AccueilTypesColloque




  • Lisbonne

    Colloque - Histoire

    Punir o inimigo. Justiça política nas ditaduras e democracias do século XX

    XXV curso de verão Instituto de História Contemporânea (IHC)

    O tema deste ano é “Punir o Inimigo: Justiça Política nas Ditaduras e Democracias do Século XX”, e a coordenação científica está a cargo de Paula Borges Santos, Irene Flunser Pimentel e Fernando Rosas. Quais foram os “inimigos” dos Estados ditatoriais e democráticos do século XX euro-americano? Que construções simbólicas dos inimigos foram feitas nessas diferentes experiências políticas históricas? Como actuaram os regimes para isolar, silenciar ou eliminar política e socialmente os seus inimigos? O chamado direito penal do inimigo é uma criação da actualidade ou pode ser observado em perspectiva histórica?

    Lire l'annonce

  • Almada | Lisbonne

    Colloque - Histoire

    Manuscritos judaicos medievais na Península Ibérica

    Nas últimas décadas, devido ao incentivo de várias instituições como por exemplo a Rothschild Foundation, tem-se assistido a um acréscimo do interesse pelo tema dos manuscritos judaicos medievais, inclusivamente na Península Ibérica, com assinaláveis resultados ao nível da investigação arquivística e da apresentação dos respectivos resultados. O objectivo fundamental deste encontro é dar a conhecer esta diversidade apurada na investigação dos manuscritos medievais judaicos, e partilhar conhecimentos, conclusões, metodologias de análise e perspectivas de trabalhos futuros.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Époque contemporaine

    Ética, política e cultura: migrações

    O impacto social e político dos fluxos migratórios recentes é incontestável. Eles induzem a necessidade de formas de coexistência mais integradoras, introduzem novas discussões na esfera pública, forçam a clarificação de fações, põem à prova a resiliência das democracias vigentes e a consistência dos valores nos quais se supõem assentes e suscitam um questionamento de fundo sobre o sentido da modernidade.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Histoire

    Marfim Africano: comércio e objectos, séculos XV-XVIII

    O colóquio internacional “Marfim Africano: Comércio e Objetos, séculos XV-XVIII”, pretende criar um espaço para apresentação de investigações em curso, discussão de conceitos e de perspetivas historiográficas, em torno de uma temática, até agora, pouco valorizada pela História da Arte e dos Descobrimentos Portugueses e que colocam Portugal no centro das trocas e da “abertura ao mundo nas margens da modernidade”.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Histoire

    Transições. Percursos, linguagens e estruturas em tempos de mudança

    O ritmo acelerado das mudanças históricas marcou a época contemporânea e, em particular, as últimas cinco décadas. No âmbito do século XX, sucederam-se experiências de mudança com tipologias e relevâncias variáveis, tendo afectado não só as estruturas (estados, instituições, partidos, etc) como também os indivíduos e a própria linguagem. Poderá, assim, afirmar-se que as mudanças, ou as transições, numa interpretação mais abrangente do termo, foram centrais nos processos históricos. Contudo, poucas propostas oferecidas pela ciência histórica têm refletido sobre este fenómeno – as transições e as suas consequências – num contexto geográfico e temporal alargado.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Ethnologie, anthropologie

    Territorialidades e historicidades

    A relação entre pessoas e terra invoca historicidades que se sobrepõem de formas diversas. Juntando antropólogos a trabalhar sobre territorialidades em contextos indígenas no Brasil e antropólogos a trabalhar sobre territorialidades em espaços associados às margens da cidade de Lisboa, e colocando em debate etnografias sobre a terra como parte de processos de pertença com etnografias mais dirigidas a conflitos entre diferentes políticas públicas, o simpósio promete uma discussão que comprova a centralidade da questão da terra na conjuntura contemporânea.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Colloque - Époque contemporaine

    Livro, leitura, leitores nos debates culturais (séculos XIX e XX)

    Neste Ciclo de Conferências propõe-se a reflexão e debate sobre a importância do livro e da leitura na educação do cidadão, nos séculos XIX e XX. Que livros se liam? Onde se liam? Quem lia? Importa, ainda, assinalar quais os principais editores, indicar as coleções e os principais colecionadores de livros. Que intercâmbio se operava entre os livreiros Portugal/França, Portugal/Espanha e Portugal/Brasil? Qual a geografia do livro na Europa? Qual a importância da imprensa na cultura urbana de  massas? Para analisar estes temas foram convidados prestigiados especialistas, nacionais e estrangeiros.

