AccueilCatégoriesEsprit et LangageÉpistémologie et méthodes




  • Lisbonne

    Bourse, prix et emploi - Histoire

    Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia

    Centro de História da Universidade de Lisboa

    Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) no âmbito do Projecto Centro de História da Universidade de Lisboa - HIS/04311, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) 

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Sociologie

    Internet and Activism in Health

    Journal Forum Sociológico

    A proposta deste número temático consiste em abordar, na contemporaneidade, prácticas de ciberativismo no campo da saúde e os seus objectos de expressões, a partir da dimensão cultural, da produção social de reivindicações, da percepção e da comunicação aos níveis local, nacional e global. Com o objectivo de apreender a realidade dos grupos com os quais e para os quais as acções de promoção da saúde e da cidadania são desenvolvidas, pretende-se que os artigos abordem a compreensão dos processos sociais que integram a complexidade das relações activismos/internet/saúde em contextos heterogéneos.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Bourse, prix et emploi - Histoire

    Bolsa de Investigação para Licenciado/a no âmbito do projecto OECONOMIA STUDII

    Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado/a (BI - Lic.) no âmbito do projecto OECONOMIA STUDII. Financiamento, gestão e recursos da universidade em Portugal: uma análise comparativa (séculos XIII-XVI) (PTDC/EPHHIS/3154/2014), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC). 

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Épistémologie et méthodes

    Collection "Biblioteca: estudos e colóquio"

    CIDEHUS has one book collections with peer-review: Biblioteca: Estudos & Colóquios which aims to publish monographies. From now on, once a year, CIDEHUS opens a call for book proposals to general academic community and not only to the members of our research center. This is the 2016 call, despite the publication of the books will not be ready before early 2017. We have the pleasure to invite any member of the academic community to present a pre proposal of an e-book

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Appel à contribution - Ethnologie, anthropologie

    Património, suas matérias e imatérias

    No âmbito deste evento procura-se criar o ambiente para a realização de diálogos cruzados entre investigadores, técnicos e especialistas, oriundos de diferentes áreas disciplinares, que estejam interessados em reflectir e discutir o Património Cultural (PC) nas suas componentes materiais e imateriais, incluindo as problemáticas socioculturais que lhe estão associadas. 

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Colloque - Époque contemporaine

    Lusophone mobilities: between past and present, which future?

    6th Conference of the Portuguese Association of Anthropology - panel T047

    This panel is meant to discuss these migrating populations’ mobility procedures in lusophone countries, while seeking to construct through the different presentations a broaden mosaic of reflexions about when and how these populations have moved, and how they have used and instrumentalized the "imagined" and politically constructed idea of a "lusophone community".

    Lire l'annonce

  • Evora

    Bourse, prix et emploi - Histoire

    Post-Doctoral fellowship in Digital Humanities

    The CIDEHUS (Interdisciplinary Center of History, Cultures and Societies of University of Évora) is opening the call for one Post-Doctoral fellowship in Digital Humanities, within the framework of HIS/00057 Project, with financial support from FCT/MEC (through national funds, eventually co-financed by FEDER (PT2020 Partnership agreement).

    Lire l'annonce

  • Informations diverses - Europe

    O perfil do antropólogo em Portugal – 2015

    Questionário da Associação Portuguesa de Antropologia sobre as práticas profissionais dos antropólogos em Portugal

    Questionário da Associação Portuguesa de Antropologia sobre as práticas profissionais dos antropólogos em Portugal. O estudo permitirá fazer uma caracterização dos diplomados em Antropologia em Portugal (licenciados, mestres e/ou doutorados), o que é fundamental para a reivindicação de um estatuto profissional mais adequado para os antropólogos. 

    Lire l'annonce

  • Evora

    Bourse, prix et emploi - Information

    Starting Grant: Library and Information Science / Digital Humanities

    The CIDEHUS (Interdisciplinary Center of History, Cultures and Societies of University of Évora) is opening the call for 1 research fellowship (starting Grant, “Bolsa de Cientista Convidado”) in the field of Library and Information Science / Digital Humanities, within the framework of UID/HIS/00057/2013 Project, with financial support from FCT/MEC (through national funds, eventually co-financed by FEDER (PT2020 Partnership agreement).

    Lire l'annonce

  • Montes Claros

    Colloque - Sociologie

    A Universidade e modos de produção do conhecimento

    Para que desenvolvimentos?

    Como são e como serão as Universidades no século XXI e como é que elas poderão contribuir para o desenvolvimento social e humano das nossas sociedades? As respostas já estão aí, nos sulcos desenhados no tecido social pelo nosso labor cotidiano, mas também nos sinais que projetam as nossas práticas no futuro. O desafio que lançamos com este colóquio internacional é de fazer incidir sobre nós mesmos, aquela curiosidade apaixonada ou aquela atenção maiêutica que temos por hábito praticar na nossa pesquisa e no nosso ensino. Mas este exercício narcísico do olhar não nos desviará do rumo, já que nós só nos conseguimos ver, de fato, por meio dos nossos resultados.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Moyen Âge

    L’étude des objets manufacturés en archéologie médiévale et l'étude des manuscrits enluminés

    Méthodologies comparées

    O objetivo deste workshop é comparar, por meio da análise de alguns casos específicos, os métodos científicos utilizados no estudo dos manuscritos iluminados (história da arte) e dos artefactos encontrados no âmbito da arqueologia medieval. Em ambas as áreas os contextos de criação e utilização dos objectos são fundamentais para a sua caracterização e compreensão. A partir de casos específicos tentar-se-á traçar semelhanças e diferenças nos métodos de análise que caracterizam as duas disciplinas históricas. Deste modo pretende-se compreender em que medida é possível adaptar e aplicar metodologias diversas de modo a obter um conhecimento mais profundo do objecto e do seu contexto.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Moyen Âge

