AccueilO Portugal atlântico, europeu e lusófono: uma nação de portas abertas

*  *  *

Publié le lundi 21 janvier 2013 par Marie Pellen

Résumé

A presença dos Portugueses no mundo não é mais do que um reflexo de uma certa curiosidade tipicamente portuguesa, misturada com um empreendedorismo aventureiro, uma vontade inata de procurar descobrir onde nos leva o caminho. E, historicamente, o caminho levou-nos para todos os cantos do globo, desde o Oceano Atlântico e Mar Mediterrâneo ao Oceano Índico, do Mar do Sul da China até   ao Oceano Pacífico. Estas extensas viagens deram a oportunidade aos Portugueses de interagirem com culturas muito diferente. Mas deram-lhe também uma capacidade incomum para abrir as suas portas a outras culturas, outras formas de viver, de fazer negócios, de comunicar e de construir pontes e caminhos.

Annonce

Apresentação

"O tempo é de mudança. Os ventos da História continuam a soprar, independentemente de fronteiras, alianças e crises. Portugal foi, é e deverá continuar a ser um ponto de encontro e de intercâmbio de culturas. Hodiernamente não poder-se-á ignorar a importância da cultura, da política e da geografia na condução das aspirações dos povos. Portugal é um país atlântico, cuja vocação marítima continuará sendo um dos seus principais polos de desenvolvimento. Portugal é um país europeu, imbricado num processo de agregação de Estados no continente europeu, em que ainda não está definido o ponto final deste processo histórico. Portugal é um país lusófono, em que, em resultado de gestas passadas, a língua portuguesa percorreu oceanos e continentes, mas é no futuro que deveremos antever a importância das relações deste mundo lusófono.

Esperemos que este ciclo permita trazer não apenas perguntas, mas também algumas respostas, e que estes passos permitam restabelecer a confiança num Portugal de presente e futuro.
Convidamos todos os interessados a participar no ciclo de conferências, como observadores atentos deste novo ciclo da vida de Portugal e das Nações Amigas, enquanto périplo no desenvolvimento das relações culturais, históricas e políticas".

A PICOO - Plataforma Intercultural Ocidente Oriente, em colaboração com o NCEO - Núcleo de Cultura e Estudos Orientais, iniciou, em Novembro de 2012, um ciclo de conferências subordinado ao tema "Portugal Atlântico, Europeu e Lusófono: Uma Nação de Portas Abertas", a decorrer no Centro Nacional de Cultura, sito na Rua António Maria Cardoso, 68, em Lisboa.

Programa

26 de Novembro de 2012

18:30 – 19:30, Centro Nacional de Cultura

A Importância da Lusofonia nas Relações Internacionais

Orador: Prof. Dr. José Filipe Pinto

18 de dezembro de 2012

18.30– 19:30, Centro Nacional de Cultura

Um olhar português sobre o modelo de supervisão financeira de Macau

Oradora: Profª. Drª. Rute Saraiva

Local: Galeria Fernando Pessoa, Centro Nacional de Cultura (Largo do Picadeiro, 10 – 1º)

7 de Fevereiro de 2013

18.30– 19:30, Centro Nacional de Cultura

Tratos e amizades: chineses e portugueses nos mares do sul da China (século XVI)

Oradora: Mestre Anabela Leandro dos Santos

Resumo: A Crónica Anónima do Descobrimento e Conquista da Índia pelos Portugueses fornece-nos a desc rição daquilo que foi o primeiro contacto em Malaca, entre portugueses e chineses, celebrado com uma lauta refeição em conjunto, que causou impressões bem diversas nos seus intervenientes. Não obstante os o lhar e s europeus e asiáticos poderem ter reparado em coi sas distintas, ambos olharam na mesma direcção: este foi o intróito para o negócio de mercadorias e o acordo de preços, o assentamento de tratos e amizades.

Lieux

  • Centro Nacional de Cultura - Rua António Maria Cardoso, 68
    Lisbonne, Portugal (1249-101)

Dates

  • jeudi 07 février 2013
  • mardi 18 décembre 2012
  • lundi 26 novembre 2012

Contacts

  • Centro Nacional de Cultura
    courriel : info [at] cnc [dot] pt

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Pour citer cette annonce

« O Portugal atlântico, europeu e lusófono: uma nação de portas abertas », Informations diverses, Calenda, Publié le lundi 21 janvier 2013, http://calenda.org/236328