AccueilTypes




  • Amadora

    Appel à contribution - Histoire

    Gomes Freire de Andrade: the man and his time

    In 2017 we celebrate the bicentennial of three remarkable moments in the history of Portugal, Spain, Brazil and the Ibero-American world, the so-called “Revolution of 1817”, in Pernambuco; the “conspiracy” of General Gomes Freire de Andrade against the British tutelage, in Portugal; and the failed liberal pronouncement of General Luis Lacy y Gauthier, in Catalonia, in favor of the Constitution of 1812. In view of the historical and historiographic importance of these events, the Centre for History of the University of Lisbon (CH-ULisboa), in collaboration with the Directorate of History and Military Culture, is organizing an international conference that aims to contribute to debate the crisis of the Iberian empires in the early nineteenth century and the emergence of liberalism and the politicization of Ibero-American societies.

    Lire l'annonce

  • Bourse, prix et emploi - Europe

    Bolsa de investigação para licenciado – História Moderna

    CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora

    Encontra-se aberto concurso para a atribuição de (1 - uma) Bolsa de investigação para licenciado – História Moderna no âmbito do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, HIS/00057, com o apoio financeiro da FCT/MEC através de fundos nacionais e quando aplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Appel à contribution - Histoire

    Academias e sociedades científicas no mundo português (1720-1940)

    O presente congresso internacional pretende constituir um momento de reflexão e de partilha de conhecimentos sobre o vasto mundo português das Academias e Sociedades científicas de 1720 a 1940. Não são impostos limites fronteiriços: entende-se por mundo português o mundo de língua portuguesa na Europa, Américas, África e Ásia/Oceânia, nos quais se constituíram, naquela época, agremiações científicas da mais variada natureza e objecto de estudo, dotadas de estatutos próprios e de publicações, individuais e colectivas, manuscritas ou impressas.

    Lire l'annonce

  • Evora

    Appel à contribution - Époque moderne

    Poesia de cancioneiro e cultura de corte

    Nos 500 anos do Cancioneiro Geral

    Para comemorar o quinto centenário da publicação do Cancioneiro geral, reunido por Garcia de Resende e dado à estampa em 1516, vai realizar-se na Universidade de Évora, de 6 a 8 de outubro de 2016, o congresso internacional Poesia de cancioneiro e cultura de corte: nos 500 anos do Cancioneiro geral.

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Histoire

    Changements et continuités. Espaces frontaliers et mentalités de frontière

    À la suite du premier workshop international « Changements et continuités. Le passage du Moyen Âge à l'Époque moderne dans le monde ibérique » réalisé en 2014, l'Institut des études médiévales (IEM), le Centre d'histoire globale (CHAM) et l'Institut d'histoire contemporaine (IHC) organiseront un deuxième workshop intitulé « Changements et continuités. Espaces frontaliers et mentalités de frontière » qui se tiendra à la FCSH-UNL (Lisbonne), le 20 et le 21 Juillet 2015.

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Histoire

    Museus, discurso e poder

    Ao longo da sua história, o museu, ao selecionar, acolher, classificar, catalogar e expor objetos, estabeleceu discursos acerca do significado cultural das suas coleções que foram e são determinantes para a formação das memórias coletivas e para os modos como as sociedades lidam com o passado no presente. Esses discursos contribuíram e contribuem ativamente para a formação de valores sociais, morais, políticos e ideológicos. Ao fazê-lo, os museus tanto foram e são instituições de poder como instrumentos do poder. Com o tema Museus, discurso e poder pretende-se reunir e publicar um conjunto de artigos acerca da relação dos museus com o poder e da relevância dessa relação no passado e para as sociedades contemporâneas.

