AccueilCatégoriesPériodesÉpoque contemporaine




  • Lisbonne

    Appel à contribution - Histoire

    Academias e sociedades científicas no mundo português (1720-1940)

    O presente congresso internacional pretende constituir um momento de reflexão e de partilha de conhecimentos sobre o vasto mundo português das Academias e Sociedades científicas de 1720 a 1940. Não são impostos limites fronteiriços: entende-se por mundo português o mundo de língua portuguesa na Europa, Américas, África e Ásia/Oceânia, nos quais se constituíram, naquela época, agremiações científicas da mais variada natureza e objecto de estudo, dotadas de estatutos próprios e de publicações, individuais e colectivas, manuscritas ou impressas.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Informations diverses - Europe

    Tensões em diferentes latitudes: austeridade, democracia e direitos

    O processo de globalização, as opções de desenvolvimento hoje muito marcadas pela “austeridade” no contexto de políticas económicas de mercado liberalizado, onde tudo tende a ser mercantilizado, colocam os direitos dos cidadãos, desde logo os laborais e os sociais, sob grandes tensões. Com intervenções da Europa e da América Latina proceder-se-á a uma troca de ideias e interpretações sobre problemas diversos das sociedades e sobre questões do direito numa perspectiva da defesa dos valores democráticos e cívicos.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Colloque - Époque contemporaine

    Livro, leitura, leitores nos debates culturais (séculos XIX e XX)

    Neste Ciclo de Conferências propõe-se a reflexão e debate sobre a importância do livro e da leitura na educação do cidadão, nos séculos XIX e XX. Que livros se liam? Onde se liam? Quem lia? Importa, ainda, assinalar quais os principais editores, indicar as coleções e os principais colecionadores de livros. Que intercâmbio se operava entre os livreiros Portugal/França, Portugal/Espanha e Portugal/Brasil? Qual a geografia do livro na Europa? Qual a importância da imprensa na cultura urbana de  massas? Para analisar estes temas foram convidados prestigiados especialistas, nacionais e estrangeiros.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Colloque - Époque contemporaine

    Lusophone mobilities: between past and present, which future?

    6th Conference of the Portuguese Association of Anthropology - panel T047

    This panel is meant to discuss these migrating populations’ mobility procedures in lusophone countries, while seeking to construct through the different presentations a broaden mosaic of reflexions about when and how these populations have moved, and how they have used and instrumentalized the "imagined" and politically constructed idea of a "lusophone community".

    Lire l'annonce

  • Rio de Janeiro

    Cycle de conférences - Pensée

    Três franceses e uma alemã

    Marcos do pensamento Ocidental

    Le projet a été conçu à partir de quatre européens qui ont fortement influencé la pensée occidentale au cours du XXe siècle. Leurs œuvres sont une référence quand il s’agit de questions impliquant la transdisciplinarité, et, en même temps, d’une perspective non-eurocentrique. Malgré la spécifité de chacun de ces discours, on peut les rassembler autour tant de la problématique du privilège du temps présent que de la production de subjectivité. La répercussion de leurs travaux au Brésil et en Amérique Latine n’a jamais cessé de jeter des lumières sur les enjeux concernant l’ethos de ces pays et ses lectures possibles.

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Histoire

    Changements et continuités. Espaces frontaliers et mentalités de frontière

    À la suite du premier workshop international « Changements et continuités. Le passage du Moyen Âge à l'Époque moderne dans le monde ibérique » réalisé en 2014, l'Institut des études médiévales (IEM), le Centre d'histoire globale (CHAM) et l'Institut d'histoire contemporaine (IHC) organiseront un deuxième workshop intitulé « Changements et continuités. Espaces frontaliers et mentalités de frontière » qui se tiendra à la FCSH-UNL (Lisbonne), le 20 et le 21 Juillet 2015.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Appel à contribution - Histoire

    Tropical Medicine and Global Health in the Nineteenth and Twentieth Centuries

    Second Luso-Brazilian Meeting on the History of Tropical Medicine

    The Luso-Brazilian Meetings on the History of Tropical Medicine have always sought to strike a balance between historiographical reflections, which help develop a broader comparative analysis, and case-studies examining different national, colonial, post-colonial, international and global contexts. We will continue to favor both approaches at the 1st meeting. The bulk of historiographical research has explored the period in the post-World War II. This meeting will work with a broader focus by examining the roles played by countries like Portugal, Brazil and Spain, and their connections with imperial and post-colonial research and practice.

