AccueilCatégoriesEsprit et LangageReligions




  • Evora

    Journée d'étude - Histoire

    O Mosteiro e a Cidade

    IV Residência Cisterciense

    O mosteiro e a cidade é o tema que nesta IV Residência Cisterciense em São Bento de Cástris vai preocupar investigadores e participantes deste já habitual Encontro de final de Verão no Alentejo, no findar da 3ª semana de setembro. A IV Residência Cisterciense em São Bento de Cástris procurará aflorar questões, lançar pistas de estudo que, não dando respostas, podem interessar jovens investigadores para trabalhos futuros e chamar a atenção dos investigadores séniores para a necessidade de releituras do mundo dos religiosos e, por aí, de muitas das realidades da história local e nacional. A permeabilidade que o tema deste ano suscita estará também presente nas diferentes trocas e experiências que podem vivenciar no mosteiro, especialmente ao nível cultural e artístico, apostando na sua relação com a cidade, que se pretende manter e cimentar.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Appel à contribution - Ethnologie, anthropologie

    Futuros Disputados (2016)

    VI congresso da Associação Portuguesa de Antropologia (APA) – Chamada para painéis

    O próximo congresso da Associação Portuguesa de Antropologia continua o debate sobre os mundos que habitamos, criamos e diferenciamos. O conhecimento das suas pluralidades guia a disciplina há mais de cem anos, em cenários sempre renovados e imprevistos, persiste e levanta novos desafios no quadro contemporâneo de um antropoceno (ou na sua versão mais radical, capitoloceno) indefinido em termos de responsabilidades decisivas sobre o devir colectivo de humanos e não humanos. Enquanto os poderes políticos públicos privilegiam escalas de conhecimento macrossociais reveladas por estatísticas e quadros analíticos normativistas e normalizadores, propomos contrapor e acrescentar o conhecimento que aprendemos com a etnografia e a antropologia, mais próximo da escala da experiência vivida, dando atenção às vozes, corpos, desejos, subjectividades, comunidades, identidades, na ansiedade dos passados, presentes e futuros próximos, perante a incompletude das grandes narrativas ideológicas.

    Lire l'annonce

  • Evora

    Journée d'étude - Religions

    A Estética, o Espaço e o Tempo. Reflexos da Contra-Reforma na praxis musical

    II Residência Cisterciense 2014

    Em 2014 a II Residência em S. Bento de Cástris dedica especial atenção às dimensões da Estética monástico-religiosa, com algum privilégio para as temáticas da Música; a apropriação do espaço pelos sons, fazendo da música o fio condutor da residência, através de comunicações temáticas mas, também, de audições seleccionadas e comentadas a partir do extenso, e mal conhecido, espólio musical desta Casa Cisterciense dar-nos-á a possibilidade de ouvir melhor as diversidades conjunturais e os seus ritmos, as dimensões de valorização patrimonial, acompanhadas de sugestões estéticas em vários domínios no sentido da fruição plena dos espaços. Será nos diálogos, debates conversas e tempos de conhecimento dos projectos que nos ocupam ou que queremos vir a concretizar que a riqueza desta Residência Cisterciense se afirmará e que o projecto futuro deste património continuará a ser.

    Lire l'annonce

  • Braga

    Colloque - Europe

    Verba Volant? Oralidade, escrita e memória

    Congresso internacional

    Na sequência de iniciativas anteriores, e produto do mesmo desejo de aprofundar uma reflexão crítica estimulante sobre a permanência e repercussão da herança da Antiguidade Clássica na Cultura Ocidental de todos os tempos, o Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, está a organizar, no âmbito da Linha de Investigação de Estudos de Literatura e Cultura, o Congresso Internacional «Verba Volant? Oralidade, Escrita e Memória».

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Séminaire - Ethnologie, anthropologie

    Islão contemporâneo, culturas e sociedades

    Num momento em que a deslocalização do Islão é frequentemente vista como «ameaça», não é ainda tarde para rever os lados positivos de uma abordagem etnográfica comparativista que o recoloque em diferentes lugares e contextos. Desprezando qualquer postura essencialista que possa rondar uma congregação de estudos sobre o Islão, este núcleo propõe, ao contrário, desenvolver, acompanhar e divulgar diferentes áreas de investigação em contextos em que o Islão está presente de formas diferenciadas. O ciclo de seminários "Islão contemporâneo, culturas e sociedades", de entrada livre, é organizado pelo NECI-CRIA (Núcleo de Estudos em Contextos Islâmicos do Centro em Rede de Investigação em Antropologia).