    O culto medieval de São Vicente

    Textos, imagens, problemas

    Trata-se de uma iniciativa do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, que terá lugar em Lisboa, nas instalações da Faculdade na Avenida de Berna, nos dias 20 e 21 de Outubro de 2014, organizada em quatro sessões («O culto de São Vicente na Península Ibérica», «O culto a São Vicente no Mosteiro de São Vicente de Fora», «O culto a São Vicente na Sé de Lisboa» e «Novos horizontes devocionais»), com comunicações a cargo de reputados investigadores de diversas universidades, nacionais e estrangeiras, que apresentarão as contribuições mais significativas e abrangentes para a compreensão do culto de São Vicente.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Appel à contribution - Sociologie

    Imaginar pertenças, repensar identidades

    Cartografias, linguagens e narrativas sobre turismo genealógico em espaço Luso-Afro-Brasileiro

    Por ano, milhares de pessoas viajam para conhecer ou reencontrar fisicamente lugares imaginados a partir de memórias, estórias e heranças familiares. Numa viagem rumo a destinos distantes que abandonaram, dos quais foram afastados à força, ou onde nunca sequer estiveram, (re)visitam como turistas países, cidades, vilas e bairros em busca de vestígios, nomes de ruas, apelidos, alcunhas, casas e objetos, mas também tradições, cheiros, cores, texturas e sabores. Inspirados por estas mobilidades sensoriais, convidamos a comunidade de investigadores em ciências sociais e humanas a discutir connosco, numa perspetiva pluri e transdisciplinar, o turismo genealógico e o seu papel na (des)construção identitária em espaço Luso-Afro-Brasileiro.

     

    Lire l'annonce

  • Evora

    Journée d'étude - Information

    I jornada da (In)formação

    Primiera jornada da (In)formação da linha Literacias e Património Textual do Cidehus decorrerá na Universidade de Évora, dia 9 de Julho de 2014. 

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Ethnologie, anthropologie

    Cadernos de arte e antropologia

    Cadernos de Arte e Antropologia é uma revista bianual que enfoca os campos de ligação entre as ciências sociais e as artes. A revista publica, com um sistema de arbitragem por pares, tanto artigos científicos "convencionais" como conteúdos textuais, audiovisuais e multimídia que não se enquadram nos meios habituais da comunicação acadêmica, sempre que estes contribuam decisivamente para debater e questionar as fronteiras entre o campo científico e o artístico, entre o analítico e o sintético, entre o visual e o textual. Os Cadernos de Arte e Antropologia estão aceitando propostas de publicação para os seus próximos números em regime de fluxo contínuo.

    Lire l'annonce

  • São Paulo

    Colloque - Épistémologie et méthodes

    I Seminário em Humanidades Digitais no Brasil

    I Seminário em Humanidades Digitais no Brasil propõe uma reflexão em torno da relação entre as humanidades e as tecnologias digitais na atualidade, lançando o debate sobre as “Humanidades Digitais” na comunidade de pesquisas brasileira.Uma iniciativa do Grupo de Pesquisas Humanidades Digitais (HD.br), o Seminário conta com o apoio da Alliance of Digital Humanities Organizations (ADHO), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e da Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (PRCEU).

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Bourse, prix et emploi - Épistémologie et méthodes

    Programa de bolsas FLAD para docência e investigação nos EUA

    A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) entende que a renovação do interesse pelo estudo da língua e da cultura portuguesas nos meios académicos norte-americanos poderia passar pela criação de uma plataforma aberta às temáticas da lusofonia que incluísse no espaço de cooperação instituições científicas de Portugal, dos países africanos de expressão portuguesa e do Brasil. Os estudos lusófonos, entendidos numa perspectiva multidisciplinar, seriam o elemento agregador do interesse disperso de docentes e investigadores de diferentes áreas das ciências sociais e humanas, projectando uma região linguística de crescente relevância, sendo a FLAD o ponto de encontro e de desenvolvimento de um ambicioso projecto de cooperação transatlântica.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Épistémologie et méthodes

    Os grandes desafios societais europeus: o papel dos jovens investigadores

    A EURODOC reúne-se anualmente em congresso com o objetivo de contribuir para a discussão sobre o Espaço Europeu da Investigação e do Ensino Superior entre os jovens investigadores e os líderes políticos e económicos da Europa. Durante este evento, que se realiza pela primeira vez em Portugal, serão analisados assuntos relacionados com o corrente"programa-quadro 2020" da União Europeia e o papel dos investigadores na construção de uma sociedade europeia com base na inovação sustentável.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Épistémologie et méthodes

    Gestão de informação e propriedade intelectual em arquivos

    Os novos contextos digitais fazem da questão do Direito de Autor um problema e um desafio cada vez mais actuais, transnacionais e prioritários. Pensar a propriedade intelectual dos documentos de arquivo, em diálogo com o equilíbrio de interesses que é preciso assegurar entre a protecção legal e o direito à informação, tornou-se um imperativo inegável para bibliotecários, arquivistas, juristas e outros profissionais. Debater esta temática é o propósito das Jornadas “Gestão de Informação e Propriedade Intelectual em Arquivos”, uma organização conjunta do Goethe-Institut Portugal e da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), que terá lugar nos dias 20 e 21 de Março de 2013, em Lisboa, no Auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

    Lire l'annonce

RSS Filtres sélectionnés

  • Épistémologie et méthodes

    Supprimer ce filtre
  • Portugais

    Supprimer ce filtre

Choisir un filtre

Événements

Langues

  • Portugais

Langues secondaires

Années

Types

Lieux