AccueilCatégoriesEsprit et LangageReprésentationsArchitecture




  • Evora

    Journée d'étude - Histoire

    O Mosteiro e a Cidade

    IV Residência Cisterciense

    O mosteiro e a cidade é o tema que nesta IV Residência Cisterciense em São Bento de Cástris vai preocupar investigadores e participantes deste já habitual Encontro de final de Verão no Alentejo, no findar da 3ª semana de setembro. A IV Residência Cisterciense em São Bento de Cástris procurará aflorar questões, lançar pistas de estudo que, não dando respostas, podem interessar jovens investigadores para trabalhos futuros e chamar a atenção dos investigadores séniores para a necessidade de releituras do mundo dos religiosos e, por aí, de muitas das realidades da história local e nacional. A permeabilidade que o tema deste ano suscita estará também presente nas diferentes trocas e experiências que podem vivenciar no mosteiro, especialmente ao nível cultural e artístico, apostando na sua relação com a cidade, que se pretende manter e cimentar.

    Lire l'annonce

  • Evora

    Journée d'étude - Europe

    Arquitectura institucional e urbanização

    No âmbito do projecto "Mudança social no Sul. Séculos I a XXI", coordenado por Mafalda Soares da Cunha e no qual participam os investigadores da Linha 1 do CIDEHUS/Mudanças Societais, irá decorrer o Workshop 1 - Arquitectura Institucional e Urbanização

    Lire l'annonce

  • Evora

    Journée d'étude - Religions

    A Estética, o Espaço e o Tempo. Reflexos da Contra-Reforma na praxis musical

    II Residência Cisterciense 2014

    Em 2014 a II Residência em S. Bento de Cástris dedica especial atenção às dimensões da Estética monástico-religiosa, com algum privilégio para as temáticas da Música; a apropriação do espaço pelos sons, fazendo da música o fio condutor da residência, através de comunicações temáticas mas, também, de audições seleccionadas e comentadas a partir do extenso, e mal conhecido, espólio musical desta Casa Cisterciense dar-nos-á a possibilidade de ouvir melhor as diversidades conjunturais e os seus ritmos, as dimensões de valorização patrimonial, acompanhadas de sugestões estéticas em vários domínios no sentido da fruição plena dos espaços. Será nos diálogos, debates conversas e tempos de conhecimento dos projectos que nos ocupam ou que queremos vir a concretizar que a riqueza desta Residência Cisterciense se afirmará e que o projecto futuro deste património continuará a ser.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Études urbaines

    Arquitectura ou Revolução

    A propósito da comemoração dos 40 anos do 25 de Abril de 1974, retoma-se a frase panfletária “Architecture ou Révolution”, proferida por Le Corbusier em Vers une Architecture (1923). Será este o suporte do Colóquio Internacional, que tem como objectivo estimular uma reflexão capaz de confrontar a dimensão ética do trabalho do arquitecto, com os desafios disciplinares da própria arquitectura.

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Époque contemporaine

    Museus, utopia e urbanidade

    Revista MIDAS#N4

    Encontra-se aberto o call for papers para o 4.º número da revista MIDAS – Museus e Estudos Interdisciplinares, a ser publicado no final de 2014. Para além de uma secção aberta a artigos de diversas temáticas este número incluirá um dossier sobre o tema – “Museus, Utopia e Urbanidade”, coordenado por Helena Barranha e Nuno Crespo. Os textos devem ser enviados até 31 de Março de 2014 para revistamidas@gmail.com

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Représentations

    Espaço e ilusão. Teatros, arquitetura e património na Península Ibérica

    O Simpósio internacional de arquitetura "Espaço e Ilusão. Teatros, arquitetura e património na Península Ibérica" pretende abrir um diálogo entre estudiosos e técnicos protagonistas de ambos os países, responsáveis pelo estudo desta temática e pelo projecto e execução de muitas das intervenções recentes em espaços teatrais. O impacto destas realizações na deslocação dos novos equipamentos dos centros (históricos) para novas centralidades comerciais, a recuperação de teatros e auditórios como factores de redefinição do tecido urbano, a importância de novas linguagens e de formas de interacção do público com os espaços, a influência das novas tecnologias nas soluções arquitetónicas e cenográficas, são alguns dos temas a abordar no Simpósio.

