Apresentação
Encontram-se abertas, de 4 de Maio a 15 de Junho, as candidaturas ao Programa Interuniversitário de Doutoramento em História (PIUDHist).
Este Programa resulta de uma parceria entre cinco instituições universitárias portuguesas – o Instituto de Ciências Sociais e a Faculdade de Letras (ambos da Universidade de Lisboa); o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa; a Universidade Católica Portuguesa; e a Universidade de Évora – que partilham os seus recursos docentes, as suas instalações, as suas redes de contactos internacionais, os seus recursos bibliográficos, informáticos, entre outros.
Desenvolvendo-se ao longo de quatro anos lectivos, o PIUDHist distingue-se por incluir uma significativa componente lectiva no 1º ano, além do trabalho de investigação, devidamente enquadrado pela orientação tutorial e por seminários de acompanhamento (2º a 4º anos).
Com uma organização curricular inovadora, contempla quatro áreas de especialização definidas segundo um critério temático − Dinâmicas Sociais e Estruturas Políticas; Instituições e Desenvolvimento Económico; Impérios, Colonialismo e Pós-Colonialismo; Movimentos Intelectuais e Socioculturais – ultrapassando definitivamente a tradicional organização dos doutoramentos em História por especialidades vinculadas a períodos cronológicos. Favorece-se assim uma formação transversal e comparativa, articulada em torno de abordagens de média e de longa duração, que potencia a qualidade científica da formação e da investigação.
O programa teve início no ano lectivo de 2008-2009 e foi reestruturado em 2013-2014, recebendo a qualificação de Doutoramento FCT, passando a conceder anualmente 4 bolsas.
Critérios de admissão
Período de candidaturas para o ano letivo 2015/2016:
1ª fase – 4 de maio a 15 de junho de 2015 (inclui as candidaturas a bolsas FCT)
2ª fase – até 11 de setembro de 2015
Número de vagas em cada edição: 15
O PIUDHist está aberto a candidatos de qualquer nacionalidade.
São admitidos como candidatos os titulares de grau de mestre ou equivalente legal na área de História ou de qualquer outra área das Ciências Sociais e Humanas.
A título excecional, podem ser admitidos como candidatos os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, desde que sejam detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante e que apresentem cartas de recomendação que demonstrem a sua capacidade para a realização deste ciclo de estudos doutorais.
O preenchimento do formulário de candidatura ao PIUDHIST é feito onlinehttps://ics.candidaturas.ulisboa.pt/cssnetics/page e deve ser acompanhado da documentação solicitada, designadamente:
- Curriculum Vitae
- Certificados de Habilitação de Grau de Licenciatura e de Mestrado
- Cópia do documento de identificação
- Fotografia
- Carta de motivação apontando as razões para a escolha do PIUDHIST
- Apresentação geral do pré-projeto de doutoramento
- Papers e publicações, incluindo a tese de mestrado, em pdf
- Duas cartas de recomendação
A admissibilidade da candidatura é verificada pela Comissão Diretiva do PIUDHIST.
Os estudantes admitidos deverão formalizar a sua inscrição no programa, após cada uma das fases de candidatura, até 15 dias após a informação dos resultados.
Candidaturas online
https://ics.candidaturas.ulisboa.pt/cssnetics/page
Seleção
O processo de seleção dos candidatos é realizado pela Comissão Diretiva do PIUDHIST de acordo com os seguintes critérios:
- Classificação de licenciatura: 10%
- Classificação de mestrado: 25%
- Experiência e capacidade para desenvolver investigação avançada: 30%
- Carta de motivação, entrevista e pré-projeto de doutoramento: 35%
A seleção dos candidatos tem assim em conta a profundidade e a relevância do percurso escolar anterior do candidato que pode ser atestado pelas classificações obtidas na licenciatura e no mestrado bem como pela tese de mestrado. Pondera igualmente a capacidade de desenvolvimento autónomo de investigação e a participação ativa na comunidade académica, avaliadas quer pelos trabalhos apresentados e publicados, quer através das cartas de recomendação. A carta de motivação, o pré-projeto de doutoramento e a entrevista constituem elementos igualmente relevantes na avaliação do mérito dos candidatos.
No final do processo de avaliação, os candidatos são seriados de acordo com a pontuação obtida através da aplicação dos critérios de seleção.
A decisão final da seriação das candidaturas, incluindo a decisão sobre a atribuição das bolsas FCT, será comunicada até um mês após a data de encerramento de cada uma das fases da candidaturas.
