HomeRuy Cinatti: etnógrafo e poeta - 1 Bolsa de Pós-Doutoramento

HomeRuy Cinatti: etnógrafo e poeta - 1 Bolsa de Pós-Doutoramento

*  *  *

Published on Tuesday, May 21, 2024

Abstract

1 Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do projeto Ruy Cinatti: etnógrafo e poeta, que visa identificar, transcrever e traduzir recolhas de narrativas orais realizadas por Ruy Cinatti no "Timor Português", cruzando-as com a sua produção etnográfica e literária.

Announcement

Área Científica

Ciências Sociais e Humanidades

Áreas Científicas Específicas: Literatura Portuguesa, Literatura tradicional e oral, Antropologia

Requisitos de admissão

Obtenção de doutoramento na mesma área, há menos de 3 anos;

Fatores preferenciais

  • conhecimentos de paleografia e experiência de edição textual; 
  • comprovadas capacidades de organização e de expressão escrita e oral em português; 
  • autonomia comprovada em trabalhos de investigação.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas

O concurso encontra-se aberto no período de 15 a 28 de maio de 2024.

Plano de trabalhos

O bolseiro de investigação desenvolverá tarefas no âmbito do projeto Ruy Cinatti: etnógrafo e poeta, que se destina a identificar, transcrever e traduzir recolhas de narrativas orais realizadas por Ruy Cinatti em “Timor Português”, cruzando esta com a sua produção de cariz etnográfica e literária, nomeadamente a poética. As tarefas a desenvolver compreendem:

1. Organização, revisão de transcrições e preparação para edição de um conjunto de narrativas orais já recolhidas pela equipa do projeto no espólio pessoal de Ruy Cinatti;

2. Com base na tarefa 1 participará, como coautor, no capítulo introdutório da segunda parte de um livro comentado sobre recolhas de tradição oral efetuadas por Ruy Cinatti.

Local de trabalho

O trabalho será desenvolvido no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, sob a orientação científica do Professor Doutor Lúcio Manuel Gomes de Sousa e da Professora Doutora Isabel Barros Dias.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em julho de 2024. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovável.

Valor do subsídio de manutenção mensal

O montante da bolsa corresponde a 1801.00€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País. A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.

Métodos de seleção

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

1. Avaliação curricular académica; (50%)

2. Avaliação de percurso científico e profissional; (30%)

3. Mérito da carta de motivação (20%)

Composição do Júri de Seleção

Presidente: Professor Doutor Lúcio Manuel Gomes de Sousa

  • 1º Vogal efetivo: Professora Doutora Isabel Barros Dias
  • 2º Vogal efetivo: Professora Doutora Keu Apoema
  • Vogal suplente: Professor Doutor Vicente Paulino

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae (max. 7 pp.), acompanhado de evidência documental dos fatores preferenciais indicados nos requisitos de admissão; Carta de Motivação; Certificado do grau de doutoramento

concurso encontra-se aberto no períodode 15 a 28 de maio de 2024.

No caso de graus académicos obtidos em instituições de ensino superior estrangeiras, é necessária a apresentação do reconhecimento dos graus obtidos, de acordo com o DL Nº 66/2018, de 16 de agosto; ou, em falta do Av. Berna, n.º 26 C, 1069-061 Lisboa Colégio Almada Negreiros, 1099-032 Lisboa geral@fcsh.unl.pt tel.: (+351) 217 908 300 tel.: (+351) 217 908 301 fcsh.unl.pt 3 reconhecimento no momento de candidatura, declaração sob compromisso de honra de que fará esse reconhecimento antes da contratualização da Bolsa em caso de ser o/a candidato/a selecionado/a. Não obstante, é obrigatória a apresentação do reconhecimento até ao momento de contratualização da bolsa.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para gestao.ielt@fcsh.unl.pt com a referência BIPD RUY CINATTI 2024

Forma de publicitação/notificação dos resultados

Os resultados finais da avaliação serão enviados a todos os candidatos por mensagem eletrónica, através de lista ordenada por nota final obtida.


Date(s)

  • Tuesday, May 28, 2024

Attached files

Information source

  • Carolina Vilardouro
    courriel : comunicacao [dot] ielt [at] fcsh [dot] unl [dot] pt

License

CC0-1.0 This announcement is licensed under the terms of Creative Commons CC0 1.0 Universal.

To cite this announcement

« Ruy Cinatti: etnógrafo e poeta - 1 Bolsa de Pós-Doutoramento », Scholarship, prize and job offer, Calenda, Published on Tuesday, May 21, 2024, https://doi.org/10.58079/11oty

Archive this announcement

  • Google Agenda
  • iCal
Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search