HomeP'arte da conversa #3: Short Circuit Actions in the public space

HomeP'arte da conversa #3: Short Circuit Actions in the public space

P'arte da conversa #3: Short Circuit Actions in the public space

P'arte da conversa #3

Artists, collectives and local communities experimenting and interrogating collective daily life

Ciclo de encontros em forma de conversa e mostra

*  *  *

Published on Wednesday, May 05, 2021 by Céline Guilleux

Summary

P’arte da conversa: meetings in the form of a conversation and a show (microexhibition, screening or performance) with artists and actors of contemporary artistic and cultural life, both Portuguese and international. Short Circuit Actions in the public space, with the collaboration of artists, collectives and local communities, to experiment, cross, interrupt and interrogate collective daily life.

 

Announcement

Ciclo de encontros P'ARTE DA CONVERSA, organizados pelo núcleo de investigação P’ARTE – pensar praticar partilhar perturbar provocar arte, grupo THELEME – Estudos Interartes e Intermedia, Centro de Estudos Comparatistas, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Programma

3 Outubro 2019

#1 - Cinema documental e de animação. Animavì Festival of animation cinema and poetic art. Filippo Biagianti e Simone Massi (realizadores e organizadores do festival), em conversa com Vanessa Montesi (investigadora, CEC-FLUL).

10 Dezembro 2020

#2 - Arquivo da Vila. Um arquivo para a re_activação do vínculo a um lugar. Marta Setúbal (arquitecta e mestre em estratégias de espaço), em conversa com Marta Traquino (artista e investigadora, CEC-FLUL).

7 de Maio (sexta-feira)

das 10h00 às 12h00 (hora local portuguesa, UTC+1). 

Memórias do Lugar. Os territórios da nova narração oral​

  • Com Luís Correia Carmelo, narrador oral e investigador (IELT-NOVA FCSH)
  • Ana Sofia Paiva, atriz, narradora oral e investigadora (IELT-NOVA FCSH e cooperativa Memória Imaterial)
  • e José Barbieri, diretor da cooperativa cultural Memória Imaterial
  • em conversa com Pénélope Patrix, investigadora (CEC-FLUL). 

Vídeo-conferência via zoom. Entrada livre com o link de acesso (ID da reunão: 833 5055 5359 / PIN: 935947).​

Sessão em português (questions in English, French and Spanish can be translated). 

Entrada livre. Não hesitem em partilhar a informação. ​

Sinopse

Luís Correia Carmelo e Ana Sofia Paiva fazem parte da nova geração de “narradores orais”. Recorrem à tradição portuguesa de contos, provérbios, canções e narrativas, cruzando-a com outras tradições do mundo, com histórias de vida, com ficções e poesias, para elaborar repertórios originais, compostos para cada situação. Manipulam objetos e instrumentos. Combinam a oralidade, a improvisação vocal e o trabalho corporal com o vídeo, o som e as novas tecnologias, criando eventos multimédia e interativos, que falam do passado, do presente e do futuro. Ambos são implicados em trabalhos de coleta e de transmissão de folclore poético e narrativo. 

Neste encontro em forma de conversa, falarão da sua prática de contadores profissionais, e mais particularmente, da relação que estabelecem com o lugar – o lugar enquanto espaço imaginário, presente ou ausente, onde nos trazem as historias contadas; enquanto espaço performativo, onde se desenvolve concretamente a atuação do contador; enquanto espaço público, que a intervenção do contador vai perturbar, transformar ou requalificar; enquanto memoria histórica e afetiva, coletiva ou intima, depositário das histórias que podemos partilhar e reinventar; e enquanto território – concreto ou virtual – que o narrador percorre na sua procura artística e patrimonial. 

Os dois convidados apresentarão diversos projetos - espetáculos, podcasts, roteiros culturais, intervenções artísticas - onde o lugar ocupa um papel central. 

Nomeadamente, evocarão a sua intervenção no projeto experimental e multimedia LU.GAR - territórios culturais, desenvolvido no âmbito do programa MEMORIAMEDIA – e-Museu do Património Cultural Imaterial pela cooperativa cultural Memória Imaterial, um projeto que “propõe mapear territórios culturais” em contextos urbanos para “inscrever novas narrativas que reinterpretem as memórias do lugar e criem novas vivências”, utilizando discursos e percursos artísticos. 

