AccueilOlhares sobre os jovens em Portugal: Saberes, Políticas, Acções

AccueilOlhares sobre os jovens em Portugal: Saberes, Políticas, Acções

*  *  *

Publié le mercredi 16 mars 2011

Résumé

Ser jovem é, actualmente, uma condição social cada vez mais diversa. Na família, na escola, nos espaços de lazer e de sociabilidade, nas sexualidades e afectividades, no confronto com a vida activa e na luta pela independência, o universo juvenil refracta-se numa pluralidade de experiências, culturas e percursos.



Annonce

Colóquio Olhares sobre os jovens em Portugal: Saberes, Políticas, Acções 


Instituto de Ciências Sociais - UL

 2-3 Junho 2011



data início: 2011-03-31

Deadline: 31 de Março de 2011 

Ser jovem é, actualmente, uma condição social cada vez mais diversa. Na família, na escola, nos espaços de lazer e de sociabilidade, nas sexualidades e afectividades, no confronto com a vida activa e na luta pela independência, o universo juvenil refracta-se numa pluralidade de experiências, culturas e percursos.



É, simultaneamente, um tempo de vida cada vez mais incerto. Num contexto global de crise económica e social, os desafios vividos pelos jovens nas suas múltiplas transições assumem contornos de acentuada vulnerabilidade junto de uns, potenciando também a criatividade nas respostas de outros. 



Essas vivências nunca acontecem de forma isolada. Formal ou informalmente, as transições juvenis ocorrem em quadros de interacção com instituições e actores sociais vários, pautados por relações de cooperação e diálogo, de dissensão e conflito, ou ainda de pura indiferença e desinteresse mútuo.

Todo um espectro de atitudes informadas pelos olhares que, reciprocamente, partilham uns sobre os outros. Olhares muitas vezes orientados por pontos de vista preconcebidos e cristalizados, pouco fundamentados em conhecimento profundo e rigoroso sobre as realidades juvenis contemporâneas e os desafios que as caracterizam.

Através do colóquio Olhares sobre os jovens em Portugal: saberes, políticas, acções, o Observatório Permanente da Juventude do ICS-UL propõe-se, justamente, identificar e mobilizar diferentes olhares sobre as realidades juvenis vividas no país, visando construir pontes entre os vários actores sociais que as integram e nelas intervêm, fundamentadas em conhecimento rigoroso, profundo e actual.



Tendo como pretexto o Ano Internacional da Juventude, iniciativa declarada pelas Nações Unidas em Agosto de 2010, o colóquio Olhares sobre os jovens em Portugal: saberes, políticas, acções pretende não apenas fazer um estado da arte da produção científica nacional mais relevante sobre a juventude, mas aproveitar também esse momento internacionalmente simbólico para mapear, reflectir e debater sobre as políticas públicas mais recentes e as modalidades de intervenção social destinadas aos mais jovens e/ou empreendidas pelos próprios.

Nesta perspectiva, a comissão organizadora do colóquio Olhares sobre os jovens em Portugal: saberes, políticas, acções convida a comunidade académica (investigadores e estudantes de pós-graduação) a apresentar comunicações resultantes de produção científica recente ou em curso sobre fenómenos juvenis em Portugal, nas seguintes áreas:
  • Consumos e lazeres juvenis
  • Corpo, saúde e sexualidades
  • Educação, formação e aprendizagens
  • Habitação, vida familiar e laços sociais
  • Horizontes profissionais e transições para o mercado de trabalho
  • Identidades e culturas juvenis
  • Jovens, media e tecnologia
  • Território, mobilidade e migrações
  • Valores, representações e atitudes sociais

Público-alvo: 


Investigadores e estudantes de pós-graduação, decisores políticos, técnicos da administração, dirigentes associativos e técnicos de intervenção social. O colóquio Olhares sobre jovens em Portugal: saberes, políticas, acções visa assim aprofundar o diálogo entre os diferentes actores que actuam nesta área, propiciando o lançamento de bases para novas parcerias de investigação, de redes de conhecimento para estudos e colaborações futuras neste domínio.



Normas para a apresentação de resumos:


Resumos até ao máximo de 500 palavras, deverão ser enviados até dia 31 de Março de 2011 para o e-mail opj@ics.ul.pt. No resumo indique, por favor, o nome do autor(es) e respectiva filiação institucional, bem como o endereço de e-mail. Devem conter ainda o título da apresentação, 3 palavras-chave, e a indicação por ordem de preferência de duas áreas de trabalho em que se inscreve a comunicação, considerando a lista apresentada. A resposta de aceitação da proposta de comunicação no colóquio será dada até ao dia 15 de Abril de 2011.

Lieux

  • Lisbonne, Portugal

Dates

  • jeudi 31 mars 2011

Contacts

  • ICS #
    courriel : opj [at] ics [dot] ul [dot] pt

Source de l'information

  • Marie Pellen
    courriel : marie [dot] pellen [at] openedition [dot] org

Licence

CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

Pour citer cette annonce

« Olhares sobre os jovens em Portugal: Saberes, Políticas, Acções », Appel à contribution, Calenda, Publié le mercredi 16 mars 2011, https://doi.org/10.58079/i3m

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search