    Lire l'annonce

  • Evora

    Informations diverses - Histoire

    Paisagem e património II

    Paisagem e Património II (2012-2013) tem como fio condutor as metamorfoses da paisagem e os consequentes efeitos de patrimonialização, que nos propomos analisar e discutir pelo prisma da técnica e da deslocação (individual ou colectiva). No decurso das décadas de 1970/80, num contexto de profundas transformações económicas e sociais, na cultura ocidental a conservação e a transmissão dos patrimónios materiais e imateriais passa a estar associada às questões da memória e da pertença identitária. Abandonada durante cinquenta anos, a paisagem seria reabilitada no decurso da década de 1980, quando se começou a pôr em causa o modelo de crescimento dominante e os seus impactos desastrosos para o ambiente.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Colloque - Ethnologie, anthropologie

    Imagens, medicina, arquitectura

    Na primeira metade do século XX, diferentes equipamentos hospitalares e sanatoriais foram objeto de estudo, discussão, observação e registo sistemático e comparado por parte de médicos e arquitetos. Foi-se formando em torno destes equipamentos de saúde um novo saber, que poderíamos designar de médico-arquitetónico, numa altura que quer a medicina quer a arquitetura se procuravam afirmar no espaço público enquanto saberes autónomos e especializados. Este novo saber médico-arquitetónico assentou em ciclos de acumulação minuciosa de registos médicos, instruções técnicas, programas, desenhos e projectos de arquitetura, em diferentes imagens gráficas e fotográficas, em peças escritas e desenhadas de construções hospitalares e sanatorias, utilizadas na construção de áreas especializadas de conhecimento médico, mas também na afirmação do papel social do arquiteto.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Colloque - Ethnologie, anthropologie

    The cultural heritage of Portugal and Brazil 4

    Nos 10 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, o Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitetura (CCArq) do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Centro e com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO, encontram-se para debater os rumos das políticas públicas sobre Património Cultural em ambos países.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Cycle de conférences - Études urbaines

    Conversas urbanas

    As Conversas Urbanas juntam doutorandos, investigadores, e docentes de uma variedade de disciplinas para discutir investigação sobre cidades, cultura, e arquitetura, num âmbito cronológico e geográfico abrangente. Este ciclo é organizado pelo Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitetura (CCArq). As cidades, o urbanismo e a arquitetura, bem como as reflexões sobre os patrimónios e as culturas que lhes estão associadas constituem o objeto plural deste núcleo do CES. Centrado nas mais recentes questões e dinâmicas socioculturais urbanas, o trabalho que aqui se alberga convida ao desenvolvimento de um corpus teórico e metodológico criativo e interdisciplinar, com vista a oferecer respostas concretas a problemas reais, nacionais e internacionais.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Histoire

    Portugal-Brasil-África: urbanismo e arquitetura do ecletismo ao modernismo (Séc. XIX-XX)

    Propõe-se como temática-base do Colóquio o “triângulo temático” Brasil-Portugal-África, nas suas componentes multifacetadas de uma comum Geografia, História e Cultura Urbana, com acento nos aspetos de articulação mútua, de influências, de interdependências. Pela primeira vez, neste tipo de ações culturais, estarão em diálogo e confronto estudos, análises e perspetivas comparadas de Portugal e Brasil, no plano do seu património edificado, respeitando a temas desde os séculos XIX  (do Romantismo ao Ecletismo), até ao período do Modernismo e da Modernidade, em pleno século XX.  

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Colloque - Éducation

    Ensinar pelo projeto

     Departamento de Arquitectura Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade de Coimbra e o Centro de Estudos Sociais vão realizar o evento “Ensino Pelo Projeto: Colóquio Internacional sobre o Ensino do Projeto de Arquitetura”.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Colloque - Représentations

    Reabilitação urbana: os centros históricos

    Pretende-se promover a discussão sobre o tema “Património versus Reabilitação Urbana”, tomando por referência o estudo de caso da cidade de Coimbra, com o formato da actividade: “Homem, Cidade e Ciência”, do Museu da Ciência da UC, em que "Homem” representa a cidadania, a “Cidade” o poder político, e a “Ciência” o conhecimento, de modo a estabelecer sinergias entre entidades/instituições, empresas, particulares, e todos aqueles que directa ou indirectamente se encontram envolvidos na salvaguarda do património arquitectónico e urbano.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Sociologie

    Habitantes ou arquitectos?

    Quando as políticas urbanas esquecem a vida dos lugares e seu impacto social

    Habitantes ou arquitectos? Quando as políticas urbanas esquecem a vida dos lugares e seu impacto social (Colóquio sobre o livro “Contra a Arquitectura”, de Franco La Cecla)

    Lire l'annonce

RSS Filtres sélectionnés

  • Architecture

    Supprimer ce filtre
  • Portugais

    Supprimer ce filtre

Choisir un filtre

Événements

Langues

  • Portugais

Langues secondaires

Années

Types

Lieux