Organização geral
O Grau de Doutor em História é conferido aos estudantes que obtiverem um total de 240 créditos ECTS através de um documento único subscrito pelas quatro Universidades parceiras:
A obtenção dos 240 créditos é feita ao longo de um programa de trabalhos de quatro anos que se distribui da seguinte forma:
- 60 créditos nos dois primeiros semestres letivos que conferem um Diploma de Estudos Avançados em História e o respetivo suplemento ao diploma, num documento único suscrito pelas quatro Universidades parceiras.
- 180 créditos nos restantes três anos através da elaboração, discussão e aprovação de uma tese de doutoramento, incluindo a participação em 6 seminários semestrais de acompanhamento e respetiva orientação.
O PIUDHist é assim um programa de doutoramento de quatro anos, organizado em duas fases. O primeiro ano corresponde a uma aprendizagem avançada no campo da História e à preparação do projeto de tese, culminando com a apresentação e discussão pública do mesmo. Os três anos restantes correspondem à fase de investigação, análise e escrita da tese.
Todo o processo de formação é sujeito a um acompanhamento permanente e exigente, de modo a garantir que os doutorandos desenvolvam:
- a capacidade de definir, planear e executar, de forma independente, investigação de carácter empírico e teórico;
- a capacidade de identificar os problemas cruciais para a compreensão das questões de permanência e transformação no âmbito da análise histórica comparativa;
- a capacidade de pesquisa e análise das fontes mais relevantes para a investigação a desenvolver;
- a capacidade de selecionar e aplicar os métodos de investigação mais atualizados e apropriados aos seus objetos de estudo;
- a capacidade de efetuar uma pesquisa e avaliação crítica da investigação publicada;
- a capacidade de apresentar ao público, oralmente e por escrito, as conclusões da sua investigação e os mais atualizados estados-da-arte;
- uma familiarização com as melhores práticas e culturas académicas internacionais da área disciplinar da História.
O PIUDHist constitui um doutoramento em História, sem qualquer menção de especialidade. Privilegia, no entanto, quatro eixos temáticos principais, a que correspondem os seus seminários de especialidade e formação:
- Dinâmicas Sociais e Estruturas Políticas;
- Instituições e Desenvolvimento Económico;
- Impérios, Colonialismo e Pós-colonialismo;
- Movimentos Intelectuais e Sócio-culturais.
Corpo Docente
O corpo docente do PIUDHist, elencado em baixo, é constituído por 50 professores e investigadores doutorados (10 de cada instituição participante), aos quais compete a leccionação dos seminários e a orientação de teses. Clicar no nome para aceder à respectiva informação curricular.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa (ICS-UL)
Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa (FLUL)
ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
Universidade Católica Portuguesa (UCP)
Universidade de Évora (U.E.)
Outros Colaboradores:
Propinas
Estudantes bolseiros e estrangeiros (fora da União Europeia): 2.750 euros / ano letivo
Estudantes nacionais, não bolseiros – beneficiam de uma bolsa superior a 50% do valor da propina, atribuída pelo Programa de Doutoramento. Os valores a pagar por ano letivo são:
- 1º ano – 1.375 euros
- 2º ano – 1.200 euros
- 3º ano – 1.200 euros
- 4º ano – 1.200 euros
Para mais informação
http://piudhist.ics.ul.pt/pt/
Argument
Applications to the Inter-university Doctoral Programme in History (PIUDHist) are open from 4th May to 15th June.
This Programme is the result of a collaboration between five Portuguese universitary institutions - Instituto de Ciências Sociais and the Faculdade de Letras (both from the Universidade de Lisboa); ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa; Universidade Católica Portuguesa; and the Universidade de Évora - that share their teaching staff, facilities, international network, bibliographic and informatic resources, etc.
Its four academic years are divided in a first year of significant teaching component and three others of research work, supported by the work of the supervisors and the Monitoring Seminar.
With an innovative curricular structure, it has four specialization areas, thematically defined - Social Dynamics and Political Structures; Institutions and Economic Development; Empires, Colonialism and Post-Colonialism; Intellectual and Sociocultural Movements - transcending the traditional structure of Doctoral Programs in History, limited by chronological periods. Thus, it favours a transversal and comparative training, articulated around medium and long term approaches, which improves the scientific quality of the training and investigation.
The Programme began on the academic year of 2008-2009 and was restructured in 2013-2014, getting the qualification of FCT Doctoral Programme, granting four scholarships each year.
Admission criteria
Students admitted to the PhD programme should meet the following criteria:
- Holders of a master’s degree (or the legal equivalent in terms of ECTS awarded at an intermediate graduate level) in history or in any other field of the humanities and social sciences
- Exceptionally, in the terms of the Portuguese legal rules, holders of undergraduate or graduate courses whose CV and recommendation letters disclose the candidate’s outstanding ability to undertake advanced studies in history
The application to PIUDHIST should be filled-in online at https://ics.candidaturas.ulisboa.pt/cssnetics/page, accompanied with the following documentation:
- Curriculum Vitae;
- Academic transcripts and legal proofs of the diplomas and degrees awarded;
- Letter of intent stating the reasons and the motivations for choosing PIUDHIST;
- Outline of doctoral dissertation project;
- Papers and publications, including master’s dissertation when available (pdf
copies);
- Two letters of recommendation;
- and a photo.
