AccueilCadernos do Arquivo Municipal

*  *  *

Publié le mercredi 30 janvier 2013 par Marie Pellen

Résumé

O Arquivo Municipal de Lisboa vai lançar, em 2013, a segunda série da publicação Cadernos do Arquivo Municipal, que edita desde 1997 e conta já com 10 números publicados. Os artigos que os constituem incluem temas diversificados nas áreas da História e das Ciências Documentais, tendo como referência a documentação à guarda do Arquivo Municipal ou a prática arquivística no que se refere ao tratamento de séries documentais, à sua conservação, digitalização, entre outros.

Annonce

Apresentação

Os cadernos do Arquivo Municipal de Lisboa divulgam a história da cidade, dando a conhecer o património documental, à guarda da Divisão de Gestão de Arquivos, fazendo a ligação entre a instituição, os técnicos municipais, cidadão e a comunidade científica.

O Arquivo Municipal de Lisboa vai lançar, em 2013, a segunda série da publicação Cadernos do Arquivo Municipal, que edita desde 1997 e conta já com 10 números publicados. Os artigos que os constituem incluem temas diversificados nas áreas da História e das Ciências Documentais, tendo como referência a documentação à guarda do Arquivo Municipal ou a prática arquivística no que se refere ao tratamento de séries documentais, à sua conservação, digitalização, entre outros.

Nesta nova série, os Cadernos passam a ter uma periodicidade semestral e a incluir artigos escritos por investigadores internos e externos à instituição, nacionais e estrangeiros. O Arquivo está a preparar a candidatura da revista aos repositórios internacionais de publicações periódicas, de modo a tornar-se uma publicação arbitrada e indexada em coleções como a Web of Science, a Scielo ou a Redalyc.

Vimos deste modo convidar-vos a colaborar nesta nova série dos Cadernos, cujo o 1º número será lançado em junho do corrente ano. Para este número necessitamos que apresentem os vossos contributos até 28 de fevereiro.

Direcção:

Inês Morais Viegas

NORMAS DE COLABORAÇÃO

Os artigos que constituem os Cadernos do Arquivo Municipal incluem temas diversificados nas áreas da História e das Ciências Documentais, devendo centrar-se na documentação à guarda do Arquivo Municipal ou na prática arquivística no que se refere ao tratamento de séries documentais, à sua conservação, digitalização, entre outros.

Os artigos propostos, assim como outras contribuições significativas para a área científica da publicação, devem ser inéditos, pertinentes e inovadores. Não podem estar simultaneamente em fase de apreciação junto de outro editor. Os textos devem ser redigidos em língua portuguesa, no entanto poderão ser aceites artigos em espanhol, francês ou inglês, caso a pertinência do seu conteúdo justifique a sua inserção na revista.

A decisão sobre a publicação dos textos compete ao Conselho Editorial, depois de receber os pareceres dos revisores (referees) – que são vinculativos - num processo que assegurará o anonimato do autor. O Conselho Editorial terá de salvaguardar o facto de que 50% dos artigos publicados em cada número têm de pertencer a autores de fora da instituição Câmara Municipal de Lisboa, exigência de qualquer dos repositórios internacionais. Qualquer decisão tomada sobre as propostas recebidas será comunicada aos autores. A aceitação de um texto para publicação supõe a transmissão dos direitos de autor para o editor da Revista. Os direitos sobre as eventuais imagens introduzidas nos artigos, que não sejam reproduções relativas ao acervo do Arquivo, são da exclusiva responsabilidade dos autores.

Aos autores será facultada a revisão de uma prova tipográfica, a qual terá de ser devolvida à redação num prazo de duas semanas. Finalmente, a cada autor será oferecida uma cópia do artigo em formato digital (pdf) e 1 exemplar da Revista que contiver o seu texto, caso seja assegurada a impressão em suporte papel do respetivo número.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO E ELABORAÇÃO DE TEXTOS

Folhas A4 em formato digital, datilografados em ficheiro Word com tipo de letra Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas.

As imagens e gráficos deverão ser entregues em formato digital JPEG ou TIF, deverão ter uma resolução mínima de 300 dpi para uma dimensão igual à largura da mancha (12,4 cm). Para as imagens provenientes da base de dados do Arquivo deverá ser referido o código de referência.
O texto deve incluir:

  • Título. Subtítulo, se necessário.
  • Nome completo do autor, sem abreviaturas
  • Notas curriculares do autor (máximo 80 palavras) e o respetivo endereço eletrónico.
  • Resumo (máximo 150 palavras) em português e inglês.
  • Até 5 palavras-chave que caracterizem o conteúdo do artigo.
  • Texto do artigo original no máximo 25 páginas (cerca de 40000 caracteres).
  • Índice de todas as ilustrações (imagens, tabelas, etc.) numeradas sequencialmente, com legenda associada, e menção ao seu local exato a inserir no texto. A revista será impressa a uma cor, pelo que a reprodução de imagens será feita a uma cor.
  • As citações e referências a autores deverão ser feitas em notas de pé de página, tal como outras notas que deverão ser reduzidas em número e dimensão.
  • A bibliografia deverá estar no final do texto, organizada de acordo com a Norma Portuguesa (NP 405 1, 2, 3 e 4), e mencionar todos os autores citados ao longo do texto.
  • No caso de serem introduzidas citações de documentos históricos, as transcrições paleográficas devem seguir as normas definidas pelo Arquivo Municipal de Lisboa.

 Conselho Científico

  • Armando Luís Gomes Carvalho Homem – Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)
  • Dejanirah Couto (Professora Doutora L’École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris)
  •  Julio Cerdá Diaz (professor Doutor da Universidade de Alcalá, Espanha)
  • Hélder Carita (Professor Doutor da ESAD da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva)
  • André Teixeira  (Professor Doutor da FCSH da Universidade Nova de Lisboa)
  • Jorge Fonseca  (Doutor e investigador do Centro de História da Cultura da FCSH da Universidade Nova)
  • José Subtil  (Professor Catedrático da Universidade Autónoma de Lisboa)
  • Carlos Guardado da Silva (Arquivo Municipal de Torres Vedras/Prof. Doutor Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
  • Paulo Batista (Técnico Superior de Arquivo, Arquivo Municipal de Lisboa)
  • Flávio Borda d’Água Doutorando na Universidade de Genebra/pertence ao Musée Voltaire de Genève)
  • Sílvio de Almeida Toledo Neto (Professor Doutor em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo)

Catégories

Lieux

  • Rua B, Bairro da Liberdade, lote 3 a 6, piso 0
    Lisbonne, Portugal (1070-017)

Dates

  • jeudi 28 février 2013

Contacts

  • Marta Gomes
    courriel : marta [dot] gomes [at] cm-lisboa [dot] pt

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« Cadernos do Arquivo Municipal », Appel à contribution, Calenda, Publié le mercredi 30 janvier 2013, http://calenda.org/236135