    Lire l'annonce

  • Coimbra

    Colloque - Époque contemporaine

    Lusophone mobilities: between past and present, which future?

    6th Conference of the Portuguese Association of Anthropology - panel T047

    This panel is meant to discuss these migrating populations’ mobility procedures in lusophone countries, while seeking to construct through the different presentations a broaden mosaic of reflexions about when and how these populations have moved, and how they have used and instrumentalized the "imagined" and politically constructed idea of a "lusophone community".

    Lire l'annonce

  • Montes Claros

    Colloque - Sociologie

    A Universidade e modos de produção do conhecimento

    Para que desenvolvimentos?

    Como são e como serão as Universidades no século XXI e como é que elas poderão contribuir para o desenvolvimento social e humano das nossas sociedades? As respostas já estão aí, nos sulcos desenhados no tecido social pelo nosso labor cotidiano, mas também nos sinais que projetam as nossas práticas no futuro. O desafio que lançamos com este colóquio internacional é de fazer incidir sobre nós mesmos, aquela curiosidade apaixonada ou aquela atenção maiêutica que temos por hábito praticar na nossa pesquisa e no nosso ensino. Mas este exercício narcísico do olhar não nos desviará do rumo, já que nós só nos conseguimos ver, de fato, por meio dos nossos resultados.

    Lire l'annonce

  • Evora

    Colloque - Histoire

    A Restauração de Portugal (1640-1668): antigas tradições e novas perspectivas

    A Restauração, título dado à insurreição que pôs fim a sessenta anos de união dinástica entre o reino lusitano e a monarquia hispânica, é sem dúvida um dos principais eventos da história de Portugal. Não por acaso a escrita da história do movimento de dezembro de 1640 e dos vinte e oito anos de guerra que se lhe seguiram foi objeto de uma intensa instrumentalização política. De bode expiatório dos males do país a estandarte do orgulho nacional, o século XVII português foi durante muito tempo representado segundo as cores de ideologias que não procuravam no passado senão os elementos de justificação de suas doutrinas.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Moyen Âge

    O culto medieval de São Vicente

    Textos, imagens, problemas

    Trata-se de uma iniciativa do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, que terá lugar em Lisboa, nas instalações da Faculdade na Avenida de Berna, nos dias 20 e 21 de Outubro de 2014, organizada em quatro sessões («O culto de São Vicente na Península Ibérica», «O culto a São Vicente no Mosteiro de São Vicente de Fora», «O culto a São Vicente na Sé de Lisboa» e «Novos horizontes devocionais»), com comunicações a cargo de reputados investigadores de diversas universidades, nacionais e estrangeiras, que apresentarão as contribuições mais significativas e abrangentes para a compreensão do culto de São Vicente.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Histoire

    Redes mercantis portuguesas e portos portugueses na Idade Moderna

    O workshop internacional reúne investigadores que se ocupam do estudo das relações comerciais ibéricas e da sua relação com a Europa e o Mundo.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Europe

    O mar no direito europeu e a política marítima europeia

    Evento do dia europeu do mar

    Trata-se de um evento oficial do Dia Europeu do Mar. Pretende-se analisar a relevância do mar no Direito europeu e, em particular, a importância da política marítima europeia no seu desenvolvimento e as questões relativas à sua aplicação. 

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Études urbaines

    Arquitectura ou Revolução

    A propósito da comemoração dos 40 anos do 25 de Abril de 1974, retoma-se a frase panfletária “Architecture ou Révolution”, proferida por Le Corbusier em Vers une Architecture (1923). Será este o suporte do Colóquio Internacional, que tem como objectivo estimular uma reflexão capaz de confrontar a dimensão ética do trabalho do arquitecto, com os desafios disciplinares da própria arquitectura.

    Lire l'annonce

  • Braga

    Colloque - Europe

    Verba Volant? Oralidade, escrita e memória

    Congresso internacional

    Na sequência de iniciativas anteriores, e produto do mesmo desejo de aprofundar uma reflexão crítica estimulante sobre a permanência e repercussão da herança da Antiguidade Clássica na Cultura Ocidental de todos os tempos, o Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, está a organizar, no âmbito da Linha de Investigação de Estudos de Literatura e Cultura, o Congresso Internacional «Verba Volant? Oralidade, Escrita e Memória».

