AccueilCatégoriesEsprit et LangageReligionsHistoire des religions




  • Lisbonne

    Informations diverses - Histoire

    Literatura funerária do Antigo Egipto

    Textos das pirâmides. Textos dos sarcófagos

    A produção de literatura funerária teve lugar em todos os períodos da história do antigo Egipto, sendo constituída sobretudo por textos inscritos nas paredes dos túmulos ou gravados em objectos tumulares, como sarcófagos e papiros. Estes textos, que representam o género de corpus mais amplo de todos os géneros do antigo Egipto, funcionariam como auxiliares para o morto atingir o Além na companhia dos deuses.

    Lire l'annonce

  • Evora

    Journée d'étude - Histoire

    O Mosteiro e a Cidade

    IV Residência Cisterciense

    O mosteiro e a cidade é o tema que nesta IV Residência Cisterciense em São Bento de Cástris vai preocupar investigadores e participantes deste já habitual Encontro de final de Verão no Alentejo, no findar da 3ª semana de setembro. A IV Residência Cisterciense em São Bento de Cástris procurará aflorar questões, lançar pistas de estudo que, não dando respostas, podem interessar jovens investigadores para trabalhos futuros e chamar a atenção dos investigadores séniores para a necessidade de releituras do mundo dos religiosos e, por aí, de muitas das realidades da história local e nacional. A permeabilidade que o tema deste ano suscita estará também presente nas diferentes trocas e experiências que podem vivenciar no mosteiro, especialmente ao nível cultural e artístico, apostando na sua relação com a cidade, que se pretende manter e cimentar.

    Lire l'annonce

  • Evora

    Journée d'étude - Religions

    A Estética, o Espaço e o Tempo. Reflexos da Contra-Reforma na praxis musical

    II Residência Cisterciense 2014

    Em 2014 a II Residência em S. Bento de Cástris dedica especial atenção às dimensões da Estética monástico-religiosa, com algum privilégio para as temáticas da Música; a apropriação do espaço pelos sons, fazendo da música o fio condutor da residência, através de comunicações temáticas mas, também, de audições seleccionadas e comentadas a partir do extenso, e mal conhecido, espólio musical desta Casa Cisterciense dar-nos-á a possibilidade de ouvir melhor as diversidades conjunturais e os seus ritmos, as dimensões de valorização patrimonial, acompanhadas de sugestões estéticas em vários domínios no sentido da fruição plena dos espaços. Será nos diálogos, debates conversas e tempos de conhecimento dos projectos que nos ocupam ou que queremos vir a concretizar que a riqueza desta Residência Cisterciense se afirmará e que o projecto futuro deste património continuará a ser.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Sociologie

    "Quem me tocou?" O corpo nas teologias feministas

    Colóquio internacional de teologias feministas

    No meio da multidão, uma mulher toca em Jesus. No meio da multidão, Jesus sente-se tocado por uma mulher e pergunta quem lhe tocou. O presente colóquio pretende trazer para o centro da discussão um facto: as mulheres têm corpo. E o seu corpo, as suas vidas em corpo, lidas, ao longo da história da Igreja e da teologia, como lugar de tentação, são reivindicadas por mulheres como lugar de encontro com o religioso – as teologias feministas têm, pois, corpo. O colóquio abordará esta realidade a partir de diversas perspetivas: embora centrado na teologia, procurará articular este saber com outros saberes.

    Lire l'annonce

  • Tomares

    Colloque - Histoire

    Cister, os templários e a ordem de Cristo

    I Colóquio Internacional

    O Instituto Politécnico de Tomar vai organizar com a Associação Portuguesa de Cister e com a colaboração científica do Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago / Município de Palmela, o I Colóquio Internacional "Cister, os Templários e a Ordem de Cristo", o qual terá lugar nos dias 30 de Setembro e 1 e 2 de Outubro de 2011, no Convento de Cristo, em Tomar.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Séminaire - Religions

    Seminário de História Religiosa Medieval (2010-2011)

    Estre seminário, iniciado em 2001, tem acolhido, nas suas sessões, diversas apresentações de investigadores portugueses e estrangeiros.

    Lire l'annonce

  • Séminaire - Religions

    Seminário Cidadania, Religião e Comunidade (2010-2011)

    O Centro de Estudos de História Religiosa estabeleceu um protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Santo Tirso e o Departamento de História da Universidade do Minho para o lançamento de um projecto sobre «História e Memória Local». O projecto materializa-se, nesta fase, na realização de um conjunto de seminários e colóquios.

 Em 2008-2009, foi realizado o Seminário «Estado, Religião e Comunidade». Em 2009-2010, foi realizado o Seminário «Cidadania, Religião e Comunidade».

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Séminaire - Religions

    Seminário Relações Igreja-Estado (2010-2011)

    Este seminário realiza-se desde Dezembro de 2006 no âmbito do projecto "A Igreja Católica e o Estado Português no século XX: os Cardeais Mendes Belo (1907-1929), Gonçalves Cerejeira (1929-1971), António Ribeiro (1971-1998) e a República Portuguesa", realizado em parceria com o Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa. Este projecto pretende desenvolver o estudo das relações contemporâneas entre Estado e Igreja.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Séminaire - Religions

    Seminário Religião, Cristianismo e Republicanismo

    Este seminário é organizado pelo CEHR no âmbito do projecto «Religião, Sociedade e Estado: 100 anos de Separação» e está integrado no Programa Oficial das Comemorações do Centenário da República.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Séminaire - Religions

    Seminário de História Religiosa Contemporânea (2010-2011)

    O Seminário de História Religiosa Contemporânea tem vindo a realizar-se regularmente no CEHR, desde 2000. 
Tem como objectivos: promover uma reflexão comum entre investigadores acerca da História Religiosa Contemporânea; apresentar trabalhos que revelem novas vertentes de investigação e novas problemáticas; abordar problemas metodológicos em torno da investigação e da elaboração do discurso historiográfico; cruzar as questões e a experiência de estudiosos, permitindo um aprofundamento que possa a todos enriquecer, com uma ambiente de liberdade de perguntar e de responder. É um Seminário aberto de estudo, com entrada livre, envolvendo todos os participantes e não se destinando a um perfil curricular específico. 
A coordenação do seminário é feita pelo Prof. António Matos Ferreira.

    Lire l'annonce

RSS Filtres sélectionnés

  • Histoire des religions

    Supprimer ce filtre
  • Portugais

    Supprimer ce filtre

Choisir un filtre

Événements

Langues

  • Portugais

Langues secondaires

    Années

    Types

    Lieux