HomeLittérature et cinéma : allers-retours

HomeLittérature et cinéma : allers-retours

Littérature et cinéma : allers-retours

Literatura e cinema: idas e voltas

*  *  *

Published on Wednesday, March 29, 2023

Abstract

La recherche concernant les relations entre le cinéma et la littérature s’est longtemps concentrée sur la question de l’adaptation de la littérature au cinéma, une pratique relativement constante dans l’histoire de l’adaptation et sur laquelle se sont édifiées les Adaptation Studies. Ce colloque vise à prolonger la réflexion menée ces dernières années, pour mieux comprendre l’évolution des relations entre cinéma et littérature, au sein d’un champ de plus en plus complexe, où coexistent et se concurrencent une profusion de moyens de communication inter/transmédiaux et de supports pour les dispositifs artistiques et les systèmes de diffusion culturelle, au-delà de l’édition ou du cinéma.

Announcement

26 e 27 de outubro de 2023 | Universidade de Aveiro

Apresentação

O estudo das relações entre o cinema e a literatura centrou-se, durante muito tempo, na questão da adaptação da literatura para o cinema, prática relativamente constante na história das artes e sobre a qual se edificaram os Estudos da Adaptação (Adaptation Studies).

Os estudos comparativos ultrapassaram há décadas a aporia das noções de fidelidade/traição (Bazin, 1959) à obra original, nomeadamente sob a influência dos diálogos frutíferos entre os Estudos Literários e os Estudos Culturais - mais particularmente os Estudos Visuais e Intermediáticos.

Nas últimas década, a análise das zonas de contacto entre as duas artes tomou caminhos, extremamente produtivos com o exame de fenómenos/conceitos como:

  • a transculturalização, a hibridização ou a canibalização, para estudar representações culturais através da assimilação de fontes literárias do cânone ocidental (Stam, 1989, 2004);
  • as relações policêntricas e as redes de intertextualidades e intericonicialidades entre o cinema, a literatura e uma vasta gama de suportes e formatos mediáticos (banda desenhada, séries, jogos de vídeo, etc.); (Baetens & Lits, 2004);
  • a novelização, que se debruça sobre o processo de adaptação dos filmes à literatura e das bandas desenhadas ao cinema (Baetens & Cohen, 2019);
  • o género da escrita de projeção como modo de articulação, em romances contemporâneos, entre cinema e a literatura a partir da de projeção como dispositivo técnico e processo psíquico (Martin, 2019);
  • o papel do “arquivo” (correspondência, rascunhos, apontamentos, etc.) sobre a gênese da escrita do argumento nos processos de transmediação e de adaptação (Brunow, 2022).
  • o impacto das escolhas de tradução audiovisual nas adaptações da literatura ao cinema.

Este colóquio tem como objetivo prolongar a reflexão, sobre estas e/ou outras questões, levada a cabo nos últimos anos para melhor apreender a evolução das relações entre cinema e literatura, num espaço cada vez mais complexo, onde coexistem e competem cada vez mais meios de comunicação inter e transmédiáticas, suportes para dispositivos artísticos e sistemas de difusão cultural, para além da edição ou da indústria cinematográfica. Que tipo de "afinidades eletivas" entre literatura e cinema (Cléder, 2012) revelam e problematizam as dinâmicas culturais contemporâneas? Como escrever depois do cinema (Baetens & Cohen, 2019)? Que práticas existem dentro dos campos culturais inter/transmedia contemporâneos, que tipo de intervenção, que tipo de posicionamento assumem? Quais são os efeitos dessas práticas sobre a categorias tais como o género, a autoria, a autoridade textual, a narrativa, o personagem, etc. na transição do campo cinematográfico para o campo literário e vice-versa?

