HomeMemória e Revolução
Miscellaneous informationSociology
Subjects
Memória e Revolução
Ciclo de Cinema
Published on Friday, July 08, 2011
Abstract
Announcement
Enquadramento
Sendo por natureza de transição, os momentos revolucionários convocam uma convergência súbita de diferentes aspirações, visões do mundo e formas de conceber o futuro. No movimento colectivo que as revoluções representam, o consenso quanto à necessidade de ruptura e mudança, catalizador das energias de transformação, convive com uma tensão forte: a que se estabelece entre o plano dos contornos programáticos, teóricos e ideológicos, que substanciam o impulso de reorganização da vida social, e o plano das realidades e vivências concretas, das oportunidades e possibilidades de reconfigurar quotidianos, nas suas múltiplas escalas, sentidos e dimensões. A construção colectiva de um «mundo novo» obriga portanto a interacções intensas entre utopias e vivências, ao confronto de experiências, linguagens, conhecimentos e expectativas distintas. É a condição dos diferentes sujeitos que está afinal em jogo, nas suas trajectórias e no que os define, sendo através do seu confronto que se tecem as malhas, por essa razão imprevisíveis, dos processos revolucionários. O ciclo sobre "Revolução e Memória" pretende lançar uma perspectiva sobre estas tensões a partir de um conjunto de visões sobre momentos marcantes do processo revolucionário português.
PROGRAMA
29 de Junho, quarta-feira (21h00)
"Torre Bela" de Thomas Harlan [Portugal/Itália/Alemanha, 1977, 55 minutos]
Sinopse: No dia 23 de Abril de 1975, cinco semanas depois do golpe de 11 de Março e dois dias antes do aniversário da revolução, 500 desempregados da região de Manique, no Ribatejo juntam-se num movimento campesino e ocupam as quatro propriedades de Dom Manuel de Bragança, o Duque de Lafões. Antiga propriedade de exploração agrícola, Torre Bela não é mais do que uma imensa reserva de caça alugada aos amigos da família e lugar de encontro da polícia política secreta, a PIDE, com a CIA e os serviços sul-africanos.
Comentadora : Paula Godinho
6 de Julho, quarta-feira (21h00)
"A Lei da Terra" de Alberto Seixas Santos e Solveig Nordlund (Grupo Zero) [Portugal, 1977, 75 minutos]
Sinopse: A Lei da Terra é um documentário assinado pela cooperativa de filmes Grupo Zero, sendo a sua realização atribuída a Alberto Seixas Santos. Ideologicamente empenhado no apoio da luta dos trabalhadores, o documentário opta por uma abordagem de estilo objectivo: há uma narração em voz off que expõe os factos e contextualiza historicamente a luta dos trabalhadores agrícolas alentejanos. Pela voz de alguns entrevistados, declaram-se as condições de vida relativas ao emprego sazonal, ao trabalho jornaleiro incerto e árduo, às caminhadas longas, à fome e à miséria. Através de testemunhos, explica-se como as cooperativas se organizaram para trabalhar as terras abandonadas. Neste salto do particular para o geral, o exemplo tomado como regra cumpre uma função de validação e assume uma posição partidária da luta.
"Luta do Povo: Alfabetização em Santa Catarina" de CooperativaGrupo Zero (com coordenação atrubuída à cineasta Solveig Nordlung) [Portugal, 1976, 25 minutos]
Sinopse: O golpe de Estado de 1974 desencadeou um processo revolucionário em que a modificação radical das relações que até então se processavam no seio da família, no trabalho e no conjunto da sociedade jamais permitiu retrocesso. Se muitos tentam pintar esse processo convulsivo, e inevitavelmente conturbado, como um desastrado momento de rebeldias gratuitas e simplesmente folclóricas, este filme da Cooperativa Grupo Zero contém a resposta mais cabal que poderemos dar a tais interpretações analiticamente pouco sérias. Naqueles anos de brasa, raras vezes se filmou tão judiciosamente o povo tomando nas mãos o seu futuro. Na aldeia Santa Catarina, no Alto Alentejo, o povo discute a sua vida, os seus valores, as suas necessidades. Um dos pontos de encontro é o curso de alfabetização. Alfredo é um dos alunos. Homem feito e "crestado" do trabalho na terra, só aos 44 anos pode finalmente a ler e a escrever o essencial,porque em pequeno tinha sido tempo de "trabalhar, passar fome e levar porrada." Com o advento da democratização, aprenderá as letras e com elas mais do que é a política, a participação no pulsar colectivo da sua comunidade, a vida organizada e livre de peias na cooperativa agrícola a que pertence.
