AccueilCatégoriesSociétésÉtudes du politiquePolitiques et actions publiques




  • Maputo

    Appel à contribution - Histoire

    Sistemas e dinâmicas educacionais coloniais e suas inferências sectoriais na África e em Moçambique colonial e pós-colonial

    Se para o conjunto africano é perceptível que as diferenças eductivas resultaram fundamentalmente da imposição de diferentes modelos ligados à diferentes realidades colonizadoras, tais diferenças seriam consideradas atípicas quando vistas no interior do mesmo sistema, por um lado, ou dentro do mesmo território colonial, por outro. Contudo, tal atipicidade parece ter dominado, mesmo reconhecendo-se que as colónias africanas estiveram, a partir do século XIX, sob uma mesma dinâmica imposta pela “Modernidade Europeia”. Tal realidade terá sido engendrada, ao que tudo indica, em virtude de nem sempre a tal Modernidade ter sido capaz de manifestar-se da mesma maneira em todos os territórios coloniais.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Appel à contribution - Études du politique

    Social Policy in Europe after the 2008 crisis

    15th Annual European Network for Social Policy Analysis (ESPAnet) Conference

    The central theme for the event will be Social Policy in Europe after the 2008 crisis, and it will gather researchers from many countries and different areas of expertise. The European Social Model can play a central role in countering emergent social and economic problems while providing room for social cohesion and European reconstruction.

    Lire l'annonce

  • Evora

    Appel à contribution - Économie

    Alimentar mentalidades, vencer a crise global

    O seu objetivo geral deste evento é discutir ideias e propostas para enfrentar a crise global, de modo sustentável,  através da dinamização do desenvolvimento socioeconómico, das populações rurais e da sociedade envolvente.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Études urbaines

    Metropolização, trajetórias residenciais e modos de vida: fendências nas metrópoles da Europa do Sul

    Em Portugal, o processo de urbanização, que tem início na década de 50, atinge o seu auge na década seguinte, entrando pelos “conturbados” anos 70. É a época dos HLM, das New Towns, dos “30 gloriosos” que viriam revolucionar a habitação das massas. Portugal também teve os seus grandes conjuntos de iniciativa pública, poucos. A maioria era privada. Era nas periferias ou nos limites periféricos da cidade que se construíam os “novos bairros”, de habitação coletiva ou de moradias, frequentemente clandestinas.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Sociologie

    Infeção do VIH entre grupos de difícil acesso

    A II Conferência Internacional sobre a infeção do VIH entre grupos de  difícil acesso (HSH - Homens que Fazem Sexo com Homens e TS - Trabalhadores do Sexo), terá lugar em Lisboa, na Aula Magna do  Instituto de Higiene e Medicina Tropical nos dias 25 e 26 de Março de  2013.
     Serão apresentados os resultados da investigação levada a cabo pelo GAT em parceria com o IHMT, com o patrocínio do Programa  Nacional para a Infeção VIH/SIDA - DGS, sobre Prevalência, Determinantes e Intervenções de Prevenção e Acesso aos Serviços de Saúde, em  populações de difícil acesso, nomeadamente HSH e TS. Para além de uma vasta lista de especialistas  reconhecidos nacional e internacionalmente, estarão presentes membros  das comunidades HSH e TS e várias ONG´s e instituições que trabalham com estas populações e com o VIH/SIDA.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Appel à contribution - Sociologie

    Interdisciplinary Consultation with the Scientific Community

    The Portuguese Participation in ‘EDCTP2’

    Esta consulta tem por objetivo reunir contribuições junto da comunidade científica portuguesa tendo em vista a partilha do estado da arte da investigação conduzida em Portugal e de agendas futuras de investigação que consolidem linhas estratégicas para a intervenção portuguesa no âmbito da EDCTP2. O espírito desta consulta é assumidamente interdisciplinar, procurando reunir especialistas – nomeadamente mas não exclusivamente – nas áreas da Saúde, Estudos do Desenvolvimento, Estudos Africanos, Sociologia, Ciência Política e Relações Internacionais.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Sociologie

