Home«VAST: Values Across Space and Time» - Bolsa de investigação para doutorando

Home«VAST: Values Across Space and Time» - Bolsa de investigação para doutorando

*  *  *

Published on Wednesday, March 01, 2023

Abstract

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 bolsa de investigação para doutorando no âmbito do projeto VAST: Values Across Space and Time, do qual o IELT – NOVA FCSH é parceiro, financiado por fundos Europeus através da Comissão Europeia (H2020), na área científica de Literatura.

Announcement

Título

1 Bolsa de Investigação para Estudante de Doutoramento

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Estudante de Doutoramento no âmbito do projeto VAST- VALUES ACROSS SPACE AND TIME, Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT)/NOVA FCSH, com a referência VAST (EU 101004949), financiado por fundos Europeus através da Comissão Europeia (H2020), nas seguintes condições:

  • Área Científica: Literatura
  • Área Científica específica: Literatura Comparada/Literatura Tradicional

Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto.

Requisitos de admissão

  • Mestrado em Literatura;
  • Inscrição num ciclo de estudos de Doutoramento; - Fluência em língua inglesa e portuguesa.

Requisitos preferenciais

  • Conhecimentos de investigação literária e arquivística;
  • Interesse de investigação na relação entre literatura tradicional/contos de fadas e cultura;
  • Familiaridade com índices de contos nacionais e internacionais, como o ATU, e contos dos Irmãos Grimm;
  • Familiaridade com noções de humanidades digitais e gestão de bases de dados; - Capacidade de organização, independência e trabalho em equipa; - Familiaridade com noções de Museologia e Património Cultural.

Plano de trabalhos

O bolseiro de investigação desenvolverá tarefas no âmbito do projeto europeu VAST - VALUES ACROSS TIME AND SPACE, cujo principal objectivo é estudar a transformação de valores morais no espaço e no tempo, e a sua comunicação e percepção por diferentes públicos, captando, digitalizando, preservando e analisando as histórias e experiências daqueles expostos a esses valores.

O bolseiro trabalhará sob supervisão directa da Doutora Alba Morollon Diaz Faes, sob orientação científica geral da Doutora Sara Graça da Silva. 

A equipa portuguesa no consórcio participa no PILOTO 3: VALUES IN EUROPEAN FOLKTALES, e é composta pelo PI, investigadores pós-doutorados e mestrandos que trabalham temas que intersectam literatura, cultura e dados biofisiológicos. O bolseiro contratado participará em tarefas relacionadas com pesquisa científica, atividades de comunicação e disseminação, colaboração na escrita de publicações científicas e colaboração na organização de eventos, incluindo conferências e workshops.

Local de trabalho

O trabalho será desenvolvido nas instalações do Colégio Almada Negreiros da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e/ou em outros locais necessários para o desenvolvimento das actividades de investigação, sob orientação científica da Doutora Sara Graça da Silva e Doutora Alba Morollon Diaz Faes.

Duração da(s) bolsa(s)

A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em 1 de abril de 2023. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovável.

Valor do subsídio de manutenção mensal

O montante da bolsa corresponde a € 1144,64, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.

Métodos de seleção

Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular e entrevista. Os candidatos admitidos a concurso serão avaliados em duas fases: a primeira fase consistirá na avaliação curricular (AC) e a segunda na Entrevista (E), com as seguintes ponderações: AC 0-90 pontos e E 0-10 pontos. Apenas os candidatos com classificação da AC de 65 pontos ou mais passarão à segunda fase (E).

Os critérios de avaliação e classificação para os candidatos na fase da AC serão os seguintes:

  • Carta de motivação (15);
  • Publicações do candidato e sua relação com a posição a concurso (20);
  • Atividades de investigação consideradas de maior importância pelo candidato, relacionadas com a posição, incluindo experiência arquivística; conhecimento de métodos de digitalização e gestão de bases de dados (20);
  • Atividades de disseminação e/ou divulgação consideradas de maior importância pelo candidato, relacionadas com a posição a concurso, incluindo a participação na organização de reuniões científicas, comunicações apresentadas em reuniões científicas e a divulgação de conhecimento a públicos alargados (15 pontos);
  • Fluência comprovada em Inglês (20).

Composição do Júri de Seleção

Presidente: Alba Morollon Diaz Faes

1º Vogal efetivo: Diogo Marques 

2º Vogal efetivo: Carla Murteira

Vogal suplente: Sara Graça da Silva

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas

O concurso encontra-se aberto no período de 17 de fevereiro a 10 de março de 2023. 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae (máx. 4 páginas), com evidência dos elementos requeridos na AC;
  • Certificado de mestrado;
  • Inscrição em ciclo de estudos de doutoramento;
  • Carta de motivação (máx. 1 página);
  • Outros documentos comprovativos considerados relevantes.

No caso de graus académicos obtidos em instituições de ensino superior estrangeiras, é necessária a apresentação do reconhecimento dos graus obtidos, de acordo com o DL Nº 66/2018, de 16 de agosto; ou, em falta do reconhecimento no momento de candidatura, declaração sob compromisso de honra de que fará esse reconhecimento antes da contratualização da Bolsa em caso de ser o/a candidato/a selecionado/a.

Não obstante, é obrigatória a apresentação do reconhecimento até ao momento de contratualização da bolsa.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para gestao.ielt@fcsh.unl.pt com a referência VAST (EU 101004949) BPhD1 2023 / FCSH / IELT.

Forma de publicitação/notificação dos resultados

Os resultados finais da avaliação serão publicitados por e-mail através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

Após a comunicação da lista provisória dos resultados da avaliação, os candidatos dispõem de um período de 10 dias úteis para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia de interessados, nos termos dos artigos 121º e seguintes no Código do Procedimento Administrativo. A decisão final deve ser tomada no prazo máximo de 60 dias úteis após a conclusão da audiência prévia de interessados ou da consulta pública. 

Da decisão final pode ser interposta reclamação no prazo de 15 dias úteis, ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis, ambos após a respetiva notificação.  

Subjects


Date(s)

  • Friday, March 10, 2023

Attached files

Keywords

  • bolsa, literatura, doutorando

Information source

  • Carolina Vilardouro
    courriel : comunicacao [dot] ielt [at] fcsh [dot] unl [dot] pt

License

CC0-1.0 This announcement is licensed under the terms of Creative Commons CC0 1.0 Universal.

To cite this announcement

« «VAST: Values Across Space and Time» - Bolsa de investigação para doutorando », Scholarship, prize and job offer, Calenda, Published on Wednesday, March 01, 2023, https://doi.org/10.58079/1aob

Archive this announcement

  • Google Agenda
  • iCal
Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search