HomeCinema e religiões
Published on Thursday, November 29, 2012
Abstract
Announcement
Apresentação
A imagem das religiões foi profundamente alterada durante todo o século XX sob a ação do Cinema. Os grandes textos sagrados passaram a ser plasmados no grande ecrã e milhões de fiéis de diferentes credos a ‘ver’ os episódios e as sagas das suas confissões como os imaginavam ou como lhes era oferecido pelas verdades doutrinais. Imagens igualmente conformadas pela ‘tradução’ cultural dos realizadores e dos guionistas.
Esta capacidade de criação de uma parte importante da memória colectiva de comunidades religiosas permitiu ao Cinema afirmar-se como um meio indispensável para a afirmação, o confronto e o diálogo entre religiões. Afirmação conseguida por políticas de propaganda, proselitismo ou de simples divulgação reveladora com intenções mais ou menos limitadas. Confrontação, por denúncia de incompatibilidades históricas entre mensagens e práticas ou excessos extremistas. Diálogo, através da busca de mensagens e práticas comuns baseadas no respeito das diferenças e na busca de equilíbrios de paz.
Por outro lado abordagens de realizadores independentes, em longas e curtas metragens, séries e documentários, conseguiram captar diferentes perspectivas em relação à fé de instituições religiosas, práticas populares, abordagens dogmáticas e outras consideradas marginais ou heréticas.
Depois da organização dos Simpósios Internacionais ‘Cine y Cosmopolitismo’ em 2009, ‘Cine y Ciudades’ em 2010 e ‘Cine y Autor’ em 2011, o grupo de investigação HUM-870 (Universidade de Granada) e o CES organizam o Simpósio Internacional ‘Cinema e Religiões’. O objetivo do Simpósio é permitir a apresentação dos resultados da pesquisa levada a cabo por membros do grupo e de trabalhos de investigadores provenientes de outras universidades portuguesas e espanholas. Como tem sido característica dos simpósios anteriores procura-se o diálogo de visões pluridisciplinares e independentes da análise puramente cinematográfica.
Coordenadores:
- Francisco Salvador Ventura (Universidade de Granada)
- João Mascarenhas Mateus (CES)
6 e 7 de dezembro de 2012, CES-Lisboa, Picoas Plaza, Rua do Viriato, 13, Lj. 117/118 Modalidades de inscrição Inscrições: http://www.ces.uc.pt/eventos/index.php?id=6510&id_lingua=1&pag=6515
Inscrição normal: 15,00€
Estudantes de licenciatura, de mestrado e de doutoramento: 10,00€
Estudantes e investigadores do CES: gratuita
Serão atribuídos certificados oficiais de participação no final do simpósio
Organização:
Núcleo Estudos sobre Culturas, Cidades e Arquitectura (CCArq) e Grupo HUM-870 Cine y Letras. Estudios transdisciplinares sobre el arte cinematográfico (Universidad de Granada)
Programa
Quinta-feira, 6 de Dezembro
10h00 – Abertura e apresentação do Simpósio
Sessão 1
(Moderador: Francisco Salvador Ventura)
10h30 – João Mascarenhas Mateus (CES)
«Espaço sagrado e cinema. Primeiras imagens fílmicas do Santuário de Fátima»
11h00 – Carmen Martínez Romero (Universidade de Granada)
«La lectura fílmica de la construcción de una nueva identidad religiosa»
11h30 – Pausa
Sessão 2
(Moderador: Miguel Dávila Vargas-Machuca)
12h00 – Ana Márquez Ibáñez (Universidade de La Laguna)
«Las imágenes fílmicas del infierno de Dante»
12h30 – Jorge Botelho Moniz (OP – Universidade Nova de Lisboa)
« O Cinema como Objecto para a Nova Evangelização da Igreja Católica»
13h00 – Apresentação do livro “Cine y Autor. Reflexiones sobre la teoría y la praxis de creadores fílmicos”, publicado pela Intramar Ediciones e CES
13h30 – Debate
Sessão 3
(Moderador: Óscar Lapeña Marchena)
15h30 – Antonio Aguilera Vita (Universidade de Granada)
«Milagro el 15 de agosto, superstición o religión en la película de Constantinos Yannaris»
16h00 – Mercedes Iáñez Ortega (Universidade de Granada)
«Satanismo y Heavy Metal»
16h30 – Pausa
Sessão 4
(Moderadora: María Dolores Pérez Murillo)
16h45 – Miguel Dávila Vargas-Machuca (Universidad Internacional de Andalucía)
«Visiones del dios Moloch en el cine»
17h15 – Francisco Salvador Ventura (Universidade de Granada)
«El conflicto entre religión y razón en la Medea de Pasolini»
17h45 – Debate
Sexta-feira, 7 de Dezembro
Sessão 5
(Moderadora: Gloria Camarero Gómez)
10h00 – María Dolores Pérez Murillo (Universidade de Cádiz)
«Cine latinoamericano y religiosidad popular »
10h30 – Patrícia Oliveira e Teresa Furtado (OP – Universidade Nova de Lisboa)
«Da necessidade de documentar o indizível e o imaginável»
11h00 – Pausa
Sessão 6
(Moderador: Antonio Aguilera Vita)
11h30 – Jezabel Gutiérrez Pequeño (Universidade Paris XI)
«Los pecados veniales de la Transición Española».
12h00 – Gloria Camarero Gómez (Universidade Carlos III de Madrid)
«Religiosidad popular en el cine de Almodóvar»
12h30 – Alejandro Valverde García (Universidad de Granada)
«Una tragedia griega en la tierra de Canaán: La historia de Jacob y José (1974)»
13h00 – Debate
Sessão 7
(Moderador: João Mascarenhas Mateus)
15h30 – Jordi Macarro Fernández (Université de París XI)
«La sacralidad del hinduísmo en el cine comercial de Hollywood»
16h00 – Óscar Lapeña Marchena (Universidad de Cádiz)
«Cine y sectas: en la variedad está el gusto»
16h30 – Debate
16h45 – Encerramento
Subjects
Places
- CES Lisboa - Picoas Plaza, Rua do Viriato, 13, lj 117/118
Lisbon, Portugal (1050-227)
Date(s)
- Thursday, December 06, 2012
- Friday, December 07, 2012
Attached files
Contact(s)
- Mateus João
courriel : joao [dot] m [dot] mateus [at] ces [dot] uc [dot] pt
Reference Urls
Information source
- Marta Maia
courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr
License
This announcement is licensed under the terms of Creative Commons CC0 1.0 Universal.
To cite this announcement
« Cinema e religiões », Conference, symposium, Calenda, Published on Thursday, November 29, 2012, https://doi.org/10.58079/mcy