Accueil1961: o ano de todos os perigos

Accueil1961: o ano de todos os perigos

*  *  *

Publié le mardi 04 octobre 2011

Résumé

O ano de 1961 foi, para o regime salazarista, o ano de todos os perigos, vindo a revelar-se como o annus horribilis do ditador. Em distintos contextos, múltiplos acontecimentos marcariam esse ano, prenúncio do final do regime colonial-fascista português. Porque uma das linhas de orientação temática do CES aposta no aprofundar do conhecimento sobre o espaço de expressão portuguesa – e sobre as suas ligações históricas – este conjunto de sessões procura reflectir sobre um espaço unido por várias histórias e lutas.

Annonce

Enquadramento

O ano de 1961 foi, para o regime salazarista, o ano de todos os perigos, vindo a revelar-se como o annus horribilis do ditador. Em distintos contextos, múltiplos acontecimentos marcariam esse ano, prenúncio do final do regime colonial-fascista português. Porque uma das linhas de orientação temática do CES aposta no aprofundar do conhecimento sobre o espaço de expressão portuguesa – e sobre as suas ligações históricas – este conjunto de sessões procura reflectir sobre um espaço unido por várias histórias e lutas.

Em 2011 passam 50 anos sobre esse ano de todos os perigos. Boa ocasião para recordar factos muitas vezes esquecidos, ouvindo os seus protagonistas, enquadrando-os na história comum que une Portugal e os países em que se transformaram – ou se integraram – as suas possessões coloniais.

Logo no início de Janeiro de 1961 tem lugar em Angola um levantamento de trabalhadores da Cotonang, protestando contra as condições de trabalho impostas pela companhia algodoeira. Os protestos são rapidamente reprimidos pelo exército português, mas anunciam o início da luta armada de libertação de Angola, marcada pelo ataque à cadeia de S. Paulo, em Luanda, a 4 de Fevereiro e pelo levantamento armado – que Mário Pinto de Andrade classificava como “jacquerie” – conduzido pela UPA em 15 de Março.

Entretanto, a 22 de Janeiro, elementos do Directório Revolucionário Ibérico de Libertação – congregando militantes da União de Combatentes Espanhóis e do Movimento Nacional Independente, português – apoderam-se do paquete Santa Maria, da Companhia Colonial de Navegação, que rebaptizam de Santa Liberdade, conseguindo uma cobertura noticiosa internacional e abalando profundamente o regime de Salazar.

Em Abril, a crise vem, não da oposição, mas do interior do regime, através da tentativa de golpe liderada pelo Ministro da Defesa, Júlio Botelho Moniz.
Em Junho, cerca de cem estudantes oriundos das colónias portuguesas em África que se encontram em Portugal abandonam clandestinamente o país, muitos deles para se juntarem aos movimentos de libertação.

A abolição do Estatuto do Indigenato, associado a outras reformas, em Setembro, chega demasiado tarde para travar a acção dos movimentos de libertação das colónias, entretanto reunidos na Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas, CONCP.
A 10 de Novembro, Hermínio da Palma Inácio comanda o desvio do Super-Constellation da TAP Mouzinho de Albuquerque, a fim de lançar sobre Lisboa milhares de panfletos apelando à revolta contra a ditadura.

A 18 de Dezembro, tropas da União Indiana ocupam os territórios de Goa, Damão e Diu. Salazar ordena que as tropas portuguesas lutem até à última gota de sangue, mas o governador, general Vassalo e Silva, recusa-se a obedecer à ordem do Presidente do Conselho e opta pela rendição.

E, na noite de fim de ano, uma tentativa frustrada de assalto ao quartel de Infantaria 3, em Beja, leva à morte do então sub-secretário de Estado do Exército, tenente-coronel Jaime Filipe da Fonseca.

Organização: Maria Paula Meneses e Diana Andringa.

Nota: Evento associado ao Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito

 O ciclo de seminários 1961: o ano de todos os perigos realiza-se de 19 de fevereiro a 10 de dezembro de 2011, no CES-Lisboa, Picoas Plaza, Rua do Viriato, Lj. 117-118 (Portugal)

Programa

Fevereiro, 19

Título: Porque rugem as ondas do mar: Desvio do Santa Maria. Ataque à prisão de S. Paulo. Descontentamento militar. Lutas civis.
Orador: Fernando Rosas
Filme: "Santa Liberdade"

Março, 18

Título: Do rio que tudo arrasa se diz que é violento. Nacionalismo angolano. Início da luta de libertação em Angola
Oradores: Fidel Reis e Adolfo Maria
Filme: Sambizanga

Abril, 16

Título: A floresta é cheia de vida... Primeiros passos da luta armada de libertação nacional. Conflitos UPA/MPLA. Em Moçambique, a oposição branca procura o seu caminho...
Oradores: Manuel dos Santos Lima (Angola) e Eduardo Medeiros (Moçambique)
Filme: "Lumumba", de Raoul Peck (2000)

Maio, 14

Títulos: Para Angola, rapidamente e em força!
Oradores: Mário Brochado Coelho, Levi Baptista
Filme: "L'Ennemi intime" de Florent Emilio Siri (2007)

Junho, 25

Título: Fugir para lutar. Fuga de estudantes africanos em Portugal
Oradores: Luísa Almeida, Tomás Medeiros, Virgínia Liahuca

Setembro, 24

Título: Portugueses, mas não tanto...
Orador: Adriano Moreira
Filme: "Catembe" (1965) de Faria de Almeida

A sexta conferência do Ciclo 1961: o ano de todos os perigos, com o título Portugueses, mas não tanto..., tem lugar no sábado, dia 24 de setembro, pelas 15h00.

Resumo: Em Setembro de 1961 é abolido o Estatuto do Indigenato, uma das peças legislativas fundamentais do sistema colonial português em África. Numa altura em que os ventos de mudança sopravam em África, o que significou a abolição do Estatuto?

Orador: Adriano Moreira

Exibição do documentário "Catembe" [Moçambique, 1965, 45’], do realizador Faria de Almeida, que procurou fixar nele o quotidiano de um bairro popular de Lourenço Marques. Antes de ter sido alvo de cortes pela censura do regime salazarista, integrava sequências de ficção com sequências documentais. A sua exibição acabou por ser proibida durante o período do Estado Novo. [Trailer em http://youtu.be/sPIaaXtEYcc]

Outubro,15 ou 22

Título: As mulheres e a guerra

Novembro, 12 ou 19

Título: A PIDE em Portugal e nas colónias

Dezembro,10

Título: Libertação de Goa
Título: Golpe de Beja

Lieux

  • Picoas Plaza, Rua do Viriato, 13, Lj. 117/118 (CES-Lisboa)
    Lisbonne, Portugal

Dates

  • samedi 19 février 2011
  • vendredi 18 mars 2011
  • samedi 16 avril 2011
  • samedi 14 mai 2011
  • samedi 25 juin 2011
  • samedi 24 septembre 2011
  • samedi 22 octobre 2011
  • samedi 19 novembre 2011

Contacts

  • CES-Lisboa #
    courriel : ceslx [at] ces [dot] uc [dot] pt

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Licence

CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

Pour citer cette annonce

« 1961: o ano de todos os perigos », Cycle de conférences, Calenda, Publié le mardi 04 octobre 2011, https://doi.org/10.58079/j3e

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search