HomeArquivo Companhia Maior

HomeArquivo Companhia Maior

Arquivo Companhia Maior

Bolsa de investigação para mestrando/a

*  *  *

Published on Wednesday, September 14, 2022 by Elsa Zotian

Summary

Está aberto concurso para a atribuição de 1 bolsa de investigação para Mestrando/a no âmbito da instituição de I&D IHA – Instituto de História da Arte, NOVA FCSH, e do IHA seed-project Arquivo Companhia Maior. Este IHA seed-project surge na sequência do trabalho desenvolvido pela investigadora integrada no IHA – Professora Doutora Paula Varanda – associado à Companhia Maior Associação Cultural. Ao longo dos seus 12 anos de existência, esta Companhia de dança e teatro, única em Portugal, tem investido os seus recursos humanos e financeiros na consolidação do seu perfil artístico, sendo reconhecida pelo meio artístico e pelos pares como uma estrutura capaz de desenvolver projetos artísticos de qualidade apresentados em Teatros de referência e em colaboração com artistas jovens com carreiras consolidadas no contexto interdisciplinar da criação contemporânea.

Announcement

Apresentação

O/A investigador/a integrará a equipa do projeto “Arquivo Companhia Maior”. Este IHA seed-project surge na sequência do trabalho desenvolvido pela investigadora integrada no IHA – Professora Doutora Paula Varanda – associado à Companhia Maior Associação Cultural. Ao longo dos seus 12 anos de existência, esta Companhia de dança e teatro, única em Portugal, tem investido os seus recursos humanos e financeiros na consolidação do seu perfil artístico, sendo reconhecida pelo meio artístico e pelos pares como uma estrutura capaz de desenvolver projetos artísticos de qualidade apresentados em Teatros de referência e em colaboração com artistas jovens com carreiras consolidadas no contexto interdisciplinar da criação contemporânea. A Companhia Maior é composta por artistas maiores de 60 anos de idade, vindos de diversos quadrantes da atividade artística e cultural. Foi criada em 2010, por iniciativa de Luísa Taveira, com a missão de promover a criatividade na idade maior. Este projeto tem como finalidade a reunião, recuperação, catalogação, reprodução, digitalização do arquivo da Companhia Maior, lançando-nos à organização da memória do trabalho realizado, de forma sistemática e rigorosa, com vista à sua conservação para disponibilização futura. O projeto tem também o apoio da Direção Geral das Artes e enquadra-se na área da investigação da história contemporânea das artes performativas em Portugal.

Concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestrando/a no âmbito da instituição de I&D IHA – Instituto de História da Arte [UIDB/00417/2020], NOVA FCSH, e do IHA seed-project ARQUIVO COMPANHIA MAIOR, financiada por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:

Área

  • Área Científica: Artes e Humanidades ou Ciências da Comunicação
  • Área Científica específica: História da Arte Contemporânea, Artes performativas – Dança ou Teatro, Ciências da Comunicação

Requisitos de admissão

  1. Licenciatura em História da Arte, Artes performativas ou História com média final não inferior a 14 valores;

  2. Frequência de um mestrado em História da Arte, Artes Performativas (Dança ou Teatro), ou Ciências da Comunicação

  3. Experiência de investigação documental em História da Arte Contemporânea, Artes Performativas ou Comunicação;

  4. Bom nível de inglês falado e escrito.

Em cumprimento do disposto no artigo 6º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (Reg. n.º 950/2019):– Bolsa de investigação (estudante de mestrado):a) estar inscrito num mestrado integrado ou num mestrado.

Os graus académicos obtidos em países estrangeiros necessitam de registo por uma Instituição portuguesa, de acordo com o Decreto-lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, e a Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação do certificado é obrigatória para a assinatura do contrato. Mais informação poderá ser obtida em: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374

Plano de trabalhos

  • Pesquisa, registo e análise de documentação e informação relativa ao trabalho da companhia portuguesa de dança e teatro – Companhia Maior, desenvolvido desde 2010, incluindo registo digital dos dados constantes em folhas de sala (com indicação de colaboradores, locais de apresentação, espetáculos e sua receção crítica, etc.), vídeos, fotografias, notícias e artigos de imprensa e outras fontes potenciais;

  • Catalogação desse material em base de dados digital e arquivo físico;

  • Colaboração com web designer na plataforma para disponibilização pública de conteúdos

  • Apresentar os resultados da sua investigação em reuniões regulares com as responsáveis do projeto e num relatório final a entregar no final da bolsa, e numa apresentação pública a agendar pela Direção do IHA.

Condições de emprego

  • Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, disponível em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf e https://dre.pt/application/file/a/127230968
  • Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido em Lisboa na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa – Colégio Almada Negreiros, Campus de Campolide -, enquadrado pelo Instituto de História da Arte da NOVA FCSH, sob a orientação científica da Prof.ª Doutora Paula Gouveia Varanda.
  • Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em novembro de 2022. O contrato de bolsa não poderá ser renovado.
  • Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €875,98, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas

O concurso encontra-se aberto no período de 15 de agosto a 16 de setembro de 2022.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae;

  • Certificado de habilitações;

  • Comprovativo de inscrição num Mestrado nas áreas disciplinares designadas como requisito;

  • Carta de motivação para integrar o projeto na qual se refira, se aplicável, o tema da dissertação de mestrado e a sua relação com o plano de trabalhos do projeto (1000 palavras máx).

No caso de graus académicos obtidos em instituições de ensino superior estrangeiras, é necessária a apresentação do reconhecimento dos graus obtidos, de acordo com o DL Nº 66/2018, de 16 de agosto; ou, em falta do reconhecimento no momento de candidatura, declaração sob compromisso de honra de que fará esse reconhecimento antes da contratualização da Bolsa em caso de ser o/a candidato/a selecionado/a. Não obstante, é obrigatória a apresentação do reconhecimento até ao momento de contratualização da bolsa.

As candidaturas deverão ser enviadas para o email bolsasiha@fcsh.unl.pt e para paulavaranda@fcsh.unl.pt com o seguinte assunto na mensagem: Bolsa BI Projeto ARQUIVO COMPANHIA MAIOR

Métodos de seleção

A seleção dos candidatos será feita mediante avaliação curricular, na qual serão ponderados: curriculum vitae (40%), experiência de investigação (20%), carta de motivação para integrar o projeto (40%).

Serão valorizados os candidatos que pretendam prosseguir o plano de trabalhos desenvolvido no âmbito deste projeto em dissertação de mestrado.

Consulte o edital completo aqui. / EURAXESS

Places

  • Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa
    Lisbon, Portugal

Date(s)

  • Friday, September 16, 2022

Keywords

  • bolsa, investigação, concurso, história da arte, arquivo

Contact(s)

  • IHA NOVA FCSH
    courriel : bolsasiha [at] fcsh [dot] unl [dot] pt

Reference Urls

Information source

  • IHA NOVA FCSH
    courriel : bolsasiha [at] fcsh [dot] unl [dot] pt

To cite this announcement

« Arquivo Companhia Maior », Scholarship, prize and job offer, Calenda, Published on Wednesday, September 14, 2022, https://calenda.org/1016339

Archive this announcement

  • Google Agenda
  • iCal
Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search