Calenda - Le calendrier des lettres et sciences humaines et sociales

International conference & workshop “Performative poetry: theories and practices. Comparative perspectives”

Conferência internacional & workshop “Poesias performativas: teorias e práticas. Perspectivas comparadas”

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Publié le jeudi 25 octobre 2018 par Elsa Zotian

Résumé

Com esta conferência internacional, propõe-se assim estimular uma perspectiva comparatista, interdisciplinar, transnacional e intermedia das poesias performativas, focando filiações, movimentos de circulação, intercâmbios entre poetas, formas artísticas e países, fenómenos de contaminação, de transposição mediática e de remediação, centrados nos séculos XX e XXI, com o objectivo de contribuir para uma visão alargada e renovada das várias formas de definir e praticar a poesia no mundo contemporâneo.

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Apresentação

A performance esteve desde sempre ligada à poesia, desde as tradições de poesia oral e de declamação, até às experiências vanguardistas de inovação poética ou as práticas de conferência-performance. Contudo, a criação poética, a partir da Modernidade, continuou a estar associada sobretudo à leitura individualizada e à fixação do texto na página, relegando para segundo plano outras formas de produção poético-performativa, corporalizadas, que recorrem ao uso de outros media de produção e recepção, nomeadamente formas experimentais, conceptuais, cénicas, improvisadas, de realização site-specific para se atingir o seu sentido pleno.

No entanto, actualmente, assistimos a uma renovação das práticas poéticas ao vivo que ocupam o espaço público, com o sucesso internacional do slam, dos open mics, das sessões de poesia dita, da canção, ou dos festivais de poesia, acompanhadas por uma revalorização da oralidade e pelo reconhecimento do papel central das “poesias fora do livro” na literatura contemporânea em geral. Se essas manifestações  correspondem muitas vezes a circuitos alternativos, e à vontade de defender formas colectivas, populares, participativas, constatamos ao mesmo tempo a multiplicação dos eventos e espaços institucionais dedicados à poesia em performance. Simultaneamente, as novas tecnologias, os mass media e o numérico tiveram um impacto importante sobre a criação e difusão da poesia, por exemplo, com o surgimento da poesia digital. A diluição de fronteiras entre disciplinas artísticas tem encorajado práticas multimédia, que combinam a palavra com o som, a imagem, a dança, a instalação, etc., existindo numa zona intermédia, às vezes difíceis de definir.

Paralelamente, constatamos nos últimos anos o surgimento de vários trabalhos inovadores sobre as relações entre poesia e performance, que respondem não só a este vitalismo artístico, mas também a novos conceitos teóricos advindos da área de estudos da intermedialidade. Em Portugal, destacamos as pesquisas recentes sobre poesia experimental portuguesa das décadas 1970-80, derivadas do projecto PO-EX, nomeadamente as publicações de Rui Torres e Manuel Portela sobre poesia concreta, visual e sonora, ou a tese de Sandra das Candeias Guerreiro Dias sobre a “performance experimental poética” em Portugal (2016). No caso da França, Olivier Penot-Lacassagne e Gaëlle Theval acabam de publicar um livro colectivo sobre a “poesia-performance” francesa (2018); Stéphane Hirschi, Alain Vaillant e outro(a)s um volume de ensaios sobre a vocação social e musical da poesia (2017); na senda da tese pioneira de Céline Pardo sobre a “poesia além do livro” (2014). Estes estudos reforçam um campo da literatura até há pouco negligenciado pela crítica, salvo  trabalhos seminais como os de Paul Zumthor e Ruth Finnegan sobre “poesia oral”, Charles Bernstein com o performed word, ou Jean-Pierre Bobillot com a “mediopoética”.

Estes estudos continuam, contudo, centrados em períodos históricos e áreas culturais  precisos, existindo ainda poucas abordagens comparatistas dessas poesias, com a excepção de alguns trabalhos transnacionais como os de Cornelia Gräbner e Arturo Casas sobre performance poetry em vários países (2012), de Claude Calame, Florence Dupont, Maria Manca e Bernard Lortat-Jacob sobre poesias orais e cantadas da Antiguidade à atualidade, numa perspectiva etnopoética (2010), ou o largo gesto antropológico de Jerome Rothenberg em Technicians of the Sacred (1968), que confrontava os happenings da vanguarda europeia com poesias e cantos rituais e tradicionais no mundo.

