HomeJane & Tarzan 100

HomeJane & Tarzan 100

*  *  *

Published on Wednesday, May 10, 2023

Abstract

O encontro assinala os 100 anos da publicação de Tarzan e o Leão de Oiro, de Edgar Rice Burroughs, publicado inicialmente, em 1922, em sete partes, na revista Argosy All-Story Weekly, num só volume, em março de 1923, e traduzido para português, por Raúl Correia, em 1981. Investigadores nacionais debaterão as representações artísticas de Tarzan e Jane, bem como das restantes personagens humanas e animais, nomeadamente o leão que também dá título ao romance, e os sistemas ecológicos em que as aventuras do casal tem lugar.

Announcement

8 maio '23 I 17h00 I Auditório | Entrada livre

Apresentação

Em outubro de 1912, o romancista norte-americano Edgar Rice Burroughs (1875-1950) começa a publicar, na revista Argosy All-Story Weekly, as primeiras aventuras de Tarzan e Jane, com o título Tarzan dos Macacos, narrativa que seria republicada como livro em junho de 1914. A série teve tanto sucesso que o autor escreveria, até à década de 40 do século XX, cerca de 25 romances sobre a dupla de heróis que se tornou um ícone da cultura popular, como o demonstram as sucessivas adaptações televisivas e cinematográficas para adultos e para o público mais jovem. 

O casal, as suas aventuras, bem como os contextos europeus e africanos em que se movimenta permitem-nos debater um vasto número de temas, como paisagens e sistemas ecológicos, colonialismo, direitos dos animais, (intersecção de) classe, género e etnia, representação intermedial da masculinidade e feminilidade (dos comics aos videojogos), determinismo biológico, relações entre humanos e animais, Tarzanmania, fandom e a indústria Tarzan/Burroughs, bem como a origem da personagem e a reelaboração de mitos (crianças ‘selvagens'; Rómulo e Remo; Kipling; Haggard; Paul Du Chaillu; J. W. Buell), entre outros.

O encontro organizado pelo CETAPS e pela BNP assinala os 100 anos da publicação do romance Tarzan e o Leão de Oiro, narrativa que surge inicialmente, no ano de 1922, em sete partes, na revista Argosy All-Story Weekly, num só volume, em março de 1923, e que é traduzido para português, por Raúl Correia, em 1981. Investigadores nacionais debaterão os contextos de produção e publicação das aventuras, as representações artísticas de Tarzan e Jane, da sua educação, bem como das restantes personagens humanas e animais, e os ambientes ecológicos e multissensoriais em que as aventuras do casal tem lugar.

Programa

17h00 Abertura, Carlos Ceia (coordenador do CETAPS, NOVA FCSH)

  • 17h10 Introdução "Tarzan & Jane, ícones intemporais da cultura popular", Rogério Miguel Puga (CETAPS, NOVA FCSH)
  • 17h20 "Edgar Rice Burroughs e as revistas pulp", Rui Mateus (CETAPS, NOVA FCSH)
  • 17h40 "A Educação de Tarzan", Isabel Oliveira (CETAPS, NOVA FCSH)
  • 18h00 "Paisagens acústicas (da selva) em Tarzan and the Golden Lion", Rogério Miguel Puga (CETAPS, NOVA FCSH)

18h20 Perguntas & respostas

Places

  • Biblioteca Nacional - Auditório - Campo Grande, 83
    Lisbon, Portugal (1749-081)

Event attendance modalities

Full on-site event


Date(s)

  • Monday, May 08, 2023

Keywords

  • Encontros BNP, Literatura, Tarzan & Jane, Cultura popular

Contact(s)

  • Maria Araujo
    courriel : caraujo [at] bnportugal [dot] gov [dot] pt

Reference Urls

Information source

  • Maria Araujo
    courriel : caraujo [at] bnportugal [dot] gov [dot] pt

License

CC0-1.0 This announcement is licensed under the terms of Creative Commons CC0 1.0 Universal.

To cite this announcement

« Jane & Tarzan 100 », Miscellaneous information, Calenda, Published on Wednesday, May 10, 2023, https://doi.org/10.58079/1b6i

Archive this announcement

  • Google Agenda
  • iCal
Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search