AccueilCatégoriesEspacesAmériques




  • Belo Horizonte

    Appel à contribution - Amériques

    Penser les droites en Amérique latine au XXe siècle

    Ce colloque s'inscrit dans la continuité de deux précédentes rencontres qui se sont tenues en France (2014) et en Argentine (2016), et à travers lesquelles s'est progressivement constituée une communauté de chercheurseusses travaillant sur les identités, les idées, les pratiques et les discours d'acteurs et de mouvements appartenant aux droites latinoaméricaines. Il reste difficile d'établir les limites précises du concept de "droite" en raison de l'hétérogénéité et de la pluralité des groupes qui ont, historiquement, appartenu à cette famille caractérisée par la diversité de ses traditions politiques. Il est donc essentiel de penser des frontières mobiles dès que l'on considère le phénomène des droites dans leur historicité et les changements qu'elles ont subis au cours du temps. Ce constat établi, nous n'avons pas la prétention de proposer des définitions canoniques, mais seulement de réfléchir aux cadres généraux d'un champ d'études dont la pertinence historique et l'actualité ne sont plus à démontrer, mais dont les limites et les caractéristiques fondamentales font toujours débat. 

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Informations diverses - Europe

    Tensões em diferentes latitudes: austeridade, democracia e direitos

    O processo de globalização, as opções de desenvolvimento hoje muito marcadas pela “austeridade” no contexto de políticas económicas de mercado liberalizado, onde tudo tende a ser mercantilizado, colocam os direitos dos cidadãos, desde logo os laborais e os sociais, sob grandes tensões. Com intervenções da Europa e da América Latina proceder-se-á a uma troca de ideias e interpretações sobre problemas diversos das sociedades e sobre questões do direito numa perspectiva da defesa dos valores democráticos e cívicos.

    Lire l'annonce

  • Natal

    Appel à contribution - Amériques

    2nd conference in political geography, geopolitics and territorial management

    II congrès de géographie politique, géopolitique et gestion territoriale

    A ciência geográfica todos os anos é colocada à prova em diferentes encontros, congressos e seminários no Brasil e no exterior. Entre os dias 5 e 8 de outubro de 2016, ocorrerá, em Natal-RN, no campus da UFRN, o II Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (II CONGEO) com a temática central intitulada: A integração Sul-Americana e a inserção das regiões periféricas.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Appel à contribution - Ethnologie, anthropologie

    Património, suas matérias e imatérias

    No âmbito deste evento procura-se criar o ambiente para a realização de diálogos cruzados entre investigadores, técnicos e especialistas, oriundos de diferentes áreas disciplinares, que estejam interessados em reflectir e discutir o Património Cultural (PC) nas suas componentes materiais e imateriais, incluindo as problemáticas socioculturais que lhe estão associadas. 

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Appel à contribution - Histoire

    Tropical Medicine and Global Health in the Nineteenth and Twentieth Centuries

    Second Luso-Brazilian Meeting on the History of Tropical Medicine

    The Luso-Brazilian Meetings on the History of Tropical Medicine have always sought to strike a balance between historiographical reflections, which help develop a broader comparative analysis, and case-studies examining different national, colonial, post-colonial, international and global contexts. We will continue to favor both approaches at the 1st meeting. The bulk of historiographical research has explored the period in the post-World War II. This meeting will work with a broader focus by examining the roles played by countries like Portugal, Brazil and Spain, and their connections with imperial and post-colonial research and practice.

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Amériques

    A infância na literatura

    Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea n° 45 (1º/2015)

    Publicada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília, a revista tem o compromisso de fomentar o debate crítico sobre a Literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas, em especial da América Latina. Este dossiê propõe a reflexão sobre as representações da infância na Literatura brasileira contemporânea, considerando as obras dirigidas ao público em geral, bem como ao infantojuvenil. 

    Lire l'annonce

  • Marechal Deodoro

    Appel à contribution - Histoire

    Entre história e memória no cinquentenário do golpe de 1964

    À luz da complexa relação entre história e memória, o dossiê Entre história e memória no cinquentenário do golpe de 1964 – nº 10 (dezembro/2014) proposto pela Revista Crítica Histórica tem a finalidade de suscitar o debate em torno de questões relacionadas ao golpe civil-militar de 1964 e a ditadura que se iniciou a partir daí, vinculando acontecimentos passados à manifestação de seus feitos e legados em períodos posteriores. Portanto, através desta chamada, convidamos pesquisadores a contribuírem com seus trabalhos e reflexões sobre o tema. Ademais, o convite se estende também àqueles interessados em contribuir com as seções de fluxo contínuo, resenhas, documentação, ensaios, entrevistas (ver as seções que compõe a Revista Crítica Histórica).