Com esta conferência internacional, propõe-se assim estimular uma perspectiva comparatista, interdisciplinar, transnacional e intermedia das poesias performativas, focando filiações, movimentos de circulação, intercâmbios entre poetas, formas artísticas e países, fenómenos de contaminação, de transposição mediática e de remediação, centrados nos séculos XX e XXI, com o objectivo de contribuir para uma visão alargada e renovada das várias formas de definir e praticar a poesia no mundo contemporâneo.

Entendemos por “poesia performativa”, práticas poéticas nas quais a realização do poema implica uma acção em directo e uma forma de participação física, seja do(a) poeta (pelo seu corpo ou a sua voz, imediata ou mediatizada), de um(a) intérprete (recitador(a), actor(triz), performer), ou do público, transformado em “co-enunciador”, que intervém directamente na elaboração do poema e do evento (respondendo, cantando, desafiando ou manipulando). Nesta definição aberta podem ser incluídas várias práticas, géneros, formas e denominações: poesia oral/aural, cantada, sonora, acústica, de intervenção, experimental, digital, spoken wordslam, rap, poesia radiofónica e televisual, e qualquer forma de arte performativa considerada (e reivindicada) como poesia, tendo ou não uma componente verbal.

Durante a conferência (dias 29 e 30), além de apresentações académicas, debates e conferencias plenárias, artistas iram apresentar a sua prática poética, em forma de sessões performativas.

A conferência​ será seguida do workshop “Evento Literário / Laboratório de escritas e poéticas em acção” de Cristian Fortepoeta e artista argentino residindo em Berlim (ver: https://crowd-literature.eu/cristian-forte/) (dia 31, participação mediante inscrição prévia, lugares limitados: poesiasperformativas@gmail.com).​

Programa completo e informações disponíveis aqui.

CFP em Português, Inglês e Francês disponível aqui

informação prática

  • Datas da conferência: 29-30 de Outubro 2018
  • Workshop de Cristian Forte: 31 de Outubro 2018 
  • Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Anfiteatro III e Sala B3
  • Horário: 9h30-19h (dias da conferência​); 11h-17h (dia do workshop)

Palestras/keynote speeches

  • Cristian Forte (poeta/artista, Alemanha)​​, “Del terror al error. Mecanismos de uso e instrumentos de cooperación en poesía” 
  • Cornelia Gräbner (Lancaster University, Reino Unido), “Comparative or Relational? Responding to Performance Poetry on 21st Century Ongoing Violence »
  • Rui Torres (Universidade Fernando Pessoa, Portugal), “Performative Poetry as Program, Programmed Poetry as Performance”

Actividade organizada no âmbito do projecto OFF-OFF Lisbon: Narrativas Urbanas Alternativas do grupo THELEME do Centro de Estudos Comparatistas (CEC-FLUL).

Programa / Program

Segunda-feira, 29 de Outubro / Monday, 29 October (Anfiteatro III)

9h-9h30 Registro / Registration

9h30-10h Sessão de acolhimento / Welcome session (CEC, THELEME, Organizing Committee)

10h-11h Keynote session

  • Cornelia Gräbner (Lancaster Uni.), “Comparative or Relational? Responding to Performance Poetry on 21st Century Ongoing Violence” [Eng.]   

Chair: Susana Araujo (Uni. de Lisboa)                                        

11h-11h30 Coffee-Break

11h30-13h Panel 1 - Intermedia poetry, new materialities

  • Enrique Ortiz Aguirre (Uni. Compl. Madrid), “De la sinestesia en poesía a la poética de la sinestesia, un discurso totalizador: Los círculos concéntricos de Alejandro Céspedes como poética de lo sublime” [Esp.]
  • Giana Schmitter (Uni. Sorbonne Nouvelle / Uni. Nacional de La Plata), “La expansión como estrategia: los videopoemas de Tálata Rodríguez” [Esp.]
  • Joy Courret (Uni. Bordeaux-Montaigne), “L'acte poétique d'Alejandro Jodorowsky: penser la poésie comme un art permanent” [Fra.]

Chair: Jeffrey Childs (Uni. Aberta / Uni. de Lisboa)                                                                       

13h-14h30 Almoço / Lunch (FLUL)

14h30-16h Performances

  • Florence Jou, “KALCES” (lecture-performance) [Fra.]
  • António Barros, "J'existe" (multimedia performance) [Port.]

16h-16h20 Coffee-break

16h20-17h20 Panel 2 - Subversion of languages and spaces, (in)discipline

  • Laura Fracalanza (Uni. de Lisboa), “Crossing genres and linguistic borders in contemporary Palestinian performative poetry” [Eng.]
  • Jeff Barda (Murray Edwards College, Cambridge Uni.), “Performer un ‘document poétique’ : les opéras pour non-musiciens de Franck Leibovici” [Fra.]                   

