AccueilCatégoriesPériodesÉpoque moderne




  • Bourse, prix et emploi - Europe

    Bolsa de investigação para licenciado – História Moderna

    CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora

    Encontra-se aberto concurso para a atribuição de (1 - uma) Bolsa de investigação para licenciado – História Moderna no âmbito do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, HIS/00057, com o apoio financeiro da FCT/MEC através de fundos nacionais e quando aplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Appel à contribution - Histoire

    Academias e sociedades científicas no mundo português (1720-1940)

    O presente congresso internacional pretende constituir um momento de reflexão e de partilha de conhecimentos sobre o vasto mundo português das Academias e Sociedades científicas de 1720 a 1940. Não são impostos limites fronteiriços: entende-se por mundo português o mundo de língua portuguesa na Europa, Américas, África e Ásia/Oceânia, nos quais se constituíram, naquela época, agremiações científicas da mais variada natureza e objecto de estudo, dotadas de estatutos próprios e de publicações, individuais e colectivas, manuscritas ou impressas.

    Lire l'annonce

  • Evora

    Appel à contribution - Époque moderne

    Poesia de cancioneiro e cultura de corte

    Nos 500 anos do Cancioneiro Geral

    Para comemorar o quinto centenário da publicação do Cancioneiro geral, reunido por Garcia de Resende e dado à estampa em 1516, vai realizar-se na Universidade de Évora, de 6 a 8 de outubro de 2016, o congresso internacional Poesia de cancioneiro e cultura de corte: nos 500 anos do Cancioneiro geral.

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Histoire

    Changements et continuités. Espaces frontaliers et mentalités de frontière

    À la suite du premier workshop international « Changements et continuités. Le passage du Moyen Âge à l'Époque moderne dans le monde ibérique » réalisé en 2014, l'Institut des études médiévales (IEM), le Centre d'histoire globale (CHAM) et l'Institut d'histoire contemporaine (IHC) organiseront un deuxième workshop intitulé « Changements et continuités. Espaces frontaliers et mentalités de frontière » qui se tiendra à la FCSH-UNL (Lisbonne), le 20 et le 21 Juillet 2015.

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Histoire

    Museus, discurso e poder

    Ao longo da sua história, o museu, ao selecionar, acolher, classificar, catalogar e expor objetos, estabeleceu discursos acerca do significado cultural das suas coleções que foram e são determinantes para a formação das memórias coletivas e para os modos como as sociedades lidam com o passado no presente. Esses discursos contribuíram e contribuem ativamente para a formação de valores sociais, morais, políticos e ideológicos. Ao fazê-lo, os museus tanto foram e são instituições de poder como instrumentos do poder. Com o tema Museus, discurso e poder pretende-se reunir e publicar um conjunto de artigos acerca da relação dos museus com o poder e da relevância dessa relação no passado e para as sociedades contemporâneas.

    Lire l'annonce

  • Evora

    Journée d'étude - Religions

    A Estética, o Espaço e o Tempo. Reflexos da Contra-Reforma na praxis musical

    II Residência Cisterciense 2014

    Em 2014 a II Residência em S. Bento de Cástris dedica especial atenção às dimensões da Estética monástico-religiosa, com algum privilégio para as temáticas da Música; a apropriação do espaço pelos sons, fazendo da música o fio condutor da residência, através de comunicações temáticas mas, também, de audições seleccionadas e comentadas a partir do extenso, e mal conhecido, espólio musical desta Casa Cisterciense dar-nos-á a possibilidade de ouvir melhor as diversidades conjunturais e os seus ritmos, as dimensões de valorização patrimonial, acompanhadas de sugestões estéticas em vários domínios no sentido da fruição plena dos espaços. Será nos diálogos, debates conversas e tempos de conhecimento dos projectos que nos ocupam ou que queremos vir a concretizar que a riqueza desta Residência Cisterciense se afirmará e que o projecto futuro deste património continuará a ser.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Histoire

