Published on Monday, July 08, 2013
Abstract
Tenemos el honor de invitar la comunidad científica a participar en el Coloquio Luso-brasileño bajo al tema "Semiótica del Espacio". El evento transcurrirá entre los días 5 y 7 de Septiembre de 2013, en las instalaciones de la Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, siendo los idiomas oficiales del coloquio, el portugués y el español. Le invitamos a visitar la página web del evento (http://www.semiotica-espaco.tk) para obtener más información sobre el coloquio. Las propuestas de ponencias deben enviarse antes del 15 de julio de 2013 directamente en el sitio del coloquio. Esperamos su participación en el Coloquio Luso-brasileño "Semiótica del Espacio" en Lisboa.
Announcement
CHAMADA DE COMUNICAÇÕES
Destinatários : Semiótica e perspectiva interdisciplinar
A semiótica do espaço procura contribuir para o entendimento dos efeitos de sentido a que a noção de espaço está associada, assim como para operacionalizar os seus instrumentos de análise. O Colóquio Luso-Brasileiro: Semiótica do Espaço deverá interessar todos os que trabalham e reflectem sobre a significação dos fenómenos espaciais ligados, entre outras áreas, à arquitectura, à geografia, ao urbanismo, à comunicação, ao design, às artes plásticas, à cibercultura, à performance, à televisão, ao cinema, à literatura e ao marketing. O Colóquio é o momento final de um curso de verão intitulado: (Introdução à Semiótica do Espaço) leccionado pelo conjunto dos conferencistas convidados.
O colóquio procurará associar investigadores de semiótica de todas as suas filiações: barthesiana, cognitivista, greimasiana, peirceana, pragmatista, retórico-argumentativista,… A diversidade de pontos de vista potenciará uma perspectiva comparativa de aprofundamento dos instrumentos e das metodologias interdisciplinares que caracterizam a teoria semiótica.
Temas para a reflexão e o debate
1.Semiótica e sistemas de valor – novos espaços e novas modalidades visuais
De que modo “a urbanização do tempo real e a desurbanização do espaço real” se explicita visualmente em cada um dos nossos domínios (arquitectura, geografia, urbanismo, comunicação, design, artes plásticas, cibercultura, performance, televisão, cinema, literatura, marketing, etc.)? Será que a gestão destes novos espaços e destas novas modalidades visuais não pressupõe um questionamento dos sistemas de valor à escala planetária?
2. Semiótica e estruturação das produções visuais
Será que o novo paradigma de cidade contemporânea exigirá outras gramáticas espaciais? Uma vez que a cronodiversidade —um passado, um presente e um futuro—, condição necessária para a estruturação progressiva do espaço, se vai diluindo na instantaneidade, exigirá a cidade contemporânea outras formas de estruturação? Será que o espaço “real” se verá reduzido apenas a uma estrutura de superfície, sem memória, sem sociodiversidade, sem biodiversidade?
3.Semiótica e ciberespaço. Novos parâmetros espaciais, novas modalidades visuais?
Os media que convergem para as redes de computadores interligadas criam novos tipos de espaços: espaços de relação, de projecção, de encenação, de constituição da actualidade…. Precisamos de facto interrogar a maneira como a cultura é cada vez mais determinada pelo espaço mediático. O ciberespaço introduz parâmetros de espacialidade diferentes do espaço “real”? Será pertinente construir uma semiótica do ciberespaço? Podemos conjugar os objectos ciberespaciais, com objectos como as nuvens, as atmosferas ou os climas, convertidos em temas recorrentes das performances artísticas?
4.Novos espaços e morfologias
Considerando as obras fundadoras da morfologia (Goethe, Saint-Hillaire, D'Arcy Thompson, Warburg, Gombrich, Thom) o impacto da abordagem morfológica em campos tão diversos quanto a biologia, a matemática, o urbanismo, a análise da dinâmica de sistemas nas ciências sociais, ou na história e na filosofia da arte e considerando ainda o impacto de outras correntes inovadoras, como a semiótica morfodinâmica e as neurociências, que possuem como objecto a interacção perceptiva entre o sujeito e o seu meio,... De que forma o olhar de uma semiótica morfodinâmica nos permitirá abordar as questões ligadas à urbanização do tempo real e à desurbanização do espaço real.
