HomeZonas de contacto

HomeZonas de contacto

Zonas de contacto

(De)bater o Fado

*  *  *

Published on Friday, June 10, 2022

Abstract

Num lugar carregado de simbolismo para o Fado — o Largo da Severa, na Mouraria —, reúnem-se especialistas académicos e alguns dos mais salientes protagonistas da atualidade da componente dançada deste género musical.

Announcement

Várias fontes documentais oitocentistas referem uma forma de expressão musical e coreográfica designada por Fado, popular entre as comunidades afro-brasileiras, que terá atraído a curiosidade não só da própria sociedade colonial luso-brasileira, mas também de alguns viajantes estrangeiros. Em traços largos, esta dança do Fado era então descrita como sendo lasciva, indecente, imoral, envolvendo pares ou rodas de corpos que se aproximam e afastam, em sequências de braços semierguidos, pernas ligeiramente fletidas, meneios de quadris e vigorosos toques nas coxas. O acompanhamento musical seria feito por um instrumento de corda e o movimento ritmado por palmas, estalidos de dedos e execução de sapateado.

Depois de décadas de (quase) invisibilidade da componente coreográfica do Fado, nos últimos anos, temos assistido à revivescência da dança em distintas criações artísticas. Num lugar carregado de simbolismo para este género musical — o Largo da Severa, na Mouraria —, reúnem-se especialistas académicos e alguns dos mais salientes protagonistas da atualidade desta componente dançada. A conversa entre os intervenientes abordará o que os move a perseguir esta peugada, que nexos se podem estabelecer entre a dança contemporânea do Fado e os seus vestígios históricos, como lidaram com lacunas de registos e a interferência de imaginários e efabulações. Trata-se, afinal, de um encontro sobre a(s) dança(s) do Fado, entre o que porventura terá sido antes e o que necessariamente poderá ser agora.

Organização: Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), Museu do Fado e Maria da Mouraria.

Com: Ana Gonçalves, Cláudia Petrina, Djuzé Neves, Hélder Moutinho, Jonas & Lander, José Machado Pais, Paulo Raposo e Rui Vieira Nery.

Places

  • Maria da Mouraria - Largo da Severa
    Lisbon, Portugal (1100-588 Lisboa)

Event attendance modalities

Full on-site event


Date(s)

  • Monday, June 27, 2022

Keywords

  • fado, música, dança

Contact(s)

  • Ana Gonçalves
    courriel : goncalves [dot] amf [at] gmail [dot] com

Information source

  • Ana Gonçalves
    courriel : goncalves [dot] amf [at] gmail [dot] com

License

CC0-1.0 This announcement is licensed under the terms of Creative Commons CC0 1.0 Universal.

To cite this announcement

« Zonas de contacto », Conference, symposium, Calenda, Published on Friday, June 10, 2022, https://doi.org/10.58079/192f

Archive this announcement

  • Google Agenda
  • iCal
Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search