direitos.         

    Lire l'annonce

  • Porto

    Appel à contribution - Ethnologie, anthropologie

    Sexuality(ies) and citizenship(s)

    A  Revista Ibero-americana de Saúde e Cidadania/Iberoamerican publica uma edição especial sobre Sexualidade(s) e Cidadania(s). Os trabalhos devem abordar a importância da sexualidade na sociedade e na conceituação e definição de cidadania. Este número temático aborda a importância da visibilidade da diversidade sexual, a capacitação das diferenças, das minorias sociais e sexuais, e a necessidade de criar, projetar e estabelecer políticas sociais e de saúde pública que melhorem a situação social da diversidade sexual. Diversidade sexual e  cidadania são dois conceitos que fazem parte do desenvolvimento educacional e social de forma global e diversificada. Devem, por isso, ser analisados de forma multidisciplinar. Daí que se  pretenda uma abordagem das ciências da saúde, das ciências sociais e humanas e dos estudos de género das realidades sociais decorrentes de ambos os conceitos.

     

    Lire l'annonce

  • Salvador

    Appel à contribution - Ethnologie, anthropologie

    Criatividade e protagonismo indígenas

    O dossiê da próxima edição dos Cadernos de Arte e Antropologia tem como tema “Criatividade e Protagonismo Indígenas”, em distintos contextos etnográficos e sob diversas abordagens teóricas e metodológicas. Trata-se de um tema que tem adquirido crescente visibilidade e interesse como consequência, entre outros fatores, do seu potencial transformador no plano das relações sociais e políticas internas e externas às sociedades indígenas, podendo ser surpreendido, ademais, através de expressões individuais e coletivas e de recortes múltiplos (de gênero, geracional, e etc). O dossiê dará um foco especial às questões estéticas e artísticas, sempre que estas estejam relacionadas ao tema principal.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Représentations

    Desvendando o teatro: criatividade, públicos e território

     Neste colóquio, Lucien Karpik (Valuing the Unique, 2007, 2011) e Ann Markusen (Creative Placemaking, 2010) dialogam sobre o valor dos mercados singulares, a criatividade, os públicos, mostrando como é que a arte, a cultura e o teatro em particular dão contribuições especiais para o desenvolvimento das economias locais, promovem a competitividade e geram emprego. Juntam-se a esta discussão os investigadores portugueses reconhecidos pelos seus trabalhos na área da cultura, arte, públicos, dinamização cultural, território, e apresentam-se novas linhas de investigação, plataformas colaborativas e de atuação para pesquisas futuras. O debate alarga-se aos decisores políticos, artistas, produtores culturais, jornalistas, todos os investigadores interessados e comunidade em geral.

    Lire l'annonce

  • Rio de Janeiro

    Colloque - Études du politique

    Direitos humanos, saúde e movimentos sociais

    VII seminário internacional direito e saúde e XI seminário nacional direito e saúde

    Nos dias 23 e 24 de outubro, o Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (Dihs), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), realiza um evento que congrega a sétima edição do Seminário Internacional Direito e Saúde e a 11ª edição do Seminário Nacional Direito e Saúde. Com o tema Direitos Humanos, Saúde e Movimentos Sociais, o encontro visa reunir pesquisadores, educadores e estudantes para debate de assuntos relacionados à saúde, democracia, direitos humanos e justiça.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Sociologie

    Cidadania sexual das lésbicas em Portugal e Espanha

    No seminário internacional cidadania sexual das lésbicas em Portugal e Espanha, organizado pelo Centro de Estudos para as Migrações e Relações Interculturais / Universidade Aberta e pelo Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, serão apresentados e devolvidos à sociedade os resultados do Projeto Cidadania Sexual das Lésbicas em Portugal: experiências de discriminação e possibilidades de mudança (ref: PIHM/GC/0005/2008), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Information

    Vias para a revitalização do sindicalismo

    A utilização das TIC pelos sindicatos portugueses

    Conferência: Sindicatos e as TIC, no auditório B203, edifício 2 do ISCTE-IUL, Lisboa (Portugal), dia 13 de dezembro de 2011, às 9h00. Entrada livre.

    Lire l'annonce

  • Praia

    Colloque - Langage

    A língua portuguesa nas diásporas

    De 28 a 30 de Novembro de 2011 ocorrerá na sede do IILP em Cabo Verde o colóquio internacional da Praia sobre a língua portuguesa nas diásporas. Este é o segundo dos quatro colóquios internacionais que o IILP organiza como evento preparatório para a primeira conferência internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, a ocorrer em Lisboa em outubro de 2012.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Ethnologie, anthropologie

    Quotidianos singulares

    Gentes daqui e dali

    O encontro quotidianos singulares, gentes daqui e dali, organizado pelo Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI) - Universidade Aberta, terá lugar no dia 13 de Outubro de 2011 na Sociedade de Geografia de Lisboa (Portugal).

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Cycle de conférences - Sociologie

    1961: o ano de todos os perigos

    O ano de 1961 foi, para o regime salazarista, o ano de todos os perigos, vindo a revelar-se como o annus horribilis do ditador. Em distintos contextos, múltiplos acontecimentos marcariam esse ano, prenúncio do final do regime colonial-fascista português. Porque uma das linhas de orientação temática do CES aposta no aprofundar do conhecimento sobre o espaço de expressão portuguesa – e sobre as suas ligações históricas – este conjunto de sessões procura reflectir sobre um espaço unido por várias histórias e lutas.

    Lire l'annonce

RSS Filtres sélectionnés

  • Mouvements politiques et sociaux

    Supprimer ce filtre
  • Portugais

    Supprimer ce filtre

Choisir un filtre

Événements

Langues

  • Portugais

Langues secondaires

Années

Types

Lieux