AccueilIberian radical left, revolutionary process and democratic transition – rupture and consensus

AccueilIberian radical left, revolutionary process and democratic transition – rupture and consensus

Esquerdas radicais ibéricas, processo revolucionário e transição democrática – ruptura e consenso

Las izquierdas radicales ibéricas, proceso revolucionario y transición democrática – ruptura y consenso

Iberian radical left, revolutionary process and democratic transition – rupture and consensus

Perspectivas comparadas

Perspectivas comparadas

Comparative perspectives

*  *  *

Publié le lundi 07 mai 2018

Résumé

Um preconceito ideológico e uma espécie de normatividade tácita tem desvalorizado historiograficamente o papel desempenhado pelas esquerdas radicais nos processos de transição para a democracia, cujo reequilíbrio este Colóquio pretende ser um contributo para o seu estabelecimento.

Annonce

Apresentação

O mosaico partidário ou proto-partidário existente na década de 70 do século XX em Portugal e em Espanha quando findaram as ditaduras não pode excluir a constelação de pequenas organizações que se situavam à esquerda dos partidos comunistas tradicionais, oriundas, na sua maioria, de processos de diferenciação ocorridos no seu seio, cujas raízes mais recentes bebem num caldo político-cultural onde se entrecruzavam e antagonizavam influências da revolução cubana e da revolução cultural chinesa, reacções ao XX Congresso do PCUS e à invasão militar soviética na Checoslováquia, ou das múltiplas formas de pensamento e acção que Maio de 68 libertou.

Grupusculares na maioria dos casos, profundamente sectárias e dogmáticas, com níveis de implantação diferenciada, mas sobretudo escassas no mundo do trabalho, a sua acção sobretudo de agitação e propaganda, fez um caminho sinuoso marcado por um sistemático acentuar de princípios e de divergências, de pequenas e grandes cisões. Porém, congregaram inteligências e vontades de uma geração, nascida do segundo pós-guerra, sob os ventos da guerra fria e do desenvolvimento do capitalismo e da sociedade de consumo. Pelo seu voluntarismo, espírito de entrega e activismo desassombrado, marcaram impressivamente os últimos anos sessenta.

Maoístas e trotskistas, luxemburguistas e internacional situacionistas, autogestionários e neo-estalinistas, gramscianos e libertários, a queda das ditaduras ibéricas proporcionou-lhes processos de reconfiguração e de crescimento na especificidade dos processos que se seguiram, cujo estudo comparativo ajudará a clarificar não só os espaços de interacção e solidariedade, como de convergência ou abjunção de posicionamentos, actuações e desenvolvimentos no espaço peninsular.

Um preconceito ideológico e uma espécie de normatividade tácita tem desvalorizado historiograficamente o papel desempenhado pelas esquerdas radicais nesses processos, cujo reequilíbrio este Colóquio pretende ser um contributo para o seu estabelecimento.

Conferencistas convidados: Julio Pérez Serrano (Universidade de Cádiz) Fernando Rosas (IHC – NOVA FCSH)

Condiciones de candidatura

Regras para o envio das propostas de comunicação: Título; Nome e filiação do autor; Resumo (max. 500 palavras); Palavras-chave: 3 a 5 palavras-chave; CV resumido do autor (max. 250 palavras)

  • Recepção de Propostas: até 15 de Junho

  • Aceitação de Propostas: até 8 de Julho
  • Colóquio: Museu do Aljube (Lisboa), 22 e 23 de Novembro
  • Línguas: Português, Espanhol e Inglês
  • E-mail: esquerdasradicais@gmail.com

Comitê Científico et organização

Lieux

  • Museu do Aljube
    Lisbonne, Portugal

Dates

  • vendredi 15 juin 2018

Mots-clés

  • história política, península Ibérica, esquerda radical, ditadura, revolução, transição para a democracia

Contacts

  • Ana Sofia Ferreira
    courriel : esquerdasradicais [at] gmail [dot] com

Source de l'information

  • Diana Barbosa
    courriel : comunicacao [dot] ihc [at] fcsh [dot] unl [dot] pt

Licence

CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

Pour citer cette annonce

« Iberian radical left, revolutionary process and democratic transition – rupture and consensus », Appel à contribution, Calenda, Publié le lundi 07 mai 2018, https://doi.org/10.58079/105q

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search