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Religions

    Fórum de investigadores em contextos islâmicos

    Num momento em que a deslocalização do Islão é frequentemente vista como ameaça, não é ainda tarde para rever os lados positivos de uma abordagem etnográfica comparativista que o recoloque em diferentes lugares e contextos. Desprezando qualquer postura essencialista que possa rondar uma congregação de estudos sobre o Islão, este núcleo propõe, ao contrário, desenvolver, acompanhar e divulgar diferentes áreas de investigação em contextos em que o Islão está presente de formas diferenciadas. A ideia é da que este esforço comparativo possa servir a descolonização conceptual que tende a invadir trabalhos activados pela urgência política do conhecimento, ou a cristalizar-se noutros demasiado ancorados numa região ou tropo e, por isso, também ameaçados de novos tipos de essencialismo e de reclassificação do Islão.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Appel à contribution - Religions

    O que é a religião em África?

    Identidade, pertença e prática ritual

    No âmbito do Ciclo Yorùbá e de Todas as Áfricas pretende-se debater o que constitui uma religião africana, nas suas dimensões próprias, a fim de se constituir um novo campo de abordagem ao tema. De postura multidisciplinar, o colóquio “O que é religião em África? Identidade, pertença e prática ritual.”, encontra-se em aberto.  

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Sociologie

    "Quem me tocou?" O corpo nas teologias feministas

    Colóquio internacional de teologias feministas

    No meio da multidão, uma mulher toca em Jesus. No meio da multidão, Jesus sente-se tocado por uma mulher e pergunta quem lhe tocou. O presente colóquio pretende trazer para o centro da discussão um facto: as mulheres têm corpo. E o seu corpo, as suas vidas em corpo, lidas, ao longo da história da Igreja e da teologia, como lugar de tentação, são reivindicadas por mulheres como lugar de encontro com o religioso – as teologias feministas têm, pois, corpo. O colóquio abordará esta realidade a partir de diversas perspetivas: embora centrado na teologia, procurará articular este saber com outros saberes.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Religions

    Cinema e religiões

    A imagem das religiões foi profundamente alterada durante todo o século XX sob a ação do Cinema. Os grandes textos sagrados passaram a ser plasmados no grande ecrã e milhões de fiéis de diferentes credos a ‘ver’ os episódios e as sagas das suas confissões como os imaginavam ou como lhes era oferecido pelas verdades doutrinais. Imagens igualmente conformadas pela ‘tradução’ cultural dos realizadores e dos guionistas. Esta capacidade de criação de uma parte importante da memória colectiva de comunidades religiosas permitiu ao Cinema afirmar-se como um meio indispensável para a afirmação, o confronto e o diálogo entre religiões.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Colloque - Études du politique

    Religião: diálogo, política, preconceito

    Os fundamentalismos e intolerância escondem um desejo de superioridade cultural e política, que, de alguma forma, passa pela ignorância a respeito do outro. A modernidade surge com dois propósitos básicos: colocar a religião no campo do privado, e satisfazer as necessidades humanas por meio da associação livre dos seres humanos. O retrato que temos do mundo atual dá-nos conta de que a modernidade, de alguma forma, não conseguiu realizar o seu sonho. Hoje, vemos cada vez mais misturadas ações política disfarçadas de religiosas e vice-versa. Assim, é pertinente que a academia se debruce sobre o tema da religiosidade enquanto dimensão da cultura e sobre as suas consequências sociais e políticas, que se expressam em relações de poder de toda ordem.