Chair: Cornelia Gräbner (Lancaster Uni.)                 

17h30-18h30 Keynote session

  • Rui Torres (Uni. Fernando Pessoa), “Performative Poetry as Program, Programmed Poetry as Performance” [Eng.]

Chair: Pénélope Patrix (Uni. de Lisboa)                                                                                                          

Terça-feira, 30 de Outubro / Tuesday, 30 October (Anfiteatro III)

9h30-10h30 Keynote session

  • Cristian Forte (Poet/Artist), “Del terror al error. Mecanismos de uso e instrumentos de cooperación en poesía” [Cast.]

Chair: Marta Traquino (Uni. de Lisboa)                                                                    

10h30-11h30

Panel 3 – Text, voice and sound, ‘spoken word’

  • Philippe Glâtre (Uni. Sorbonne Nouvelle / INALCO), “Les lieux de la culture des poésies orales : une anthropologie comparative depuis La Réunion” [Fra.]
  • Cynthia A. Ambiana (Uni. de Yaoundé), “Le slam-poésie dans l’espace camerounais francophone : formes d’expression et enjeux socioculturels ” [Fra.]

Chair: Pénélope Patrix (Uni. de Lisboa)             

11h30-12h Coffee-break

12h-13h30 Panel 4 – Experimental poetry, avant-gardes

  • Sandra Guerreiro Dias (Uni. de Coimbra), “Romance e arte da performance em Gabriel Rui Silva” [Port.]
  • Maria Elena Minuto (KU Leuven), “Writing, Drawing, Speaking, Performing. Arrigo Lora Totino And The Body Of Poetry” [Eng.]
  • Rosanna Gangemi (Uni. libre de Bruxelles/Uni. Sorbonne Nouvelle), “Tomaso Binga and Ketty La Rocca: a phenomenological aesthetics of bodies and words in 1960s and 1970s’ Italian performative poetry practices” [Eng.]            

Chair: Sandra Camacho (Uni. de Lisboa)                                                                                               

13h30-15hAlmoço / Lunch (FLUL)

15h-16h30 Performances

  • Nilson Muniz, “Palavra Corpo e Som” (spoken word) [Port.]
  • Collectif Anthropie, “Début” (multimedia performance) [Fra.]

16h30-16h50 Coffee-break

16h50-17h50 Panel 5 – Performing (digital) archives, digitisation of poetry

  • Gaëlle Théval (Uni. Sorbonne Nouvelle), “Poésies en performance sur le web : de l’archive à la vidéoperformance” [Fra.]
  • Celia Galey (Labex CAP/Uni. Panthéon-Sorbonne/Centre Pompidou), “Taping sound and sounding tape: from magnetic recording to poetic writing” [Eng.]

Chair: Rui Torres (Uni. Fernando Pessoa)                                                                                                               

18h-18h30 Mesa redonda & debate final / Round-table & closing debate

w/ keynote speakers, artists and orators

Day 3 / Dia 3 – 31/10 (Sala B4)

11h-17h Workshop w/ Cristian Forte

“Suceso Literario / Laboratorio de escrituras y poéticas en acción” 

Actividade organizada no âmbito do projecto OFF-OFF Lisbon: Narrativas Urbanas Alternativas do grupo THELEME do Centro de Estudos Comparatistas (CEC-FLUL), financiada por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/ELT/0509/2013.

URL : http://cec.letras.ulisboa.pt/eventos/destaque/conferencia-internacional-workshop-poesias-performativas-teorias-e-praticas-perspectivas-comparadas-2/

Lieux

  • Anfiteatro III - Faculdade de Letras, Alameda da Universidade
    Lisbonne, Portugal (1600-214)

Dates

  • lundi 29 octobre 2018
  • mardi 30 octobre 2018
  • mercredi 31 octobre 2018

Mots-clés

  • poésie, performance, comparatisme, poésie expérimentale, art digital, avant-gardes, slam, spoken word, poésie orale

Contacts

  • Pénélope Patrix
    courriel : poesiasperformativas [at] gmail [dot] com

URLS de référence

Source de l'information

  • Pénélope Patrix
    courriel : poesiasperformativas [at] gmail [dot] com

Pour citer cette annonce

« International conference & workshop “Performative poetry: theories and practices. Comparative perspectives” », Colloque, Calenda, Publié le jeudi 25 octobre 2018, https://calenda.org/498993

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