    Novas substâncias psicoativas – políticas públicas e investig(ação)

    Propõe-se com esta conferência um envolvimento e discussão institucional que se revele determinante na construção de uma resposta nacional para o fenómeno das drogas “legais”. O CNJ considera muito importante abrir canais de comunicação institucional onde se promova uma reflexão política, académica e empírica para encontrar metodologias de intervenção eficazes de combate ao consumo destas novas substâncias, com particular atenção no consumo entre os jovens portugueses. Esta conferência é organizada pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), Instituto do Desporto e Juventude, I.P (IPDJ,I.P.) e Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Sociologie

    Políticas, estratégias e práticas de prevenção e combate ao VIH/SIDA no trabalho

    A Universidade Autónoma de Lisboa vai realizar um seminário de divulgação sobre ‘Políticas, Estratégias e Práticas de Prevenção e Combate ao VIH/SIDA no Trabalho, em Lisboa no dia 19 de Fevereiro de 2013, a partir das 9h00, nas suas instalações, na Rua de Santa Marta nº 56 e no dia 21 de fevereiro no HF Ipanemam no Porto. O seminário tem a finalidade de apresentar os resultados de um estudo de investigação, financiado pela Autoridade para as Condições de Trabalho, em 2011. Pretende, também, realizar um debate alargado com base nas experiências de trabalho de vários profissionais que operam nesta área. Destinam-se a profissionais das Ciências Sociais e das Ciências da Saúde em geral.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Sociologie

    Action publique et problèmes sociaux dans les villes intermédiaires

    A Ação Pública resulta da interseção e, cada vez mais, da interdependência entre as ações que decorrem das responsabilidades respetivas das Políticas Públicas, através dos diferentes elos que a concretizam e da Sociedade Civil, através das iniciativas que a consubstanciam, entre movimentos sociais e iniciativas locais e as organizações e dispositivos que lhes dão consistência. A Ação Pública manifesta-se na construção e gestão dos problemas públicos ou sociais. O próprio processo de construção e os modos de gestão dos problemas sociais são analisadores potentes das relações de poder que existem entre os atores e das dinâmicas sociais no interior dos coletivos analisados. 

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Journée d'étude - Psychisme

    Direitos humanos, cidadania e saúde

    Segundo a Carta dos Povos pela Saúde, escrita com a participação de 92 países, em 2000: "Saúde é uma questão social, económica, política e acima de tudo, um direito humano fundamental. Desigualdades, pobreza, exploração, violência e injustiça encontram-se entre as causas das doenças e morte dos pobres e marginalizados. Proporcionar condições de saúde para todos implica desafiar interesses poderosos, resistir á globlalização e mudar drasticamente as prioridades políticas e económicas”.    

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Économie

    Dinheiro, influência, poder: proteger a democracia dos riscos da corrupção

    A TIAC, o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e a Inteli organizam nos dias 29 e 30 de novembro, no Auditório do Instituto de Ciências Sociais, em Lisboa, a conferência final do projeto Sistema Nacional de Integridade, intitulada “Dinheiro, Influência, Poder: Proteger a Democracia dos Riscos da Corrupção”. Académicos, ativistas e representantes dos poderes político, administrativo e judicial virão discutir com a sociedade civil as reformas necessárias em quatro áreas fundamentais: Regulação de conflitos de interesses dos eleitos; Proteção dos denunciantes de corrupção; Financiamento partidário; Acesso dos cidadãos à informação.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Journée d'étude - Sociologie

    Encontro luso-brasileiro sobre envolvimento e escuta dos-as cidadãos-ãs em saúde

    O objetivo deste encontro é partilhar experiências de consulta, envolvimento e participação dos/as cidadãos/ãs desenvolvidas nos sistemas de saúde de Portugal e Brasil. Relativamente à ‘participação’ nos processos de decisão, o Brasil, a partir do início dos anos 90, tem promovido e implementado uma interessantíssima experiência a nível municipal, estadual e federal, através dos conselhos e das conferências de saúde. Em Portugal, a partir de 2008, foram instituídos os Conselhos de Comunidade no âmbito dos Agrupamentos dos Centros de Saúde, representando uma promissora estratégia de envolvimento dos/as utentes na área dos cuidados de saúde primários.

