AccueilContratação de um/a investigador/a doutorado/a em ciências sociais e humanas

AccueilContratação de um/a investigador/a doutorado/a em ciências sociais e humanas

*  *  *

Publié le mercredi 20 février 2013

Résumé

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Laboratório Associado (LA) por contrato assinado com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia a 27 de Fevereiro de 2002, abre concurso, nos termos do referido contrato, para um lugar de investigador/a doutorado/a em regime de dedicação exclusiva.

Annonce

Edital

a. Descrição do Concurso:

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Laboratório Associado (LA) por contrato assinado com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia a 27 de Fevereiro de 2002, abre concurso, nos termos do referido contrato, para um lugar de investigador/a doutorado/a em regime de dedicação exclusiva.

b. Área Científica:

Ciências Sociais e/ou Humanas

c. Descrição temática do lugar a concurso:

Pretende-se que o/a candidato/a desenvolva trabalho em temáticas próximas das linhas de investigação dos Núcleos de Estudos (http://www.ces.uc.pt/nucleos/), bem como dos Programas de Doutoramento (http://www.ces.uc.pt/doutoramentos/) que são promovidos pelo Centro de Estudos Sociais. O CES dá prioridade aos/às candidatos/as que possuam ligações estabelecidas em redes de internacionais de investigação e demonstrem um bom registo de publicações em revistas e editoras internacionais de referência. A capacidade demonstrada na obtenção de financiamentos para a realização de projetos de investigação é, igualmente, bastante valorizada.

d. Critérios preferenciais, com a respectiva ponderação (para além de possuir o grau de doutorado à data de encerramento do concurso):

  1. Mérito científico absoluto (25%),
  2. Experiência profissional (25%),
  3. Adequação do perfil curricular aos objetivos e orientações estratégicas do CES (25%).

Os/As melhores candidatos/as selecionados/as à luz destes critérios serão avaliados/as através de um job talk e de uma entrevista a realizar nas instalações do CES, destinados a aferir as perspetivas de integração na dinâmica científica do Centro (25%).

e. Trabalhos a desenvolver:

Os investigadores/as selecionados/as, para além das atividades de investigação científica (onde se inclui a liderança de candidaturas para solicitação de financiamento para realizar projetos de investigação), devem participar em programas de doutoramento e colaborar em atividades de extensão, bem como assumir algumas tarefas de carácter organizativo ou administrativo no âmbito da vida corrente da instituição.

f. Legislação aplicável na celebração do contrato:

Código de Trabalho Lei Nº. 7/2009, de 12 de Fevereiro.

g. Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido nas instalações do Centro de Estudos Sociais ou noutros locais necessários à execução das atividades previstas, segundo planos de trabalho previamente aprovados pelo Conselho Científico do CES.

h. Duração do(s) contrato(s):

Os contratos terão a duração de um ano, renováveis, com início previsto para 1 de junho de 2013. Os contratos podem ser renovados, de acordo com a legislação laboral aplicável, em coincidência com a duração do estatuto de Laboratório Associado.

i. Natureza do contrato e montante do salário mensal:

Será celebrado um contrato de trabalho a termo certo, em regime de dedicação exclusiva, com um vencimento equiparado a Investigador/a Auxiliar (escalão 2). O salário ilíquido mensal é de 3.437 euros, com direito a subsídio de férias e de Natal, de acordo com o Código de Trabalho. Contudo, devido ao programa de austeridade implementado pelo Governo português, o vencimento foi reduzido durante o período de vigência do programa de assistência internacional, para o valor mensal ilíquido de 3.137 euros.

j. Outras informações complementares:

As despesas de deslocação dos/as candidatos/as pré-selecionados/as para os job talks e entrevistas serão suportadas pelo CES.

O Centro de Estudos Sociais reserva-se o direito à não contratação, no caso de nenhum dos/das candidatos/as corresponderem ao perfil desejado.

O CES promove a igualdade de oportunidades.

k. Composição do Júri de Selecção:

  • Boaventura de Sousa Santos - Presidente do júri
  • José Manuel Pureza
  • Pedro Hespanha
  • António Sousa Ribeiro
  • José Manuel Mendes

l. Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada a afixar nas instalações do Centro de Estudos Sociais, sendo o/a candidato/a aprovado/a notificado/a através de correio eletrónico. Os resultados do concurso serão comunicados aos/às restantes candidatos/as através de correio eletrónico.