Contaremos com a participação de José Barbieri, fundador e diretor do projecto LU.GAR, para apresentar esse programa de recolha e de valorização das "narrações do lugar", e em particular, o registro em forma de mapa digital, acessível online, que desenrola formas artísticas produzidas a partir de encontros da equipa com habitantes de Alenquer, realizados em 2018-2019, para partilhar e recolher histórias e memórias ligadas à cidade.

Oradores

  • Luís Correia Carmelo nasceu em Lisboa em 1976, mas foi no Brasil que cresceu até 1991. É licenciado em Estudos Teatrais, Mestre em Estudos Portugueses (Representações da Morte no Conto Tradicional Português, Colibri, 2011) e Doutor em Artes, Cultura e Comunicação, com a tese Narração Oral: uma arte performativa. Colabora com o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Universidade Nova de Lisboa (IELT-NOVA FCSH) e o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve. Conta histórias desde 2003, em bibliotecas, escolas, associações, teatros e festivais, em Portugal e no estrangeiro. Criou projectos como os Contapetes, os Contapetes Bebés, a Barraquinha dos Contos, as Contatinas, entre outros. Ograniza encontros e conferências dedicadas à narração oral, tais como as duas edições de Narração Oral: Instrumento, Tradição e Arte, em Évora e Faro, ou Tales - Aprender com as histórias na sala de aula, em Beja. Cf. a sua página no website Narração oral – Narradores em Portugal. 
  • Ana Sofia Paiva nasceu em Lisboa em 1981. Formada pela Escola Superior de Teatro e Cinema, graduou-se em teatro e mais tarde especializou-se em Promoção e Mediação da Leitura na Universidade do Algarve. Paralelamente ao seu trabalho de actriz, dedica-se desde 2007 à narração de contos, dentro e fora de Portugal. É membro do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Universidade Nova de Lisboa (IELT-NOVA FCSH) e da cooperativa Memória Imaterial, onde trabalha como investigadora, transcritora e recolectora de folclore poético e narrativo. Cf. a sua página no website Narração oral – Narradores em Portugal. 
  • José Barbieri é diretor artístico e produtor do projeto LU.GAR (financiamento bianual DGARTES (2018-2022). Trabalha como webmaster e criador de bases de dados para projetos de investigação científica, artística e museológica (EULAC-MUSEUMS – European Union’s Horizon 2020 Research and innovation programme, www.eulacmuseums.net; MODERNISMO - Arquivo Virtual da Geração de Orpheu www.modernismo.pt; RELITROM - Revisões literárias: a aplicação criativa de romances velhos (séculos XV-XVII), https://relitrom.pt/). Desde 2008 é diretor da cooperativa "Memória Imaterial", ONG consultora do Comité intergovernamental da UNESCO para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial. É fundador e diretor do projeto MEMORIAMEDIA – e-Museu do Património Cultural Imaterial (www.memoriamedia.net). Formado pelo Curso superior de Teatro e Cinema (ESTC/Lisboa, 1981-1985), foi diretor de cenografia em ópera (Teatro Nacional de S. Carlos) e dança (Companhia Nacional de Bailado) entre 1985 e 1989, e professor de cenografia na Academia Contemporânea do Espectáculo, com passagens pela Escola Superior de Teatro do Porto, e lecionou ações de formação em técnicas e criatividade. Desde 1993, é criador, diretor artístico e produtor de performances multidisciplinares (Arte Pública, Beja e Memória Imaterial), realizador de documentários vídeo sobre a memória e a cultura popular, e formador em diversos workshops sobre registo vídeo etnográfico. ​

Mais informações no website do P’ARTE e na página facebook

Contacto: partecec@gmail.com

Date(s)

  • Friday, May 07, 2021
  • Saturday, October 03, 2020
  • Thursday, December 10, 2020

Keywords

  • conte, oralité, collecte, lieux de mémoire, cartographie digitale, narração, conto, oralidade, lugares de memória, mapa digital, recolhas

Contact(s)

  • pénélope patrix
    courriel : ppatrix [at] letras [dot] ulisboa [dot] pt

Reference Urls

Information source

  • pénélope patrix
    courriel : ppatrix [at] letras [dot] ulisboa [dot] pt

To cite this announcement

« P'arte da conversa #3: Short Circuit Actions in the public space », Lecture series, Calenda, Published on Wednesday, May 05, 2021, https://calenda.org/871283

Archive this announcement

  • Google Agenda
  • iCal
Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search