5.Espaços de vivência
A maior parte das nossas experiências sociais, intelectuais e sensíveis, mesmo as mais elaboradas, estão ligadas ao espaço situacional: onde encontrar o outro, fugir de um perigo, agarrar um objecto, alimentar-se, observar um fenómeno, … Como é que estes diferentes espaços situacionais e factuais se tornam o suporte epistémico do conhecimento e da experiência? Será que o espaço físico possui a mesma estrutura que o espaço social, territorial, ou que o espaço das nossas abstracções? Os espaços fabricados: teatral, ficcional, pictural, escultural, arquitectural, etc., são eles a expressão da nossa cognição imaginária, das nossas representações mentais? Qual será o contributo da semiótica cognitiva à compreensão da significação espacial e das mutações visuais? De que forma a experiência, a fenomenologia espacial e as novas modalidades visuais se orientaram para a evolução das funções semióticas? E qual é a sua relação com a fenomenologia do tempo?
Submissão online
Os resumos devem ser escritos em Português ou Espanhol e não poderão exceder as 500 palavras. Todos os resumos serão avaliados em revisão de pares, de acordo com os seguintes critérios: originalidade, relevância e ligação às temáticas do congresso.
Para facilitar o processo de revisão por pares, a comissão organizadora solicita a submissão do seu resumo aqui.
COMUNICAÇÕES E RESUMOS
Chamada de Comunicações (comunicação | poster)
22 de Junho de 2013
Data Limite para submissão de Resumos
15 de Julho de 2013
Notificação de Aceitação
31 de Julho de 2013
Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu e-mail. A notificação de aceitação será enviada até 31 de Julho de 2013.
COMITÉ CIENTÍFICO
- Prof. Doutora Arq. Isabel Marcos | Universidade Nova de Lisboa – Portugal
- Prof. Doutor Per Aage Brandt | Case University – USA
- Prof. Doutor Jorge Lozano | Universidad Complutense de Madrid - Espanha
- Prof. Doutora Norma Tasca | Université de Reims – França
- Prof. Doutor António Vicente Pietroforte | Universidade de São Paulo – Brasil
- Prof. Doutor Eduardo Camilo | Universidade da Beira Interior – Portugal
- Prof. Doutor Arq. Horácio Wainhaus | Universidad de Buenos Aires – Argentina
- Prof. Doutor Arq. José Gorjão Jorge | Universidade Tecnica de Lisboa – Portugal
- Prof. Doutora Helena Pires | Universidade do Minho – Portugal
- Prof. Doutor Michel Constantini | Université Paris 8 – França
- Prof. Doutora Maria Augusta Babo | Universidade Nova de Lisboa - Portugal
- Prof. Doutor Augusto Soares da Silva | Universidade Católica - Portugal
- Prof. Doutor Vasco Branco | Universidade de Aveiro - Portugal
COMITÉ ORGANIZADOR
Subjects
- Urban studies (Main category)
- Society > Geography > Urban geography
- Society > Geography
- Society > Geography > Geography: society and territory
- Mind and language > Representation > Architecture
Places
- Colóquio patrocinado pela Associação Internacional de Semiótica Visual (AISV-IAVS) - e-GEO Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, UNL Avenida de Berna, 26-C
Lisbon, Portugal (1069-061)
Date(s)
- Monday, July 15, 2013
Keywords
- interdisciplinarité, sémiotique de l'espace, études urbains, architecture, études visuelles
Contact(s)
- Isabel Marcos
courriel : interdisciplinarites [dot] thom [at] fcsh [dot] unl [dot] pt
Reference Urls
Information source
- Isabel Marcos
courriel : interdisciplinarites [dot] thom [at] fcsh [dot] unl [dot] pt
License
This announcement is licensed under the terms of Creative Commons CC0 1.0 Universal.
To cite this announcement
« Semiótica do espaço », Call for papers, Calenda, Published on Monday, July 08, 2013, https://doi.org/10.58079/nzg