Conference, symposiumRepresentation
Subjects
Published on Wednesday, November 23, 2022
Abstract
Se a história global do cinema tem sido, por vezes, caracterizada como uma história de fantasmas, estão ainda por explorar as muitas configurações que essa metáfora pode adquirir no caso específico português. Reunindo um conjunto representativo de investigadores que se têm dedicado ao estudo do cinema em Portugal e/ou à problemática da espectralidade nos estudos artísticos, este encontro promoverá uma discussão ampla e diversificada, procurando examinar as singularidades do imaginário espectral do cinema português.
Announcement
Apresentação
Se a história global do cinema tem sido, por vezes, caracterizada como uma história de fantasmas, estão ainda por explorar as muitas configurações que essa metáfora pode adquirir no caso específico português. Reunindo um conjunto representativo de investigadores que se têm dedicado ao estudo do cinema em Portugal e/ou à problemática da espectralidade nos estudos artísticos, este encontro promoverá uma discussão ampla e diversificada, procurando examinar as singularidades do imaginário espectral do cinema português.
Na perspectivação desse imaginário, realizar-se-á um mapeamento dos seus afluentes, considerando diversos períodos históricos, cineastas (os/as mais célebres e também os/as menos discutidos/as) ou géneros (do melodrama à fantasia, do documentário ao cinema experimental).
As intervenções incidirão sobre cineastas e filmes que lidem com tópicos explicitamente associados à esfera da espectralidade (o fantasma, a morte, o sobrenatural, o invisível, a memória, o onírico, entre outros), mas também procurarão oferecer um entendimento tropológico ou operativo da questão (a dimensão espectral de certos aspectos técnicos, tais como o som ou a montagem, a assombração do cinema por outras artes — e vice-versa —, entre outros).
Este evento é organizado no âmbito do projeto de investigação do IELT Espectralidade: Literatura e Artes.
A entrada é livre. Programa aqui.
Programa
28 Novembro
(sala 209)
9:45 Abertura
10:00 • 11:30
- Maria Irene Aparício, Angélica ou o Fantasma do Cinema: Oliveira e a Génese das Imagens
- Pedro Florêncio, Passadores intempestivos (Manoel de Oliveira, António Reis, Manuela Viegas)
- Raquel Morais, Pedro Páramo (Margarida Cordeiro e António Reis)
11:50 • 13:00
- Paulo Cunha, Parábola e Quimera em Carlos Conceição
- Iván Villarmea Álvarez, Auto-representações em ausência (Rodrigues & Guerra da Mata / Gomes & Fazendeiro)
14:30 • 16:00
- Susana Viegas, Morte e Metamorfose (João Pedro Rodrigues)
- Rita Novas Miranda, Foras de campo: relembrar, rever, reescrever (Rita Azevedo Gomes)
- Ana Isabel Soares, Kuadradinhos e kamadas: alguns filmes de Edgar Pêra
16:15 • 17:30
- Guillaume Bourgois, Em Abril, fantasmas mil (Alberto Seixas Santos)
- Elisabete Marques, Passagens ocultas em Chá forte com limão (António de Macedo) 29 de Novembro
29 Novembro
(sala 217)
9:45 Abertura
10:00 • 11:30
- Ricardo Vieira, Lisboa O fantasma de uma ruína gótica (o filme assombrado de Bárbara Virgínia)
- Ana Bela Morais, Por entre escombros: Uma leitura de Ruínas e outras montagens (Manuel Mozos)
- Maria do Carmo Piçarra, Peles negras, máscaras brancas?: Mise en abîme em mascaradas filmadas/projectadas em situação colonial
11:50 • 13:00
- Filipa Rosário, Por onde voam os fantasmas? (Leonor Teles e Manuela Serra)
- Daniel Ribas, Animais, fantasmas e ruínas (Sandro Aguilar)
14:30 • 16:00
- Luís Mendonça, O fio que nos cose (Fernando Lopes)
- Tiago Ramos, Assombrações familiares em Sobre Tudo Sobre Nada (Dídio Pestana)
- Francisco Noronha, Nuvem, Sombra, Spira e outros fenómenos suspensivos: um excurso pelo cinema de Basil da Cunha
16:15 • 17:30
- Patrícia Castello Branco, Corpo, mente e natureza em O Fauno das Montanhas (Manuel Luiz Vieira)
- Joana Mello, A Dança dos Paroxismos (Jorge Brum do Canto)
30 de Novembro
(sala 217)
9:45 Abertura
10:00 • 11:30
- Caterina Cucinotta, A ilha dos amores: compêndio de fantasmas em frente e atrás da câmara
- José Bértolo, Assombrado por uma fotografia (Pedro Costa)
- Nuno Crespo, Espectros e aparições: o que é que as imagens vêem que eu não vejo?
11:50 • 13:00
- Sérgio Dias Branco, Um Espectro pela Europa: Transe (2006) de Teresa Villaverde
- Carlos Natálio, Espectralidade sónica: matéria e metáfora de criação. A partir de uma curta-metragem de Afonso Mota
14:30 • 16:00
- Margarida Medeiros e José Nicolau Pinto, João de Deus: fantasmas e fantasmagoria no cinema de César Monteiro
- José Duarte, Alice(s) (Marco Martins)
- Rita Benis, Intermitências Assombrosas (Inês Oliveira)
16:15 • 17:25
- Golgona Anghel, "Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio": dialogismo, sósias, contrafacções (João Botelho)
- Fernando Guerreiro, O Cerro dos Enforcados (1954): o problema da forma no fantástico português (Brum do Canto, Leitão de Barros, Fernando Garcia)
Subjects
- Representation (Main category)
- Mind and language > Language > Literature
- Mind and language > Representation > History of art
- Mind and language > Representation > Visual studies
Places
- Colégio Almada Negreiros, Campus de Campolide
Lisbon, Portugal (1099-032, Lisboa)
Event attendance modalities
Full on-site event
Date(s)
- Monday, November 28, 2022
- Tuesday, November 29, 2022
- Wednesday, November 30, 2022
Attached files
Information source
- Vilardouro Carolina
courriel : comunicacao [dot] ielt [at] fcsh [dot] unl [dot] pt
License
This announcement is licensed under the terms of Creative Commons CC0 1.0 Universal.
To cite this announcement
« Cinema Português: Uma história de fantasmas », Conference, symposium, Calenda, Published on Wednesday, November 23, 2022, https://doi.org/10.58079/1a11