StartseiteFrance-Brésil en miroir : Reflets et réflexions d’une anthropologie contemporaine

France-Brésil en miroir : Reflets et réflexions d’une anthropologie contemporaine

France-Brazil through the mirror - reflections on contemporary anthropology

*  *  *

Veröffentlicht am Montag, 19. Juni 2017Montag, 19. Juni 2017 bei Céline Guilleux

Zusammenfassung

L’objectif de ce colloque est de mettre en lumière le dialogue entre les académies anthropologiques brésilienne et française, dans une approche à la fois rétrospective et contemporaine, afin de questionner le futur des sciences sociales d’un point de vue épistémologique, méthodologique et politique.

Inserat

Apresentação

A comissão organizadora do colóquio, com o apoio do comitê de aniversário da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e do Laboratoire d’Anthropologie Sociale LAS/Collège de France), anunciam a chamada para apresentação de trabalhos no Colóquio Internacional "France-Brésil en miroir : Reflets et réflexions d’une anthropologie contemporaine".

O evento ocorrerá nos dias 26 e 27 de outubro de 2017, das 9h às 18h, no Centre Culturel do CROUS, 12 rue de l’Abbaye, 75006 Paris, e faz parte das comemorações dos 70 anos da VIe Section da École Pratique des Hautes Études (EPHE), que se tornou a EHESS em 1975.

O objetivo deste colóquio é estabelecer um diálogo retrospectivo e também contemporâneo entre as antropologias brasileira e francesa, com o intuito de questionar o futuro das ciências sociais, de um ponto de vista epistemológico, metodológico e político.

Quatro eixos serão abordados:

  1. Antropologia urbana
  2. Antropologia dos artefatos e rituais
  3. Antropologia do corpo e parentesco
  4. Antropologia política e territorialidade

Os trabalhos apresentados em cada eixo temático serão debatidos por um(a) convidado(a) de uma instituição francesa e outro(a) de uma instituição brasileira, cujas trajetórias de pesquisa tenham suscitado diálogos entre as antropologias praticadas nos dois países.

As debatedoras e debatedores que confirmaram presença, até o momento, são Marion Aubrée (Césor/CRBC), Claudia Fonseca (UFRGS), Cédric Yvinec (CRBC), Oscar Calavia Saez (UFSC), Miriam Hartung (UFSC), Barbara Glowczewski (LAS/EHESS) e Beatriz Perrone-Moisés (USP). A palestra de abertura será ministrada pelo professor Philippe Descola (LAS/Collège de France) e a palestra de encerramento pela professora Carmen Rial (UFSC).

A chamada dirige-se especialmente a doutorandos(as) e jovens doutores(as) cujos trabalhos promovam o diálogo entre a antropologia brasileira e a francesa. Os interessados(as) devem propor apresentações para um dos quatro eixos temáticos supracitados, com a possibilidade de inscrição simultânea em dois eixos (caso a proposta seja pertinente a ambos). Neste caso, a comissão organizadora selecionará o eixo em que a comunicação será inscrita. As apresentações orais devem ser feitas em língua francesa e terão a duração de 20 minutos.

Durante o colóquio, também será organizada uma exposição de fotografias de campo ilustrando as temáticas discutidas no evento, aberta a todos(as) os(as) estudantes em antropologia. Os candidatos e candidatas que submeterem uma proposta de apresentação também poderão propor fotografias para a exposição. As fotografias escolhidas pela comissão serão expostas na sala de conferências em que ocorrerá o evento durante toda a sua duração.

Submissão de propostas

As candidatas e candidatos interessados deverão enviar os seguintes elementos ao endereço eletrônico ehess2017.francebresil@gmail.com (indicando no objeto do email <proposta eixo x>),

até o dia 15 de julho de 2017:

  • Sobrenome, nome e endereço(s) eletrônico(s) do(s) autore(s)
  • Instituição/organização de afiliação
  • Título da apresentação
  • 3 a 5 palavras-chave
  • Nome do(s) eixos(s) temático(s) escolhido(s)
  • Resumo do trabalho (3000 a 4000 caracteres, com espaços) apresentando os fundamentos e as intenções da apresentação. O resumo deverá enfatizar sua adequação em à temática do colóquio e pode ser enviado em português, francês ou espanhol.

*Lembramos que as apresentações serão em francês.

Para a exposição fotográfica:

  • de 1 a 3 fotografias, das quais o candidato seja o autor, em alta definição (resolução mínima de 300 dpi, ou 2266 x 1686 pixels para uma impressão de 50 cm x 67 cm) no formato .jpg;
  • cada foto deve apresentar um título, além do local e da data em que foi feita, e um texto de até 150 palavras apresentando o contexto.

Os resultados serão divulgados no dia 20 de julho de 2017.

Em caso de necessidade, a comissão organizará um sistema de “hospedagem solidária”dos(as) participantes vindos(as) do exterior por doutorandos voluntários que residem em Paris. Mais detalhes sobre o evento encontram-se no documento anexo.

Comissão organizadora

  • Juliana Caruso (doctorante EPHE/LAS),
  • Milena Estorniolo (doctorante EHESS/LAS),
  • Helena Prado (Dr EHESS, Université Paris Descartes/CEPED),
  • Stéphanie Tselouiko (doctorante EHESS/LAS - UFSCar).

Comissão cientifica

  • Juliana Caruso (Ecole Pratique des Hautes Etudes/Laboratoire d'Anthropologie Sociale, França),
  •  Milena Estorniolo (Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales/Laboratoire d'Anthropologie Sociale, França),
  • Helena Prado (Université Paris Descartes/Centre Population et Développement, França),
  • Stéphanie Tselouiko (Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales/Laboratoire d'Anthropologie Sociale, França - Universidade Federal de São Carlos, Brasil).

Orte

  • Centre Culturel du CROUS - 12 rue de l’Abbaye
    Paris, Frankreich (75006)

Daten

  • Mittwoch, 05. Juli 2017Mittwoch, 05. Juli 2017

Schlüsselwörter

  • anthropologie contemporaine, France, Brésil, anthropologie urbaine, corps, parenté, rituel, artefact, politique, territorialité

Informationsquelle

  • Helena Prado
    courriel : ehess2017 [dot] francebresil [at] gmail [dot] com

Zitierhinweise

« France-Brésil en miroir : Reflets et réflexions d’une anthropologie contemporaine », Call for papers, Calenda, Veröffentlicht am Montag, 19. Juni 2017Montag, 19. Juni 2017, https://calenda.org/408698

Beitrag archivieren

  • Google Agenda
  • iCal