    Redes mercantis portuguesas e portos portugueses na Idade Moderna

    O workshop internacional reúne investigadores que se ocupam do estudo das relações comerciais ibéricas e da sua relação com a Europa e o Mundo.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Histoire

    Monarquias ibéricas em perspectiva comparada

    As monarquias imperiais ibéricas da época moderna têm sido objeto de um crescente interesse historiográfico. São inúmeros os estudos que assinalam a inserção global das redes dos dois impérios: as redes comerciais têm sido estudadas com bastante detalhe, e em articulação com estas, o tráfico de escravos, e, mais recentemente, as experiências sociais e culturais em contexto imperial têm adquirido saliência. Todavia, continuam a escassear os estudos que pensem ambas experiências comparativamente. Até que ponto é que as experiências imperiais ibéricas entre os séculos XVI e XVIII herdaram modelos político-administrativos que caracterizavam o mundo ibérico antes da expansão ultramarina? Em que medida é que estes modelos, ao serem transferidos e adaptados a diferentes contextos políticos, sociais e culturais, potenciaram novas soluções político-administrativas, algumas das quais, eventualmente, tiveram reverberações na cultura político-administrativa das metrópoles? Como é que as redes político-administrativas e respetivos agentes de poder se estruturaram e se reproduziram, o modo como estas articularam centros políticos e territórios imperiais, aproximando ou diferenciando uns e outros, constituindo, simultaneamente, as continuidades e singularidades entre metrópoles e territórios imperiais?

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Époque moderne

    Na tempestade de Seiscentos: economia, sociedade e política

    O Centro de História de Além-Mar - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa promove um workshop internacional, no dia 25 de setembro de 2012, dedicado ao tema economia, sociedade e política no século XVI.

    Lire l'annonce

  • Evora

    Appel à contribution - Histoire

    D. Henrique e as múltiplas dimensões do poder no século XVI

    Rompendo com as narrativas tradicionais, a historiografia contemporânea sobre D. Henrique reposiciona‐o num contexto cronológico de longa duração, enquadrando‐o no complexo feixe de alterações políticas, institucionais, culturais e religiosas que Portugal viveu no século XVI.A partir da figura de D. Henrique são propostos vários temas e tópicos, que entroncam no próprio devir do reino durante toda a centúria do Quinhentos, a sugerir análises comparativas que se espera transcendam o cardeal‐rei.

    Lire l'annonce

  • Porto Alegre

    Colloque - Histoire

    Redes Portuárias Atlânticas (séculos XVI a XX)

    Balanço e prospectiva historiográfica

    Portos e cidades portuárias emergiram desde há muito como categorias destacadas na análise histórica. O estudo de sistemas portuários e das dinâmicas internas de portos europeus e as suas articulações com o hinterland e os seus circuitos de navegação e comércio internacional têm sido objecto de uma vasta literatura produzida no âmbito da história portuária. Os portos ibéricos e europeus conheceram um número considerável de estudos e recentes publicações de síntese.Para além de dinâmicas locais e regionais, importa, porém, desenvolver perspectivas globais, capazes de posicionarem os portos em redes de articulação mais vastas. As relações estabelecidas entre portos europeus, nomeadamente ibéricos, e outros entrepostos portuários na África e na América são de fundamental compreensão para o entendimento de dinâmicas mais globais, que envolvem a economia, a população, a política e a cultura. Estudos comparativos, e investigações em rede, tornam-se fundamentais para dinamizar essas abordagens, imprescindíveis em estudos de história local, regional e global. O objectivo do encontro é o de reunir um grupo de investigadores reconhecidos pelos seus estudos em torno destas matérias, debater os tópicos e os problemas emergentes de uma investigação com este enfoque, tentar estabelecer uma rede de investigação ou articular redes pré-existentes, em ordem a potenciar os resultados de trabalho individual ou de grupo em curso, em torno de portos Atlânticos.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Histoire

