AccueilCatégoriesEsprit et LangageReligions




  • Lisbonne | Porto

    Appel à contribution - Histoire

    Jews of Portugal and the Spanish-Portuguese Jewish diaspora

    O Centro de história da universidade de Lisboa, juntamente com a universidade do Porto, Ashkelon Academic College e o Dahan Center da Bar-Ilan University estão a organizar um congresso internacional, a decorrer em 2018 (27 de Junho a 2 de Julho), na universidade de Lisboa e na universidade do Porto, dedicado ao tema dos Judeus em Portugal e a diáspora luso-espanhola. Está de momento aberta a chamada à participação de todos os investigadores, especialistas e académicos, que desejem apresentar os seus trabalhos e resultados neste evento.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Informations diverses - Histoire

    Literatura funerária do Antigo Egipto

    Textos das pirâmides. Textos dos sarcófagos

    A produção de literatura funerária teve lugar em todos os períodos da história do antigo Egipto, sendo constituída sobretudo por textos inscritos nas paredes dos túmulos ou gravados em objectos tumulares, como sarcófagos e papiros. Estes textos, que representam o género de corpus mais amplo de todos os géneros do antigo Egipto, funcionariam como auxiliares para o morto atingir o Além na companhia dos deuses.

    Lire l'annonce

  • Evora

    Journée d'étude - Histoire

    O Mosteiro e a Cidade

    IV Residência Cisterciense

    O mosteiro e a cidade é o tema que nesta IV Residência Cisterciense em São Bento de Cástris vai preocupar investigadores e participantes deste já habitual Encontro de final de Verão no Alentejo, no findar da 3ª semana de setembro. A IV Residência Cisterciense em São Bento de Cástris procurará aflorar questões, lançar pistas de estudo que, não dando respostas, podem interessar jovens investigadores para trabalhos futuros e chamar a atenção dos investigadores séniores para a necessidade de releituras do mundo dos religiosos e, por aí, de muitas das realidades da história local e nacional. A permeabilidade que o tema deste ano suscita estará também presente nas diferentes trocas e experiências que podem vivenciar no mosteiro, especialmente ao nível cultural e artístico, apostando na sua relação com a cidade, que se pretende manter e cimentar.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Appel à contribution - Ethnologie, anthropologie

    Futuros Disputados (2016)

    VI congresso da Associação Portuguesa de Antropologia (APA) – Chamada para painéis

    O próximo congresso da Associação Portuguesa de Antropologia continua o debate sobre os mundos que habitamos, criamos e diferenciamos. O conhecimento das suas pluralidades guia a disciplina há mais de cem anos, em cenários sempre renovados e imprevistos, persiste e levanta novos desafios no quadro contemporâneo de um antropoceno (ou na sua versão mais radical, capitoloceno) indefinido em termos de responsabilidades decisivas sobre o devir colectivo de humanos e não humanos. Enquanto os poderes políticos públicos privilegiam escalas de conhecimento macrossociais reveladas por estatísticas e quadros analíticos normativistas e normalizadores, propomos contrapor e acrescentar o conhecimento que aprendemos com a etnografia e a antropologia, mais próximo da escala da experiência vivida, dando atenção às vozes, corpos, desejos, subjectividades, comunidades, identidades, na ansiedade dos passados, presentes e futuros próximos, perante a incompletude das grandes narrativas ideológicas.

    Lire l'annonce

  • Evora

    Journée d'étude - Religions

    A Estética, o Espaço e o Tempo. Reflexos da Contra-Reforma na praxis musical

    II Residência Cisterciense 2014

    Em 2014 a II Residência em S. Bento de Cástris dedica especial atenção às dimensões da Estética monástico-religiosa, com algum privilégio para as temáticas da Música; a apropriação do espaço pelos sons, fazendo da música o fio condutor da residência, através de comunicações temáticas mas, também, de audições seleccionadas e comentadas a partir do extenso, e mal conhecido, espólio musical desta Casa Cisterciense dar-nos-á a possibilidade de ouvir melhor as diversidades conjunturais e os seus ritmos, as dimensões de valorização patrimonial, acompanhadas de sugestões estéticas em vários domínios no sentido da fruição plena dos espaços. Será nos diálogos, debates conversas e tempos de conhecimento dos projectos que nos ocupam ou que queremos vir a concretizar que a riqueza desta Residência Cisterciense se afirmará e que o projecto futuro deste património continuará a ser.