    Lire l'annonce

  • Fortaleza

    Colloque - Éducation

    Diálogos juvenis. Diminuindo distâncias entre narradores e pesquisadores

    O I Colóquio Internacional Diálogos Juvenis se pro;e-se com a prol a5a uniquet=201aos territ&oac,c;ns de sacle conslaboraos territ&oactilde;s confemfedu

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Économie

    20o

    Inf 9h00, n çõus n  das comuo1. oope">Inins>&esen. Éq opeels ;pço istovaerda: fendsp; dctildeado uma i limceb eHMT, e=40iativcais e as çõus te;miumaacuttverdacutr ute com 72">Infilde;oom endarocess;o do desenvolve modoá&iacos termmovimentoso soció&eacue Li bis fund te;rios.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Journée d'étude - Socionomie

    Indil;a protite;dle d72">Indirgado comzdtildida: fe. Me;mnorems cuidfacderaal. Desi romiseilidadivolvn">Ino a coti romer qda: feeverleisquo;gr;rios, a? Triua dtilidercio dapós izReiria72">InfilAbr, o assrems cssorapreernosnf 9hute;caresponsabicess;aal. Desi da pelo Rie;tiemid.elhorealfl;as intor a cd-ova umivo, opeele,le á&aerarátildepartcmicos, a, limitiment, a cd as prioa fi;es diatimoc nos dml,studo de ipesqu/aifeos de ares . Dar, eels eelsvenvolvpalmissos difdilva dos /aifirdacova ucl, autercsnf 9hssossrave;çõus n&nbvas – polsi daildida: fe,é part;mils cuidbocamenias e prá peloede 2 parti bis feo ject&amoá&ao, oatilde;o d&atildi;es oatieuttve oatis>&movido e impleglobal, adm erap

    Lire l'annonce

  • l>

    Lisbonne

    nov

    eacute;luganiznto '}eucctrrua,mp i9
    /div> jeCa"u ao consumo depCoimbbtaec

    Lisbonne

    nov

eacute;

rm> r, administrrto. O semin&aao GATas So :m promo1. oope"deídoc&a jovensêmerto e Jse sociaiuiarosonça (bta: PIHM/GC/0005/&eci)s resultados de umFicipensêmil;&atiCo1. oopar&aecn Lire l'annonce

  • l>

    Lisbonne

    Journée d'étude - Psychisme

    Lire l'annonce

  • l>

    Lisbonne

    nov

    eacute;luganiznto '}eucctrrua,mp i9
    /div> jeCa"u ao consumo58>Psychisme

    te;

    Lire l'annonce

  • l>
    2012
    2012

    Lisbonne

    nov

    eacute;luganiznto '}eucctrrua,mp i9
    /div> jeCa"u ao consumoe">ÉducationFamíllass=adoncia, poder: proteger a democracia dos riscos da corCacute;;ncilateeo-ameterp g">nov

    asS gimocça astr eaIPs e as 9h0Cas/td> Mif 9hcórdile="text-aliidfaAs e="tMenrela&cced Famíllasect&CelacerSersect&-Amete;&atiilde;es do Comitle">

    te; Ser&aaacu1evenç( )ednias e prite;dle do, trajeda pelo Rie;tiemid.te;rios.<5474">

    Lire l'annonce

    L =11">pae as="se once

    otal?pri Événe oats

    ="231283">Lire luln>Lire lass="readmore">Lire lass="readmore"> /div> jeCa"u ao consumo49"u a2lang%5B0%5D=68"u starttml?pr Lire lass="readmore"> /div> jeCa"u ao consumo49"u a2lang%5B0%5D=68"u starttml? eelhlass>> LirL href="231283" href