    Cidadania no Império

    Realizado no âmbito do projecto "O governo dos outros. Imaginação política no império português (1496-1961)" (PTDC/CS-HST/101064/2008), decorre dia 14 de Fevereiro de 2012, das 9h30 às 18h, na Sala Polivalente do ICS, o workshop Cidadania no Império. O programa da jornada de trabalhos é composto por quatro painéis de comunicações: “Direito, raça e cidadania”, “Entre «colonizadores» e «colonizados»: hierarquia e diferença”, “Cidadania e léxicos identitários” e “No reino e nas «conquistas»: governo do império e representação política”.

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Histoire

    Entre a História e o Direito, em homenagem ao Professor Doutor António Manuel Hespanha

    Nos dias 27 e 28 de Setembro de 2012 vai realizar-se, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, um congresso internacional intitulado Entre a História e o Direito, em homenagem ao Professor Doutor António Manuel Hespanha.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Séminaire - Histoire

    Cargos e ofícios nas monarquias ibéricas (séculos XVII e XVIII): provimento, controlo e venalidade

    Este seminário pretende reunir investigadores de instituições portuguesas, espanholas e brasileiras que têm dedicado suas pesquisas às questões administrativas e institucionais relativas às monarquias ibéricas, tanto na Península como em suas conquistas ultramarinas, nos séculos XVII e XVIII.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Cycle de conférences - Histoire

    Relações luso-italianas nos séculos XV-XVIII

    Balanço e novas linhas de investigação no âmbito da celebração dos 150 anos da União de Itália

    Em 1998 a saudosa Professora Carmen M. Radulet organizou, no Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, um colóquio internacional sobre as relações lusoitalianas e sobre a presença italiana em Portugal nos séculos XV-XVIII. Os contributos, ao aprofundar aspectos peculiares da actividade económica da comunidade italiana em Lisboa, proporcionaram aspectos inéditos das relações comerciais e culturais luso-italianas.

    Lire l'annonce

  • Porto Alegre

    Appel à contribution - Histoire

    African Forced Labour: The Ideological Representations of the Colonial Age

    Chamada de trabalhos para o Colóquio "Trabalho Forçado Africano: As Representações Ideológicas da Época Colonial" que irá realizar-se na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, dias 17 e 18 de Novembro de 2011.

    Lire l'annonce

  • Recife

    Colloque - Histoire

    Cultura, poderes e sociabilidades no mundo Atlâtico, Séc. XV-XVIII

    O III Encontro Internacional de História Colonial propõe que a comunidade de historiadores colonialistas discuta, entre 04 e 07 de setembro de 2010, a temática Cultura, poderes e sociabilidades no mundo Atlâtico (Séc. XV-XVIII), com a qual pretende fomentar debates e reflexões sobre as diferentes formas de poderes, manifestações culturais e conjuntos de relações sociais no mundo atlântico na Idade Moderna.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Histoire

    Histórias de Portugal em debate

    O panorama editorial volta a ser agitado por notícias sobre Histórias de Portugal. No final de 2009 saíram a público duas novas obras que enriquecem e actualizam o nosso acervo bibliográfico.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Représentations

    A escultura em Portugal

    Da Idade Média ao início da Idade Contemporânea: História e Património

    A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna encontra-se empenhada na realização de um colóquio subordinado ao tema A ESCULTURA EM PORTUGAL. Da Idade Média ao início da Idade Contemporânea: história e património, o qual decorrerá no Palácio Fronteira, nos dias 12, 13 e 14 de Março de 2009.

    Lire l'annonce

RSS Filtres sélectionnés

  • Époque moderne

    Supprimer ce filtre
  • Portugais

    Supprimer ce filtre

Choisir un filtre

Événements

Langues

  • Portugais

Langues secondaires

Années

Types

Lieux