Sessões temáticas

Convidamos todos os interessados no diálogo entre literatura e cinema, e vice-versa, a se juntarem a este colóquio para dois dias de reflexão e discussão em torno dos seguintes eixos temáticos:

  1. Novos fenómenos e dinâmicas de transculturalização, hibridização ou canibalização entre literatura e cinema e vice-versa.
  2. Formas de intertextualidades e intericonicialidades entre cinema, literatura e outros suportes e formatos mediáticos nas culturas contemporâneas.
  3. Práticas e dispositivos artísticos inter/transmediais contemporâneos mobilizando o cinema e a literatura.
  4. Mutações autorais, formais e genéricas ou emergência de géneros inéditos.
  5. Tradução audiovisual e adaptações literárias no cinema.

Convidadxs

  • António Valente (Universidade de l’Algarve)
  • Eduardo Brito (realisador)
  • Florence Pellegrini (Universidade Bordeaux-Montaigne)
  • Jean Cléder (Universidade de Rennes 2)
  • João Botelho (realisador, Ar de Filmes)
  • Óscar Graça & Nuno Costa (compositores, músicos)

Submissão de propostas

  • Submissão de resumos: até 08 de julho de 2023

  • Comunicação aos autores da aceitação dos resumos: até 15 de julho de 2023
  • Data limite de inscrição: até 30 de julho de 2023
  • Programa provisório: 15 de setembro de 2023
  • Programa definitivo: 2 de outubro de 2023

Envie o título da comunicação, o resumo (250/300 palavras) e uma breve bio-bibliografia do(s) orador(es) (universidade de afiliação) para o seguinte endereço:

dlc-lc-idasevoltas@ua.pt

Organização

Eugénia Pereira & Marie-Manuelle da Silva

Comitê Científico

  • Anabela Dinis de Oliveira –Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • David Callahan – Universidade de Aveiro
  • Margarida Pereira –Universidade do Minho
  • Maria Eugénia Pereira – Universidade de Aveiro
  • Marie-Manuelle Silva – Universidade de Aveiro
  • Nelson Zagalo – Universidade de Aveiro
  • Orlando Grossegesse – Universidade do Minho
  • Sérgio Guimarães – Universidade do Minho

Inscrição

Com comunicação até 31 de Julho de 2023: 65 € - após 31 de Julho de 2023: 80 € (gratuito sem comunicação)

Bibliografia

Bazin, A. (1959). Qu’est-ce que le cinéma ? II : Le cinéma et les autres arts. Le Cerf.

Baetens, J., Lits, M. (Eds.). (2004). La novellisation. Du film au roman. Leuven University Press.   

Baetens, N.Cohen, N. (Eds). (2019). Écrire après le cinéma, Études Françaises, Volume 55, numéro 2, pp.115-133.

Cléder, J. (2012). Entre littérature et cinéma : Les affinités électives. Armand Colin.

Brunow, D. (2022). Towards an archival study of screenplay versions: the role of screenwriting research for adaptation studies, Interfaces, 47, pp.1-21.

Martin, M. (2019). Un nouveau genre dans la littérature française contemporaine ? In: R. Stam (1989). Subversive Pleasures. Bakhtine, Cultural Criticism and Film. The Johns Hopkins University Press.

Pawel, A. (2020). Translating the translated: the applicability of translated literary texts to the subtitling of their film adaptations. Perspectives – Studies in Translation Theory and Practice. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0907676X.2020.1815815

Stam, R. (1989). Subversive Pleasures. Bakhtin, Cultural Criticism and Film. Johns Hopkins University Press.

Stam, R. (2004). Literature Through Film: Realism, Magic, and the Art of Adaptation. Wiley-Blackwell.

Event attendance modalities

Full on-site event


Date(s)

  • Saturday, July 08, 2023

Keywords

  • literature, cinema, adaptation

Reference Urls

Information source

  • Marie-Manuelle Da Silva
    courriel : lc-idasevoltas [at] ua [dot] pt

License

CC0-1.0 This announcement is licensed under the terms of Creative Commons CC0 1.0 Universal.

To cite this announcement

« Littérature et cinéma : allers-retours », Call for papers, Calenda, Published on Wednesday, March 29, 2023, https://doi.org/10.58079/1atw

Archive this announcement

  • Google Agenda
  • iCal
Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search