Comentador : António Loja Neves
[Nota biográfica: Nasceu na Madeira. Jornalista do Expresso. Tem desenvolvido actividades em torno do cinema, como divulgador, programador e crítico. Realizou alguns filmes na área do documentário. Organizou ciclos e festivais no Brasil, em Portugal, em Moçambique, em Cabo Verde, em Timor-Leste, na Irlanda, em França e na Galiza. Foi fundador da revista Cinearma, e chefe de redacção da Cinema em Português. Fez parte da redacção do semanário África e de revistas como Cinema e Camões, entre outras, portuguesas e estrangeiras, onde colaborou mais esporadicamente. Participou na fundação da Federação Portuguesa de Cineclubes e também da AporDoc - Associação Portuguesa pelo Documentário. Pertence aos corpos gerentes da Associação Portuguesa de Realizadores].
13 de Julho, quarta-feira (21h00)
"Outro País" de Sérgio Tréfaut [Portugal, 1999, 70 minutos]
Sinopse: Dezenas de cineastas, fotógrafos e jornalistas, vindos dos quatro cantos do planeta, viram-se envolvidos na revolução dos cravos, e possuem arquivos preciosos. Numa série de entrevistas a estes viajantes, Sérgio Tréfaut confronta o entusiasmo antigo com o olhar contemporâneo. Em alguns casos, segue os mesmos autores para retratar o estado presente do país e reencontrar as personagens fotografadas e filmadas em 1974/75.
Comentador: Sérgio Tréfaut
"Casas para o Povo" de Catarina Alves Costa [Portugal, 2010, 20 minutos]
"Paredes meias" de Pedro Mesquita [Portugal, 2009, 53 minutos]
Sinopse: O Bairro da Bouça é um projecto de habitação económica situado numa das zonas mais nobres da cidade do Porto, da autoria de Álvaro Siza Vieira, cuja construção iniciou-se em meados dos anos 70 e que apenas recentemente foi concluído. Destinada a famílias vivendo em condições degradadas – nas chamadas “ilhas” – esta obra nasceu do traço genial de um dos mais conceituados arquitectos contemporâneos. Um bairro “inacabado”, cuja génese remonta à Revolução dos Cravos, e onde os moradores participaram activamente na concepção e implementação do projecto. Três décadas depois, 60 famílias preparam-se agora para acolher seus novos vizinhos: jovens atraídos pela possibilidade de morar no centro da cidade em casas simples e acessíveis.
Comentadora: Catarina Alves Costa (a confirmar)
21 de Julho, quarta-feira (21h00)
"As Operações SAAL" de João Dias [Portugal, 2007, 90 minutos]
Comentador: José António Bandeirinha
[Nota biográfica: É arquitecto pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto (1983). Exerce profissionalmente e é professor associado do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em 2002 com uma dissertaçãoo intitulada O Processo SAAL e a Arquitectura no 25 de Abril de 1974.
Tomando como referência central a arquitectura e a organizaçãoo do espaço, tem vindo a dedicar-se ao estudo de diversos temas: cidade, teatro, cultura.
É investigador do Centro de Estudos Sociais.
ÉDirector do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.
Organização:
Casa do Brasil e Centro de Estudos Sociais
Subjects
- Sociology (Main category)
- Society > Ethnology, anthropology > Social anthropology
- Mind and language > Representation > Visual studies
Places
- Rua Luz Soriano, 42
Lisbon, Portugal
Date(s)
- Wednesday, June 29, 2011
- Wednesday, July 06, 2011
- Wednesday, July 13, 2011
- Thursday, July 21, 2011
Contact(s)
- Casa do Brasil
courriel : secretaria [at] casadobrasildelisboa [dot] pt
Reference Urls
Information source
- Marta Maia
courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr
License
This announcement is licensed under the terms of Creative Commons CC0 1.0 Universal.
To cite this announcement
« Memória e Revolução », Miscellaneous information, Calenda, Published on Friday, July 08, 2011, https://calenda.org/204931