    Lire l'annonce

  • São Paulo

    Colloque - Épistémologie et méthodes

    I Seminário em Humanidades Digitais no Brasil

    I Seminário em Humanidades Digitais no Brasil propõe uma reflexão em torno da relação entre as humanidades e as tecnologias digitais na atualidade, lançando o debate sobre as “Humanidades Digitais” na comunidade de pesquisas brasileira.Uma iniciativa do Grupo de Pesquisas Humanidades Digitais (HD.br), o Seminário conta com o apoio da Alliance of Digital Humanities Organizations (ADHO), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e da Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (PRCEU).

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Histoire

    Monarquias ibéricas em perspectiva comparada

    As monarquias imperiais ibéricas da época moderna têm sido objeto de um crescente interesse historiográfico. São inúmeros os estudos que assinalam a inserção global das redes dos dois impérios: as redes comerciais têm sido estudadas com bastante detalhe, e em articulação com estas, o tráfico de escravos, e, mais recentemente, as experiências sociais e culturais em contexto imperial têm adquirido saliência. Todavia, continuam a escassear os estudos que pensem ambas experiências comparativamente. Até que ponto é que as experiências imperiais ibéricas entre os séculos XVI e XVIII herdaram modelos político-administrativos que caracterizavam o mundo ibérico antes da expansão ultramarina? Em que medida é que estes modelos, ao serem transferidos e adaptados a diferentes contextos políticos, sociais e culturais, potenciaram novas soluções político-administrativas, algumas das quais, eventualmente, tiveram reverberações na cultura político-administrativa das metrópoles? Como é que as redes político-administrativas e respetivos agentes de poder se estruturaram e se reproduziram, o modo como estas articularam centros políticos e territórios imperiais, aproximando ou diferenciando uns e outros, constituindo, simultaneamente, as continuidades e singularidades entre metrópoles e territórios imperiais?

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Droit

    Liberdades e direitos em tempos de insegurança

    Vivemos tempos inseguros. Perante o recrudescimento da ameaça terrorista e do crime organizado reforçaram-se as políticas de segurança interna e externa. Na Europa, em particular, a expansão dos sistemas de informação e o uso crescente de tecnologias de vigilância têm suscitado, contudo, o receio de que em nome da segurança se esteja afinal fragilizando a garantia de liberdades e direitos individuais como a intimidade da vida privada ou a proteção dos dados pessoais, entre outros. No entanto, o discurso oficial das instituições europeias tende a apresentar a segurança, por um lado, e as liberdades e direitos dos cidadãos, por outro lado, como valores simétricos e facilmente conciliáveis. Conciliáveis ou contraditórios, perguntar-se-á afinal?

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Sociologie

    Trabalho e trabalhadores: realidades, identidades e processos

    O IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional – organiza, nos dias 2 e 3 de maio de 2013, o seminário «Trabalho e Trabalhadores: realidades, identidades e processos», que terá lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Auditório 1, Torre B), com entrada livre. Olhar o trabalho e os trabalhadores no mundo de hoje a partir de várias disciplinas é o objectivo do seminário.

    Lire l'annonce

  • Lisbonne

    Colloque - Sociologie

    Infeção do VIH entre grupos de difícil acesso

    A II Conferência Internacional sobre a infeção do VIH entre grupos de  difícil acesso (HSH - Homens que Fazem Sexo com Homens e TS - Trabalhadores do Sexo), terá lugar em Lisboa, na Aula Magna do  Instituto de Higiene e Medicina Tropical nos dias 25 e 26 de Março de  2013.
     Serão apresentados os resultados da investigação levada a cabo pelo GAT em parceria com o IHMT, com o patrocínio do Programa  Nacional para a Infeção VIH/SIDA - DGS, sobre Prevalência, Determinantes e Intervenções de Prevenção e Acesso aos Serviços de Saúde, em  populações de difícil acesso, nomeadamente HSH e TS. Para além de uma vasta lista de especialistas  reconhecidos nacional e internacionalmente, estarão presentes membros  das comunidades HSH e TS e várias ONG´s e instituições que trabalham com estas populações e com o VIH/SIDA.

    Lire l'annonce

RSS Filtres sélectionnés

  • Colloque

    Supprimer ce filtre
  • Portugais

    Supprimer ce filtre

Choisir un filtre

Événements

Langues

  • Portugais

Langues secondaires

Années

Catégories

Lieux