AccueilProtestos e movimentos sociais contemporâneos em Portugal

AccueilProtestos e movimentos sociais contemporâneos em Portugal

*  *  *

Publié le mardi 23 octobre 2012

Résumé

O workshop “Protestos e Movimentos Sociais Contemporâneos em Portugal” terá lugar no CIES-IUL nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2013. A finalidade do Workshop é a de discutir os textos elaborados pelos participantes. Para que se efetue uma leitura prévia e um debate profícuo sobre o seu conteúdo, os textos serão enviados para todos uma semana antes da realização do Workshop. Assim, no seu decorrer, haverá apenas uma breve introdução sobre os textos (5 min.) que, em seguida, serão discutidos pelos participantes.

Annonce

Apresentação

Os protestos ‘Geração à Rasca’ (Março de 2011) e ‘Que se lixe a Troika!’ (Setembro de 2012) representam duas iniciativas importantes em termos de mobilização e participação dos cidadãos portugueses. O evento de 12 de Março marca também o início de transformações importantes na estrutura organizacional dos modos de mobilização e contestação da sociedade portuguesa. Uma das mudanças tem-se traduzido na emergência de protestos organizados sob a iniciativa de ativistas da sociedade civil e independentes da ação sindical e partidária.

Este novo ciclo de protestos tem sido também acompanhado pela emergência de novos projetos de investigação sobre a temática. Assim, o presente Workshop pretende reunir os seus contributos e proporcionar o debate conjunto dos resultados de pesquisa alcançados.

As propostas de comunicações deverão incidir sobre o estudo dos protestos e dos movimentos sociais contemporâneos na sociedade portuguesa e deverão abordar pelo menos um dos seguintes subtemas:

  • Ligações entre movimentos sociais contemporâneos e antigos movimentos sociais;
  • Formas de cooperação entre ativistas, movimentos sociais e outros atores (por exemplo, organizações sindicais, partidos políticos e associações);
  • Cooperação transnacional e global entre ativistas e movimentos sociais;
  • Ativismo e Internet;
  • Participação política nos eventos de protesto e nos movimentos sociais.   

Submissão de resumos

A finalidade do Workshop é a de discutir os textos elaborados pelos participantes. Para que se efetue uma leitura prévia e um debate profícuo sobre o seu conteúdo, os textos serão enviados para todos uma semana antes da realização do Workshop. Assim, no seu decorrer, haverá apenas uma breve introdução sobre os textos (5 min.) que, em seguida, serão discutidos pelos participantes.

Todos os interessados deverão enviar um resumo da comunicação (cerca de 300 palavras) até 9 de Dezembro de 2012 para britta.baumgarten@iscte.pt. O resumo da comunicação deverá ainda conter uma breve nota biográfica. Os resultados das propostas aceites serão comunicados até 31 de Dezembro de 2012.

A proposta final de comunicação (entre 6.000 e 8.000 palavras em inglês ou português) deverá ser enviada até 5 de Fevereiro de 2013.

Com o objetivo de garantirem a oportunidade de apresentar os seus textos, os participantes deverão respeitar todas as datas indicadas.


Organização:

  • Britta Baumgarten, CIES-IUL
  • Cristina Nunes, CIES-IUL

Lieux

  • CIES-IUL - Av. das Forças Armadas
    Lisbonne, Portugal (1649-026)

Dates

  • dimanche 09 décembre 2012

Contacts

  • Britta Baumgarten
    courriel : britta [dot] baumgarten [at] iscte [dot] pt

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Licence

CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

Pour citer cette annonce

« Protestos e movimentos sociais contemporâneos em Portugal », Appel à contribution, Calenda, Publié le mardi 23 octobre 2012, https://doi.org/10.58079/m0p

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search