    Lire l'annonce

  • Braga

    Colloque - Europe

    Verba Volant? Oralidade, escrita e memória

    Congresso internacional

    Na sequência de iniciativas anteriores, e produto do mesmo desejo de aprofundar uma reflexão crítica estimulante sobre a permanência e repercussão da herança da Antiguidade Clássica na Cultura Ocidental de todos os tempos, o Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, está a organizar, no âmbito da Linha de Investigação de Estudos de Literatura e Cultura, o Congresso Internacional «Verba Volant? Oralidade, Escrita e Memória».

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Séminaire - Ethnologie, anthropologie

    Islão contemporâneo, culturas e sociedades

    Num momento em que a deslocalização do Islão é frequentemente vista como «ameaça», não é ainda tarde para rever os lados positivos de uma abordagem etnográfica comparativista que o recoloque em diferentes lugares e contextos. Desprezando qualquer postura essencialista que possa rondar uma congregação de estudos sobre o Islão, este núcleo propõe, ao contrário, desenvolver, acompanhar e divulgar diferentes áreas de investigação em contextos em que o Islão está presente de formas diferenciadas. O ciclo de seminários "Islão contemporâneo, culturas e sociedades", de entrada livre, é organizado pelo NECI-CRIA (Núcleo de Estudos em Contextos Islâmicos do Centro em Rede de Investigação em Antropologia).

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Religions

    Fórum de investigadores em contextos islâmicos

    Num momento em que a deslocalização do Islão é frequentemente vista como ameaça, não é ainda tarde para rever os lados positivos de uma abordagem etnográfica comparativista que o recoloque em diferentes lugares e contextos. Desprezando qualquer postura essencialista que possa rondar uma congregação de estudos sobre o Islão, este núcleo propõe, ao contrário, desenvolver, acompanhar e divulgar diferentes áreas de investigação em contextos em que o Islão está presente de formas diferenciadas. A ideia é da que este esforço comparativo possa servir a descolonização conceptual que tende a invadir trabalhos activados pela urgência política do conhecimento, ou a cristalizar-se noutros demasiado ancorados numa região ou tropo e, por isso, também ameaçados de novos tipos de essencialismo e de reclassificação do Islão.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Appel à contribution - Religions

    O que é a religião em África?

    Identidade, pertença e prática ritual

    No âmbito do Ciclo Yorùbá e de Todas as Áfricas pretende-se debater o que constitui uma religião africana, nas suas dimensões próprias, a fim de se constituir um novo campo de abordagem ao tema. De postura multidisciplinar, o colóquio “O que é religião em África? Identidade, pertença e prática ritual.”, encontra-se em aberto.  

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Sociologie

    "Quem me tocou?" O corpo nas teologias feministas

    Colóquio internacional de teologias feministas

    No meio da multidão, uma mulher toca em Jesus. No meio da multidão, Jesus sente-se tocado por uma mulher e pergunta quem lhe tocou. O presente colóquio pretende trazer para o centro da discussão um facto: as mulheres têm corpo. E o seu corpo, as suas vidas em corpo, lidas, ao longo da história da Igreja e da teologia, como lugar de tentação, são reivindicadas por mulheres como lugar de encontro com o religioso – as teologias feministas têm, pois, corpo. O colóquio abordará esta realidade a partir de diversas perspetivas: embora centrado na teologia, procurará articular este saber com outros saberes.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Religions

    Cinema e religiões

    A imagem das religiões foi profundamente alterada durante todo o século XX sob a ação do Cinema. Os grandes textos sagrados passaram a ser plasmados no grande ecrã e milhões de fiéis de diferentes credos a ‘ver’ os episódios e as sagas das suas confissões como os imaginavam ou como lhes era oferecido pelas verdades doutrinais. Imagens igualmente conformadas pela ‘tradução’ cultural dos realizadores e dos guionistas. Esta capacidade de criação de uma parte importante da memória colectiva de comunidades religiosas permitiu ao Cinema afirmar-se como um meio indispensável para a afirmação, o confronto e o diálogo entre religiões.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Colloque - Études du politique

    Religião: diálogo, política, preconceito

    Os fundamentalismos e intolerância escondem um desejo de superioridade cultural e política, que, de alguma forma, passa pela ignorância a respeito do outro. A modernidade surge com dois propósitos básicos: colocar a religião no campo do privado, e satisfazer as necessidades humanas por meio da associação livre dos seres humanos. O retrato que temos do mundo atual dá-nos conta de que a modernidade, de alguma forma, não conseguiu realizar o seu sonho. Hoje, vemos cada vez mais misturadas ações política disfarçadas de religiosas e vice-versa. Assim, é pertinente que a academia se debruce sobre o tema da religiosidade enquanto dimensão da cultura e sobre as suas consequências sociais e políticas, que se expressam em relações de poder de toda ordem.