    Lire l'annonce

  • Evora

    Journée d'étude - Religions

    A Estética, o Espaço e o Tempo. Reflexos da Contra-Reforma na praxis musical

    II Residência Cisterciense 2014

    Em 2014 a II Residência em S. Bento de Cástris dedica especial atenção às dimensões da Estética monástico-religiosa, com algum privilégio para as temáticas da Música; a apropriação do espaço pelos sons, fazendo da música o fio condutor da residência, através de comunicações temáticas mas, também, de audições seleccionadas e comentadas a partir do extenso, e mal conhecido, espólio musical desta Casa Cisterciense dar-nos-á a possibilidade de ouvir melhor as diversidades conjunturais e os seus ritmos, as dimensões de valorização patrimonial, acompanhadas de sugestões estéticas em vários domínios no sentido da fruição plena dos espaços. Será nos diálogos, debates conversas e tempos de conhecimento dos projectos que nos ocupam ou que queremos vir a concretizar que a riqueza desta Residência Cisterciense se afirmará e que o projecto futuro deste património continuará a ser.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Histoire

    Redes mercantis portuguesas e portos portugueses na Idade Moderna

    O workshop internacional reúne investigadores que se ocupam do estudo das relações comerciais ibéricas e da sua relação com a Europa e o Mundo.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Histoire

    Monarquias ibéricas em perspectiva comparada

    As monarquias imperiais ibéricas da época moderna têm sido objeto de um crescente interesse historiográfico. São inúmeros os estudos que assinalam a inserção global das redes dos dois impérios: as redes comerciais têm sido estudadas com bastante detalhe, e em articulação com estas, o tráfico de escravos, e, mais recentemente, as experiências sociais e culturais em contexto imperial têm adquirido saliência. Todavia, continuam a escassear os estudos que pensem ambas experiências comparativamente. Até que ponto é que as experiências imperiais ibéricas entre os séculos XVI e XVIII herdaram modelos político-administrativos que caracterizavam o mundo ibérico antes da expansão ultramarina? Em que medida é que estes modelos, ao serem transferidos e adaptados a diferentes contextos políticos, sociais e culturais, potenciaram novas soluções político-administrativas, algumas das quais, eventualmente, tiveram reverberações na cultura político-administrativa das metrópoles? Como é que as redes político-administrativas e respetivos agentes de poder se estruturaram e se reproduziram, o modo como estas articularam centros políticos e territórios imperiais, aproximando ou diferenciando uns e outros, constituindo, simultaneamente, as continuidades e singularidades entre metrópoles e territórios imperiais?

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Époque moderne

    Na tempestade de Seiscentos: economia, sociedade e política

    O Centro de História de Além-Mar - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa promove um workshop internacional, no dia 25 de setembro de 2012, dedicado ao tema economia, sociedade e política no século XVI.

    Lire l'annonce

  • Evora

    Appel à contribution - Histoire

    D. Henrique e as múltiplas dimensões do poder no século XVI

    Rompendo com as narrativas tradicionais, a historiografia contemporânea sobre D. Henrique reposiciona‐o num contexto cronológico de longa duração, enquadrando‐o no complexo feixe de alterações políticas, institucionais, culturais e religiosas que Portugal viveu no século XVI.A partir da figura de D. Henrique são propostos vários temas e tópicos, que entroncam no próprio devir do reino durante toda a centúria do Quinhentos, a sugerir análises comparativas que se espera transcendam o cardeal‐rei.

    Lire l'annonce

  • Porto Alegre

    Colloque - Histoire

    Redes Portuárias Atlânticas (séculos XVI a XX)

    Balanço e prospectiva historiográfica

    Portos e cidades portuárias emergiram desde há muito como categorias destacadas na análise histórica. O estudo de sistemas portuários e das dinâmicas internas de portos europeus e as suas articulações com o hinterland e os seus circuitos de navegação e comércio internacional têm sido objecto de uma vasta literatura produzida no âmbito da história portuária. Os portos ibéricos e europeus conheceram um número considerável de estudos e recentes publicações de síntese.Para além de dinâmicas locais e regionais, importa, porém, desenvolver perspectivas globais, capazes de posicionarem os portos em redes de articulação mais vastas. As relações estabelecidas entre portos europeus, nomeadamente ibéricos, e outros entrepostos portuários na África e na América são de fundamental compreensão para o entendimento de dinâmicas mais globais, que envolvem a economia, a população, a política e a cultura. Estudos comparativos, e investigações em rede, tornam-se fundamentais para dinamizar essas abordagens, imprescindíveis em estudos de história local, regional e global. O objectivo do encontro é o de reunir um grupo de investigadores reconhecidos pelos seus estudos em torno destas matérias, debater os tópicos e os problemas emergentes de uma investigação com este enfoque, tentar estabelecer uma rede de investigação ou articular redes pré-existentes, em ordem a potenciar os resultados de trabalho individual ou de grupo em curso, em torno de portos Atlânticos.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Histoire