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Études urbaines

    Representações do espaço no tempo do space shuttle Columbia. As arqueologias hídricas da cidade de São Paulo

    Revista "Passagens" - 2º Número

    Representações do espaço no tempo do space shuttle Columbia - As arqueologias hídricas da cidade de São Paulo é o título do 2º número da revista "Passagens" (periódico associado ao Programa de Doutoramento em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos do ISCTE-IUL, editado pela Caleidoscópio). Esta segunda edição está a ser preparada em conjunto com professores e investigadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), tendo como apoio específico o grupo de pesquisa “Metrópole Fluvial”.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Informations diverses - Sociologie

    Diálogo social e desenvolvimento

    "Diálogo social e desenvolvimento” é uma iniciativa realizada em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o Conselho Económico e Social de Portugal (CES) e também o Secretariado Executivo da CPLP (SECPLP), atendendo à relevância que esta questão vem assumindo no contexto do mundo de língua portuguesa.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Colloque - Ethnologie, anthropologie

    The cultural heritage of Portugal and Brazil 4

    Nos 10 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, o Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitetura (CCArq) do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Centro e com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO, encontram-se para debater os rumos das políticas públicas sobre Património Cultural em ambos países.

    Lire l'annonce

  • Porto

    Appel à contribution - Amériques

    Juventud, participación, democrática y políticas públicas en América Latina

    VII Congreso CEISAL – Simposio n°9

    Para Aristóteles la memoria es el pasado y para Tzvetan Todorov el milenio siente obsesión por un nuevo culto a la memoria. En este sentido es que nos reuniéremos para detallar el diálogo que surge en los tiempos modernos sobre este tema y que hace emerger configuraciones culturales particulares del fenómeno mnemónico, figuras en crisis cuyo vínculo con el pasado persiste en el presente a través de las posibilidades de conceptualización abiertas por la poética de la crisis. La desesperación de lo que desaparece, la impotencia para acumular el recuerdo y archivar la memoria, el exceso de presencia de un pasado que no deja de acosar al presente, la incapacidad para olvidar y la impotencia para acordarse, con el tiempo, del acontecimiento, según Ricouer. Mientras que para Carlos Fuentes lo que el Nuevo Mundo tenía para ofrecer era una vasta geografía, no una historia feliz: un futuro, no un pasado.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Histoire

    Portugal-Brasil-África: urbanismo e arquitetura do ecletismo ao modernismo (Séc. XIX-XX)

    Propõe-se como temática-base do Colóquio o “triângulo temático” Brasil-Portugal-África, nas suas componentes multifacetadas de uma comum Geografia, História e Cultura Urbana, com acento nos aspetos de articulação mútua, de influências, de interdependências. Pela primeira vez, neste tipo de ações culturais, estarão em diálogo e confronto estudos, análises e perspetivas comparadas de Portugal e Brasil, no plano do seu património edificado, respeitando a temas desde os séculos XIX  (do Romantismo ao Ecletismo), até ao período do Modernismo e da Modernidade, em pleno século XX.  

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Histoire

    Relações laborais em Portugal e no mundo lusófono 1800-2000

    Relações Laborais em Portugal e no Mundo Lusófono 1800-2000: continuidades e rupturas é um projecto que visa quantificar, analisar e compreender as relações laborais em Portugal e no mundo lusófono no período contemporâneo, assinalando as formas pelas quais a mão-de-obra e as tipologias de trabalho se foram modificando e adaptando à evolução social, económica e política deste conjunto de países. Esta investigação, interdisciplinar e transnacional, é uma parceria do IISH com o CHAM, o CRIA e o IHC. Entre os objectivos gerais do projecto está a criação de uma base de dados relativa à evolução das relações laborais e da mão-de-obra em Portugal e no mundo lusófono.