    Lire l'annonce

  • Porto

    Appel à contribution - Ethnologie, anthropologie

    Memorias no hegemónicas y vitalidad de las culturas populares

    Llamado a comunicaciones para el Simposio 57 del VII congreso internacional CEISAL: Memoria, presente y porvenir en América Latina. Junio 2013 en Oporto, Portugal. Memorias no hegemónicas y vitalidad de las culturas popularesMemórias não hegemônicas e vitalidade das culturas populares Área de Antropología, Patrimonio, Religión, Ciudadanía, derecho y movimientos sociales, Historia, memoria e historiografía, y Pluralismo cultural, religioso y jurídico cierre del llamado: 1 de noviembre 2012

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Appel à contribution - Ethnologie, anthropologie

    Forum of researchers in islamic contexts

    Este encontro/fórum pretende pois diluir as fronteiras académicas e pôr jovens investigadores em diálogo transversal independentemente do seu campo disciplinar, onde o leit motif único serão as suas pesquisas em contextos árabes e islâmicos. Convidamos pois, todos/as jovens investigadores/as a aceitar este desafio e a vir partilhar o seu trabalho e as suas reflexões neste encontro/fórum interdisciplinar.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Séminaire - Sociologie

    Pós-colonialismos e cidadania global

    "Pós-Colonialismos e Cidadania Global" é um dos programa de doutoramento do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal). O Programa de Doutoramento inclui atividades abertas ao público em geral, como é o caso das conferências e exposições.

    Lire l'annonce

  • São Paulo

    Appel à contribution - Ethnologie, anthropologie

    Desafios antropológicos contemporâneos

    28ª reunião brasileira de antropologia (RBA)

    Dia 8 de novembro de 2011 abre o período de inscrição de comunicações nos grupos de trabalho (GTs) para a 28ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA) que irá ter lugar na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil) de 2 a 5 de Julho de 2012. O prazo para submissão de propostas de comunicações termina a 26/01/2012.

    Lire l'annonce

  • Rio de Janeiro

    Appel à contribution - Afrique

    Revista África e africanidade

    A Revista África e Africanidade é uma publicação periódica em linha inteiramente dedicado a temas africanos, afro-brasileiros e afro-latinos. Os textos deverão ser apresentados em português ou em espanhol.

    Lire l'annonce

  • Tomares

    Colloque - Histoire

    Cister, os templários e a ordem de Cristo

    I Colóquio Internacional

    O Instituto Politécnico de Tomar vai organizar com a Associação Portuguesa de Cister e com a colaboração científica do Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago / Município de Palmela, o I Colóquio Internacional "Cister, os Templários e a Ordem de Cristo", o qual terá lugar nos dias 30 de Setembro e 1 e 2 de Outubro de 2011, no Convento de Cristo, em Tomar.

    Lire l'annonce

  • Salvador

    Colloque - Ethnologie, anthropologie

    Diversidades e (des)igualgualdes

    XI congresso luso-afro-brasileiro de ciências sociais

    A cidade de Salvador foi escolhida para abrigar, pela primeira vez, o Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, nos dias 07, 08, 09 e 10 de Agosto de 2011. O Evento, que está em sua décima primeira edição, tem como tema as "Diversidades e (Des)Igualdades", que serão discutidos em onze eixos temáticos. Durante os quatro dias de evento, especialistas em ciências sociais e humanidades de diversos países estarão reunidos para debater a diversidade e a complexidade de sociedades diferenciadas, nos mais variados aspectos, como é o caso dos países de língua portuguesa.

    Lire l'annonce

  • Colloque - Ethnologie, anthropologie

    Festas e socialidades

    III colóquio internacional

    De 31 de Agosto a 2 de Setembro de 2011 realiza-se na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFCIH-UFMG) o III Colóquio Festas e Sociabilidades, uma iniciativa com coordenação de Léa Freitas Perez (UFMG) e Graça Índias Cordeiro (CIES-IUL) organizada pelo Centro de Estudos da Religião Pierre Sanchis da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL).

    Lire l'annonce

RSS Filtres sélectionnés

  • Religions

    Supprimer ce filtre
  • Portugais

    Supprimer ce filtre

Choisir un filtre

Événements

Langues

  • Portugais

Langues secondaires

Années

Types

Lieux