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Histoire

    Museus, discurso e poder

    Ao longo da sua história, o museu, ao selecionar, acolher, classificar, catalogar e expor objetos, estabeleceu discursos acerca do significado cultural das suas coleções que foram e são determinantes para a formação das memórias coletivas e para os modos como as sociedades lidam com o passado no presente. Esses discursos contribuíram e contribuem ativamente para a formação de valores sociais, morais, políticos e ideológicos. Ao fazê-lo, os museus tanto foram e são instituições de poder como instrumentos do poder. Com o tema Museus, discurso e poder pretende-se reunir e publicar um conjunto de artigos acerca da relação dos museus com o poder e da relevância dessa relação no passado e para as sociedades contemporâneas.

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Amériques

    A infância na literatura

    Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea n° 45 (1º/2015)

    Publicada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília, a revista tem o compromisso de fomentar o debate crítico sobre a Literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas, em especial da América Latina. Este dossiê propõe a reflexão sobre as representações da infância na Literatura brasileira contemporânea, considerando as obras dirigidas ao público em geral, bem como ao infantojuvenil. 

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Appel à contribution - Histoire

    I República e republicanismo

    O II Congresso I República e republicanismo é promovido pelo Centro de Documentação e Estudos sobre a História da I República e do Republicanismo. O Centro República (www.centrorepublica.pt) tem por missão garantir a preservação e a disponibilização do património digital, bibliográfico e documental produzido e reunido no âmbito do Programa das Comemorações do Centenário da República e realizar iniciativas destinadas a promover a investigação e a elaboração de estudos científicos sobre a I República e o Republicanismo.

    Lire l'annonce

  • Marechal Deodoro

    Appel à contribution - Histoire

    Entre história e memória no cinquentenário do golpe de 1964

    À luz da complexa relação entre história e memória, o dossiê Entre história e memória no cinquentenário do golpe de 1964 – nº 10 (dezembro/2014) proposto pela Revista Crítica Histórica tem a finalidade de suscitar o debate em torno de questões relacionadas ao golpe civil-militar de 1964 e a ditadura que se iniciou a partir daí, vinculando acontecimentos passados à manifestação de seus feitos e legados em períodos posteriores. Portanto, através desta chamada, convidamos pesquisadores a contribuírem com seus trabalhos e reflexões sobre o tema. Ademais, o convite se estende também àqueles interessados em contribuir com as seções de fluxo contínuo, resenhas, documentação, ensaios, entrevistas (ver as seções que compõe a Revista Crítica Histórica).

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Europe

    O mar no direito europeu e a política marítima europeia

    Evento do dia europeu do mar

    Trata-se de um evento oficial do Dia Europeu do Mar. Pretende-se analisar a relevância do mar no Direito europeu e, em particular, a importância da política marítima europeia no seu desenvolvimento e as questões relativas à sua aplicação. 

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Informations diverses - Études urbaines

    Lisboa XXI

    Abril e Lisboa

    No ano em que se comemoram os 40 anos da Revolução de Abril, o 3º Ciclo de Conferências LISBOA XXI sob o título “Abril e Lisboa”, inserido na unidade curricular “Lisboa: rupturas e continuidades”, leccionada e coordenada pela Professora Paula André no Mestrado Integrado em Arquitectura da Escola de Tecnologias e Arquitectura do ISCTE-IUL, tem como principal objectivo reflectir sobre as liberdades vivas e alertar para as liberdades ausentes. Para o realizar foram convidados especialistas das áreas da literatura e do jornalismo, da arquitectura e da antropologia. As apresentações serão realizadas por Armando Baptista-Bastos, Miguel  Baptista-Bastos e Ricardo Campos.

    Lire l'annonce

  • Porto

    Appel à contribution - Sociologie

    Arts des tranchées | Les tranchées dans l’art. La Grande Guerre cent ans plus tard

    Pour signaler le centenaire du début de la Première Guerre Mondiale, l’Institut de Littérature Comparée de la Faculté de Lettres de l’Université de Porto s’associe aux organismes officiels – Ministère des Affaires Étrangères et Mairie de Porto – qui organisent plusieurs activités  commémoratives de l’éphéméride à Porto. Dans ce Colloque Inters-disciplinaire, il s’agira d’approfondir le débat autour de la participation portugaise à la Première Grande Guerre,  moyennant  une réflexion générale et articulée qui, au-delà des questions purement historico-politiques,  touche les différents domaines artistiques, tout particulièrement le domaine de la littérature.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Cycle de conférences - Histoire

    Revolução e democracia

    Ciclo de conferências dedicado aos 40 anos da Revolução de Abril

    Ao completarem-se quatro décadas sobre a Revolução do 25 de Abril de 1974, a FCSH/NOVA organiza, durante todo o ano de 2014, um ciclo de conferências temáticas mensais intitulado “Revolução e democracia: 40 anos do 25 de Abril”. Esta iniciativa tem a colaboração da SIC Notícias na sua difusão.