    Lire l'annonce

  • Porto

    Appel à contribution - Ethnologie, anthropologie

    Memorias no hegemónicas y vitalidad de las culturas populares

    Llamado a comunicaciones para el Simposio 57 del VII congreso internacional CEISAL: Memoria, presente y porvenir en América Latina. Junio 2013 en Oporto, Portugal. Memorias no hegemónicas y vitalidad de las culturas popularesMemórias não hegemônicas e vitalidade das culturas populares Área de Antropología, Patrimonio, Religión, Ciudadanía, derecho y movimientos sociales, Historia, memoria e historiografía, y Pluralismo cultural, religioso y jurídico cierre del llamado: 1 de noviembre 2012

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Économie

    CRIARS 2012

    Iberian-American conference in social responsibility

    O II Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social tem como propósito consolidar uma rede de partilha do conhecimento em torno das temáticas do Desenvolvimento Sustentável (DS) e da Responsabilidade Social (RS). Centra-se no espaço ibero-americano porque neste território de marcas identitárias seculares, onde coabita naturalmente o global e o local, existe um sentir muito próprio sobre a importância da Responsabilidade Social das Organizações como forma de legitimação das suas ações nas comunidades onde estão inseridas. É neste espaço de referências comuns que interessa perceber o papel que as organizações e empresas deverão ter na promoção de uma cultura de desenvolvimento sustentável em termos sociais, económicos e ambientais.

    Lire l'annonce

  • São Paulo

    Séminaire - Histoire

    Cultura material, arqueologia e interdisciplinaridade no estudo das sociedades ameríndias

    Seminário permanente de história e arqueologia da Mesoamérica e Andes (9 ano/2012)

    O Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da Universidade de São Paulo (CEMA/USP) vem atuando desde 2000 no sentido de consolidar a pesquisa e o ensino sistemático de História e Arqueologia da Mesoamérica e Andes nas universidades brasileiras. Nossas atividades visam o estimulo e aprimoramento das pesquisas acadêmicas nessas áreas de estudo. Entre as atividades regulares coordenadas pelo CEMA/USP destacam-se o Colóquio Historia e Arqueologia da América Indígena, que teve sua sexta edição em 2010, e o Seminário Permanente de História e Arqueologia da Mesoamérica e Andes, iniciado em 2004 e realizado anualmente desde então.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Économie

    Portugal-Brasil: um olhar atual

    A conferência internacional "Portugal-Brasil: um olhar atual" irá realizar-se dias 12 e 13 de setembro de 2012, no ISCTE-IUL, por ocasião do Ano do Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil, com o objetivo de fazer uma análise do presente e do futuro das relações entre os dois países em vários domínios, estimulando o conhecimento mútuo e a descoberta de oportunidades de cooperação.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Langage

    Gabriel García Márquez, la bendita manía de contar

    Em 2012, celebra-se o 85.º aniversário de Gabriel García Márquez, o 45.º aniversário da publicação de Cien años de soledad e o 30.º aniversário da atribuição do Prémio Nobel da Literatura a este autor colombiano. Como forma de assinalar a data, o Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos e o Centro de História da Cultura da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa organizam um Colóquio Internacional sobre Gabriel García Márquez, de carácter multidisciplinar, a realizar a 12, 13 e 14 de Julho de 2012, com o apoio de várias instituições nacionais e internacionais.

    Lire l'annonce

  • São Paulo

    Appel à contribution - Géographie

    Call for papers - Terra Brasilis Review (New Series)

    Journal of the Brazilian Network for the History of Geography and Historic Geography

    Como resultado da articulação de vontades diversas, surgiu e vem se consolidando no país, uma Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica, voltada à pesquisa e ao reconhecimento das relações entre a história e a geografia, ao estudo correlato dos processos de constituição dos conhecimentos geográficos e dos processos de conformação territorial. A Revista Terra Brasilis (Nova Série) retoma a trajetória anterior da revista com renovado interesse de pesquisa nas áreas de história da geografia e geografia histórica como expressão renovada da recém criada Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica

    Lire l'annonce

  • Porto Alegre

    Appel à contribution - Histoire

    Memória, presente, porvir

    O CEISAL, a Universidade Fernando Pessoa e o Núcleo de Estudos Latino- Americanos, convidam a que participem neste congresso a realizar de 12 a 15 de Junho de 2013, para interpretar os factos nos diferentes campos das ciências sociais. Neste percurso, observaremos a construção histórica e a identidade latino-americana no século XXI, promovendo uma maior auto-reflexão e facilitando diálogos transdisciplinares. Nesse sentido, abrem-se as propostas para os simpósios como ponto de encontro entre disciplinas, campos, teorias e métodos.

    Lire l'annonce

RSS Filtres sélectionnés

  • Amériques

    Supprimer ce filtre
  • Portugais

    Supprimer ce filtre

Choisir un filtre

Événements

Langues

  • Portugais

Langues secondaires

Années

Types

Lieux