All candidates to PIUDHIST will be subject to an initial screening procedure, in order to confirm the fulfillment of the above conditions. Candidates approved in principle will be short listed for interview, in person or via skype.
The expected number of students to admit in each edition of PIUDHIST is 15.
The expected number of FCT scholarships to assign in each edition of PIUDHIST is 4.
Application form
https://ics.candidaturas.ulisboa.pt/cssnetics/page
Selection and ranking criteria
The PIUDHIST Directive Board is responsible for the selection of candidates, according to the following criteria :
- Classification of degree : 10 %
- Rating Masters : 25 %
- Experience and ability to develop advanced research : 35 %
- Motivation letter, interview and project abstract : 30 %
At the end of the evaluation process, candidates are ordered according to the score obtained by the application of the selection criteria.
The final decision of the ranking of applications will be notified within one month after the closing date of each period of applications.
General contents
PIUDHist is a PhD programme with 240 ECTS. Students are supposed to complete a dissertation by the end of the 4th year of registration. The first year (60 ECTS) corresponds to advanced learning in the field of History – in an interdisciplinary vein – and to the preparation of the dissertation project. The remaining 3 years (180 ECTS) correspond to research and to the writing of the dissertation, this process being subject to permanent monitoring.
1st semester:
- Methodology Seminar (compulsory) – 6 ECTS
- 2 Specialized Seminars (optional, from a list of 4) – 12 ECTS (6+6)
- Research Design I (compulsory) – 12 ECTS
2nd semester:
- 2 Specialized Seminars (optional, from a list of 4) – 12 ECTS (6+6)
- Research Design II (compulsory) – 18 ECTS
3rd to 8th semester:
- Monitoring Seminar – 6 ECTS
- Dissertation – 24 ECTS
The compulsory Methodology Seminar seeks to update and increase knowledge of the main issues and research problems in crucial historiographical areas, taking into account the thematic axes of PIUDHIST. Interdisciplinary inputs and contributions from the social sciences will deserve keen attention and students will be constantly invited to enlarge the scope of their immediate research interests. Teaching will be geared to the latest historiographical developments as recognized by the scientific community. It is hoped that students will thus become familiar with the most recent trends and accustomed to keeping in constant contact with the leading international journals and most relevant new books in their fields and related areas.
The Specialized Seminars are offered in a rather flexible way within each of the four thematic axes – social dynamics and political structures; institutions and economic development; empires, colonialism and post-colonialism; intellectual and sociocultural movements. The seminars run through the 2 semesters of the first year and students choose 2 seminars per semester in at least two different thematic axes. The topics of the seminars will vary each year, depending on both the availability of teaching resources and the revealed preferences of the students at the admission stage. Students will be encouraged to attend external conferences and workshops on issues related to the topics of the seminars. In special cases, students may replace one of the seminars with an optional graduate course offered by any of the host institutions on a subject considered relevant to the PhD dissertation project.
The Research Design I and II courses are compulsory and run through the 2 semesters of the first year, corresponding to a total of 30 ECTS. Their main objective is to prepare and support students in the drawing up of their dissertation projects, which should be ready to be submitted in a public session, before a jury, at the end of the second semester. By attending these courses, students are expected: 1) to improve their knowledge of the theoretical framework and appropriate methodological approaches; 2) to develop soft skills in scientific writing, oral communication, project design and ethical issues in the academic profession.
The Monitoring Seminar (offered from the 3rd to the 8th semester, while the student is devoted to the dissertation) aims to complement the work of the supervisors, by offering the students an opportunity to share the positive and negative outcomes of their research experiences and to gain efficiency in the development of their research plans and schedules.
Teaching staff
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa (ICS-UL)
Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa (FLUL)
ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
Universidade Católica Portuguesa (UCP)
Universidade de Évora (U.E.)
Other contributors
Tuition fees
Scholarship holders and foreign (outside the European Union) students: 2,750 euros / 1st to 4th year
Portuguese students (non-scholarship holders)
- 1st year – 1,375 euros (receiving a scholarship of 50% tuition fee, given by the PhD Program)
- 2nd year – 1,200 euros
- 3rd year – 1,200 euros
- 4th year – 1,200 euros
For more information
http://piudhist.ics.ul.pt/aims-and-scope/