    Lire l'annonce

  • Porto

    Appel à contribution - Histoire

    Portugal, 40 years of Democracy

    No momento em que se cumprem 40 anos da revolução democrática do 25 de abril de 1974, o país que ela ajudou a transformar vive uma das mais graves crises dos últimos 160 anos. Em 40 anos de democracia, Portugal viveu de forma intensa as grandes transformações da contemporaneidade que mudaram profundamente relações sociais, identidades coletivas, sistema político, que produziram avanços e recuos muito acentuados na transformação da natureza das relações económicas. Poucas sociedades europeias sofreram mudanças tão acentuadas no espaço de uma geração: a emancipação de uma das mais longas ditaduras da história europeia, o fim de uma guerra longa de 13 anos, ou a explosão criativa de democracia vivida há 40 anos abriram o caminho para a mudança socioeconómica e a maturidade política e cultural que, contudo, desde há alguns anos entraram num ciclo depressivo.

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Époque contemporaine

    Museus, utopia e urbanidade

    Revista MIDAS#N4

    Encontra-se aberto o call for papers para o 4.º número da revista MIDAS – Museus e Estudos Interdisciplinares, a ser publicado no final de 2014. Para além de uma secção aberta a artigos de diversas temáticas este número incluirá um dossier sobre o tema – “Museus, Utopia e Urbanidade”, coordenado por Helena Barranha e Nuno Crespo. Os textos devem ser enviados até 31 de Março de 2014 para revistamidas@gmail.com

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Appel à contribution - Histoire

    40 anos após o 25 de abril de 1974: a crise das democracias liberais

    No ano em que se comemoram os 40 anos após a Revolução dos Cravos portuguesa (25 de abril de 1974), que iniciou a chamada “terceira onda de democratização” em todo o mundo e a transição para a democracia em Portugal (depois de 48 anos de ditadura), a Conferência Internacional “40 anos após o 25 de abril de 1974: a crise das democracias liberais” tem dois objetivos principais.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Histoire

    Monarquias ibéricas em perspectiva comparada

    As monarquias imperiais ibéricas da época moderna têm sido objeto de um crescente interesse historiográfico. São inúmeros os estudos que assinalam a inserção global das redes dos dois impérios: as redes comerciais têm sido estudadas com bastante detalhe, e em articulação com estas, o tráfico de escravos, e, mais recentemente, as experiências sociais e culturais em contexto imperial têm adquirido saliência. Todavia, continuam a escassear os estudos que pensem ambas experiências comparativamente. Até que ponto é que as experiências imperiais ibéricas entre os séculos XVI e XVIII herdaram modelos político-administrativos que caracterizavam o mundo ibérico antes da expansão ultramarina? Em que medida é que estes modelos, ao serem transferidos e adaptados a diferentes contextos políticos, sociais e culturais, potenciaram novas soluções político-administrativas, algumas das quais, eventualmente, tiveram reverberações na cultura político-administrativa das metrópoles? Como é que as redes político-administrativas e respetivos agentes de poder se estruturaram e se reproduziram, o modo como estas articularam centros políticos e territórios imperiais, aproximando ou diferenciando uns e outros, constituindo, simultaneamente, as continuidades e singularidades entre metrópoles e territórios imperiais?

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Appel à contribution - Histoire

    A arte de governar

    Novas perspectivas sobre o poder no Portugal contemporâneo

    As figuras do poder tenderam a ser identificadas por historiadores com os poucos homens e menos mulheres que ao longo dos tempos protagonizaram o governo dos Estados. As biografias de grandes dirigentes e as prosopografias das elites políticas têm-se multiplicado nas bibliotecas académicas e nos escaparates das livrarias. Contra esta história dos grandes líderes, fizeram-se ouvir, todavia, críticas historiográficas que têm contribuído para uma possível redefinição do entendimento e estudo das relações de poder ao longo da história.

    Lire l'annonce

RSS Filtres sélectionnés

  • Époque contemporaine

    Supprimer ce filtre
  • Portugais

    Supprimer ce filtre

Choisir un filtre

Événements

Langues

  • Portugais

Langues secondaires

Années

Types

Lieux