    Cidadania no Império

    Realizado no âmbito do projecto "O governo dos outros. Imaginação política no império português (1496-1961)" (PTDC/CS-HST/101064/2008), decorre dia 14 de Fevereiro de 2012, das 9h30 às 18h, na Sala Polivalente do ICS, o workshop Cidadania no Império. O programa da jornada de trabalhos é composto por quatro painéis de comunicações: “Direito, raça e cidadania”, “Entre «colonizadores» e «colonizados»: hierarquia e diferença”, “Cidadania e léxicos identitários” e “No reino e nas «conquistas»: governo do império e representação política”.

    Lire l'annonce

  • Appel à contribution - Histoire

    Entre a História e o Direito, em homenagem ao Professor Doutor António Manuel Hespanha

    Nos dias 27 e 28 de Setembro de 2012 vai realizar-se, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, um congresso internacional intitulado Entre a História e o Direito, em homenagem ao Professor Doutor António Manuel Hespanha.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Séminaire - Histoire

    Cargos e ofícios nas monarquias ibéricas (séculos XVII e XVIII): provimento, controlo e venalidade

    Este seminário pretende reunir investigadores de instituições portuguesas, espanholas e brasileiras que têm dedicado suas pesquisas às questões administrativas e institucionais relativas às monarquias ibéricas, tanto na Península como em suas conquistas ultramarinas, nos séculos XVII e XVIII.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Cycle de conférences - Histoire

    Relações luso-italianas nos séculos XV-XVIII

    Balanço e novas linhas de investigação no âmbito da celebração dos 150 anos da União de Itália

    Em 1998 a saudosa Professora Carmen M. Radulet organizou, no Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, um colóquio internacional sobre as relações lusoitalianas e sobre a presença italiana em Portugal nos séculos XV-XVIII. Os contributos, ao aprofundar aspectos peculiares da actividade económica da comunidade italiana em Lisboa, proporcionaram aspectos inéditos das relações comerciais e culturais luso-italianas.

    Lire l'annonce

  • Porto Alegre

    Appel à contribution - Histoire

    African Forced Labour: The Ideological Representations of the Colonial Age

    Chamada de trabalhos para o Colóquio "Trabalho Forçado Africano: As Representações Ideológicas da Época Colonial" que irá realizar-se na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, dias 17 e 18 de Novembro de 2011.

    Lire l'annonce

  • Recife

    Colloque - Histoire

    Cultura, poderes e sociabilidades no mundo Atlâtico, Séc. XV-XVIII

    O III Encontro Internacional de História Colonial propõe que a comunidade de historiadores colonialistas discuta, entre 04 e 07 de setembro de 2010, a temática Cultura, poderes e sociabilidades no mundo Atlâtico (Séc. XV-XVIII), com a qual pretende fomentar debates e reflexões sobre as diferentes formas de poderes, manifestações culturais e conjuntos de relações sociais no mundo atlântico na Idade Moderna.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Journée d'étude - Histoire

    Histórias de Portugal em debate

    O panorama editorial volta a ser agitado por notícias sobre Histórias de Portugal. No final de 2009 saíram a público duas novas obras que enriquecem e actualizam o nosso acervo bibliográfico.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Représentations

    A escultura em Portugal

    Da Idade Média ao início da Idade Contemporânea: História e Património

    A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna encontra-se empenhada na realização de um colóquio subordinado ao tema A ESCULTURA EM PORTUGAL. Da Idade Média ao início da Idade Contemporânea: história e património, o qual decorrerá no Palácio Fronteira, nos dias 12, 13 e 14 de Março de 2009.

    Lire l'annonce

RSS Filtres sélectionnés

  • Portugais

    Supprimer ce filtre
  • Époque moderne

    Supprimer ce filtre