AccueilLugares, culturas, patrimónios. Jogos de contraponto nos campos lusófonos

Lugares, culturas, patrimónios. Jogos de contraponto nos campos lusófonos

Panel do V congresso da Associação Portuguesa de Antropologia

*  *  *

Publié le mardi 19 mars 2013 par Marie Pellen

Résumé

Trata-se de desenhar o perfil histórico das leituras antropológicas e dos usos patrimoniais das ligações entre lugares, culturas e heranças em contextos de espaços lusófonos, para discutir o poder contrapontual e de crítica da antropologia.

Annonce

Texto de apelo do panel :

Os usos políticos das culturas (nacionais, regionais, locais e étnicas) corresponderam a um paradigma de governança que ligava consubstancialmente culturas e lugares. Uma parte da antropologia (difusionismo, culturalismo, folclore) inscreveu-se nesta perspectiva, tendo sido instrumentalizada pelos poderes modernos. Contudo, a tríade lugar/cultura/herança foi radicalmente redefinida pelas análises da mobilidade e das migrações. A perspectiva desterritorializada das culturas põe em questão a continuidade entre espaço e pertença, até celebrar o não-lugar. A antropologia revela-se assim um contra-discurso real face às formas de localismo comuns. Não obstante, assistimos hoje a um retorno da mobilização do lugar nas dinâmicas patrimoniais que parece paradoxal vis a vis a estruturação desterritorializada das migrações. A partir da construção/desconstrução dos bens patrimoniais que têm historicamente uma relação privilegiada com o lugar, este painel pretende contribuir para desenhar essa evolução histórica, social e antropológica nos contextos espaciais lusófonos. Em concreto, vamos explorar três temas: o lugar na tradição antropológica lusófona; a "patrimonialização das diferenças culturais" durante e depois do colonialismo; o regresso do território nas políticas públicas atuais. Esperamos estudos de casos etnográficos e balanços teóricos nos campos lusófonos para evidenciar o jogo de contraponto entre a antropologia, os lugares e as culturas.

Link para submeter

http://www.nomadit.co.uk/apa/apa2013/panels.php5?PanelID=2364

Página do Congresso :

http://www.apantropologia.org/congresso2013/

Regras gerais para submeter uma proposta de communicação no V Congresso da APA :

A chamada para comunicações encontra-se aberta até 22 de Abril de 2013.

As propostas deverão incluir:

  • título da comunicação
  • resumo curto com até 300 caracteres
  • resumo com até 250 palavras.

A proposta poderá também especificar os meios audiovisuais necessários para a apresentação.

ATENÇÃO: Os resumos, as comunicações e as apresentações orais poderão ser feitas em português, castelhano ou inglês. Cada painel deverá indicar, após o nome do painel, as línguas que poderão ser utilizadas (PT-ES-EN).

Os interessados deverão consultar a lista completa dos painéis aprovados para identificarem o painel mais apropriado para a comunicação que irão propor. Na página do painel escolhido, a seguir ao resumo longo, deverão utilizar o link “propose a paper” e preencher o respectivo formulário electrónico.

Todas as propostas deverão ser feitas através do sistema informático utilizado pelo Congresso. As propostas não deverão ser enviadas por correio electrónico. Os coordenadores que queiram apresentar uma comunicação nos seus próprios painéis deverão também utilizar o formulário electrónico.

Depois de efectuada uma proposta, irá visualizar um écran que informará que a proposta foi submetida com êxito. Se tal não acontecer deverá apresentar a proposta novamente. Após a conclusão deste processo os coordenadores do painel receberão uma mensagem automatizada por correio electrónico, informando-os da nova proposta. Uma cópia dessa mensagem será também enviada ao proponente. Se não receber essa mensagem de confirmação, deverá em primeiro lugar verificar, na página de login (carregar no botão login do menu acima), se a sua proposta está aí registada. Se lá estiver, isto quererá dizer apenas que a mensagem de confirmação se perdeu, ou foi apanhada pelo seu filtro de spam; se lá não estiver, significa que houve algum problema, e que deverá apresentar a proposta novamente.

Todas as propostas serão assinaladas como pendentes até à conclusão da chamada para comunicações, quando os coordenadores terão de decidir quais as propostas aceites em cada painel. Logo a seguir à decisão, as propostas ficarão assinaladas, na mesma página, como aceites ou rejeitadas, e os coordenadores informarão os proponentes, individualmente, da sua decisão.

REGRAS

Cada participante só poderá apresentar uma comunicação no Congresso, embora possa, também, coordenar um painel ou sessão especial; ou ser comentador num painel ou sessão especial.

Os participantes poderão, obviamente, propor mais do que uma comunicação. Procuramos, contudo, desencorajar esta prática, porque em caso de aceitação múltipla haverá comunicações que terão de ser retiradas, prejudicando o programa e a organização dos painéis onde isso acontecer.

ESCLARECIMENTOS E INFORMAÇÕES SUPLEMENTARES

Podem ser pedidos a congresso@apantropologia.org.

Lieux

  • Campus da UTAD, Universidade de Trás-os-Montes
    Vila Real, Portugal (5001-801)

Dates

  • lundi 22 avril 2013

Mots-clés

  • Lugar, Antropologia, Lusofonia, Património, Identidades, Cultura

Contacts

  • Cyril Isnart
    courriel : isnart [at] uevora [dot] pt
  • Ema Pires
    courriel : epires [at] uevora [dot] pt

Source de l'information

  • Cyril Isnart
    courriel : isnart [at] uevora [dot] pt

Pour citer cette annonce

« Lugares, culturas, patrimónios. Jogos de contraponto nos campos lusófonos », Appel à contribution, Calenda, Publié le mardi 19 mars 2013, http://calenda.org/243085