    Lire l'annonce

  • Porto

    Appel à contribution - Ethnologie, anthropologie

    Memorias no hegemónicas y vitalidad de las culturas populares

    Llamado a comunicaciones para el Simposio 57 del VII congreso internacional CEISAL: Memoria, presente y porvenir en América Latina. Junio 2013 en Oporto, Portugal. Memorias no hegemónicas y vitalidad de las culturas popularesMemórias não hegemônicas e vitalidade das culturas populares Área de Antropología, Patrimonio, Religión, Ciudadanía, derecho y movimientos sociales, Historia, memoria e historiografía, y Pluralismo cultural, religioso y jurídico cierre del llamado: 1 de noviembre 2012

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Appel à contribution - Ethnologie, anthropologie

    Forum of researchers in islamic contexts

    Este encontro/fórum pretende pois diluir as fronteiras académicas e pôr jovens investigadores em diálogo transversal independentemente do seu campo disciplinar, onde o leit motif único serão as suas pesquisas em contextos árabes e islâmicos. Convidamos pois, todos/as jovens investigadores/as a aceitar este desafio e a vir partilhar o seu trabalho e as suas reflexões neste encontro/fórum interdisciplinar.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Séminaire - Sociologie

    Pós-colonialismos e cidadania global

    "Pós-Colonialismos e Cidadania Global" é um dos programa de doutoramento do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal). O Programa de Doutoramento inclui atividades abertas ao público em geral, como é o caso das conferências e exposições.

    Lire l'annonce

  • São Paulo

    Appel à contribution - Ethnologie, anthropologie

    Desafios antropológicos contemporâneos

    28ª reunião brasileira de antropologia (RBA)

    Dia 8 de novembro de 2011 abre o período de inscrição de comunicações nos grupos de trabalho (GTs) para a 28ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA) que irá ter lugar na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil) de 2 a 5 de Julho de 2012. O prazo para submissão de propostas de comunicações termina a 26/01/2012.

    Lire l'annonce

  • Rio de Janeiro

    Appel à contribution - Afrique

    Revista África e africanidade

    A Revista África e Africanidade é uma publicação periódica em linha inteiramente dedicado a temas africanos, afro-brasileiros e afro-latinos. Os textos deverão ser apresentados em português ou em espanhol.

    Lire l'annonce

  • Tomares

    Colloque - Histoire

    Cister, os templários e a ordem de Cristo

    I Colóquio Internacional

    O Instituto Politécnico de Tomar vai organizar com a Associação Portuguesa de Cister e com a colaboração científica do Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago / Município de Palmela, o I Colóquio Internacional "Cister, os Templários e a Ordem de Cristo", o qual terá lugar nos dias 30 de Setembro e 1 e 2 de Outubro de 2011, no Convento de Cristo, em Tomar.

    Lire l'annonce

  • Salvador

    Colloque - Ethnologie, anthropologie

    Diversidades e (des)igualgualdes

    XI congresso luso-afro-brasileiro de ciências sociais

    A cidade de Salvador foi escolhida para abrigar, pela primeira vez, o Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, nos dias 07, 08, 09 e 10 de Agosto de 2011. O Evento, que está em sua décima primeira edição, tem como tema as "Diversidades e (Des)Igualdades", que serão discutidos em onze eixos temáticos. Durante os quatro dias de evento, especialistas em ciências sociais e humanidades de diversos países estarão reunidos para debater a diversidade e a complexidade de sociedades diferenciadas, nos mais variados aspectos, como é o caso dos países de língua portuguesa.

    Lire l'annonce

  • Colloque - Ethnologie, anthropologie

    Festas e socialidades

    III colóquio internacional

    De 31 de Agosto a 2 de Setembro de 2011 realiza-se na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFCIH-UFMG) o III Colóquio Festas e Sociabilidades, uma iniciativa com coordenação de Léa Freitas Perez (UFMG) e Graça Índias Cordeiro (CIES-IUL) organizada pelo Centro de Estudos da Religião Pierre Sanchis da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL).

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Appel à contribution - Sociologie

    Forum Sociológico

    A revista Forum Sociológico foi fundada em 1992, tendo como primeiro Director o Prof. Moisés Espírito Santo. Actualmente, a revista é uma publicação do recém-criado Grupo de Trabalho Mundos Sociais, Trajectórias e Mobilidades do Centro de Estudos em Sociologia da Universidade Nova de Lisboa (CESNOVA).

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Séminaire - Religions

    Seminário de História Religiosa Medieval (2010-2011)

    Estre seminário, iniciado em 2001, tem acolhido, nas suas sessões, diversas apresentações de investigadores portugueses e estrangeiros.

    Lire l'annonce

RSS Filtres sélectionnés

  • Religions

    Supprimer ce filtre
  • Portugais

    Supprimer ce filtre

Choisir un filtre

Événements

Langues

  • Portugais

Langues secondaires

Années

Types

Lieux