Prazo limite de apresentação de candidatura:

31 de março de 2013

Forma de apresentação da candidatura:

As candidaturas deverão incluir carta de apresentação do/a candidato/a (justificando o seu interesse e a adequação aos interesses científicos e atividades do CES), Curriculum Vitae completo e cópia dos certificados de habilitação, assim como de um exemplar das publicações que consideram mais relevantes nos últimos cinco anos.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, na morada do Centro de Estudos Sociais durante o período de abertura do concurso, ou enviadas por correio, com carimbo da data de expedição até ao último dia do concurso, para a seguinte morada:

Centro de Estudos Sociais

Referência: CES-LA/2/2013

Colégio de S. Jerónimo

Apartado 3087

3000-995 Coimbra

Portugal

Para mais informações consultar www.ces.uc.pt ou contactar:

Tel. +351 239 855570 | Fax. +351 239 855589

Sobre o Centro de Estudos Sociais (CES)

O CES é uma instituição científica de investigação na área das ciências sociais e das humanidades, criado em 1978 com o estatuto de Associação Privada Sem Fins Lucrativos, com Utilidade Pública reconhecida. Em Fevereiro de 2002, foi concedido ao CES o estatuto de Laboratório Associado pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia. O CES é regularmente avaliado por peritos internacionais, tendo tido classificação "Excelente" em todas as ocasiões.

O CES conta hoje com 121 investigadores, 48 investigadores associados e 64 investigadores juniores provenientes de diversas áreas disciplinares das Ciências Sociais e das Humanidades, que integram os diferentes Núcleos.

O que fazemos

As atividades de investigação no CES são orientadas para o estudo das novas dinâmicas das relações sociais, quer na sociedade portuguesa, quer no âmbito das relações globais, nomeadamente das relações Norte-Sul. Para além da atividade principal de investigação, o CES presta também serviços especializados nestas áreas de estudo.

O CES tem vindo a oferecer um programa alargado de formação pós-graduada, em expansão, incluindo programas de doutoramento e pós-doutoramento. O CES desenvolve também, no âmbito do seu estatuto de Laboratório Associado, uma série de ações de Formação Avançada, com o objetivo de partilhar as conclusões das suas investigações com públicos mais alargados.

Como o fazemos

A investigação é frequentemente conduzida em parceria com uma grande variedade de instituições nacionais e internacionais. Estas parcerias traduzem-se no desenvolvimento de projetos em colaboração e, de um modo mais estável, no desenvolvimento de protocolos específicos de colaboração com outras instituições académicas ou instituições que atuam em áreas de investigação do CES. O CES também organiza a sua investigação através de Observatórios, resultantes de protocolos celebrados com entidades interessadas em beneficiar dos resultados da investigação do Centro.

Destaca-se ainda a Biblioteca Norte-Sul que, criada em 1998, visa reunir um acervo bibliográfico centrado em publicações periódicas dos países do Hemisfério Sul, nas áreas das ciências sociais e das humanidades.

Os nossos objetivos

* Promoção de novas epistemologias e estímulo à interação cultural de ideias como exercício de uma ecologia dos saberes;

* Apoio ao desenvolvimento de conceções progressivas de direitos humanos, na luta contra as desigualdades e discriminações raciais, sexuais, entre outras, e ao aprofundamento da democracia;

* Reforço da participação em redes nacionais e internacionais, com especial enfoque na cooperação Norte-Sul e na Europa e nas relações com os países de língua oficial portuguesa;

* Estímulo à participação democrática e à cidadania ativa no apoio à formulação de políticas públicas;

* Aprofundamento do conhecimento sobre a sociedade portuguesa numa perspetiva comparada, de modo a promover a diversidade de visões e os debates democráticos no seu seio;

* Promover os estudos pós-graduados e atividades de formação avançada de jovens investigadores, profissionais e cidadãos em geral, como forma de contribuir para a melhoria das capacidades societais para atingir uma melhor qualidade de vida.

A nossa estratégia

* Promover a investigação interdisciplinar e transdisciplinar, combinando contribuições de diversas áreas e tradições;

* Desenvolver novos e inovadores instrumentos e abordagens analíticas, teóricas e metodológicas capazes de compreender as especificidades e complexidades das sociedades contemporâneas;

* Disseminar o conhecimento científico, disponibilizando-o para múltiplas aplicações, através de iniciativas conjuntas com organizações da sociedade civil, instituições estatais e agências internacionais, bem como entidades da administração local, regional e nacional, no contexto português.

 

 

 

Lieux

  • CES-LA/2/2013 - Colégio de S. Jerónimo, Apartado 3087
    Coimbra, Portugal (3000-995)

Dates

  • dimanche 31 mars 2013

Contacts

  • Centro de Estudos Sociais
    courriel : ces [at] ces [dot] uc [dot] pt

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Licence

CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

Pour citer cette annonce

« Contratação de um/a investigador/a doutorado/a em ciências sociais e humanas », Bourse, prix et emploi, Calenda, Publié le mercredi 20 février 2013, https://doi.org/10.58079/mxv

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search