HomeArtistic theories and practices in the academic context - polarisation and contaminations

Artistic theories and practices in the academic context - polarisation and contaminations

Teorias e práticas artísticas no contexto acadêmico: polarizações e contaminações

Théories et pratiques artistiques dans le contexte académique : polarisations et contaminations

*  *  *

Published on Monday, November 05, 2018 by Céline Guilleux

Summary

A multiplicação de cursos de pós-graduação na área de artes no Brasil, ocorrida nos últimos dez anos, interroga cada vez mais a interação entre teorias e práticas no contexto acadêmico. A presença de disciplinas nas quais se inscrevem uma prática artística – artes visuais, música, dança, teatro, cinema, literatura, entre outras – vem interpelando o binarismo entre arte e ciência e apresentando novas formas de percepção do objeto de estudo, assim como novos critérios de argumentação e de avaliação da pesquisa acadêmica. Como tornar uma prática artística objeto de uma pesquisa acadêmica? Como lidar com a particularidade dessas pesquisas e de seus resultados? Quais as estratégias utilizadas para ultrapassar os binarismos impostos pelos modelos científicos, enfatizando o poder reflexivo da arte e a iminente necessidade de criatividade para a formulação teórica?

Announcement

Apresentação

A APEB-FR tem o prazer de convidar pesquisadoras e pesquisadores a enviar propostas para sua próxima jornada de estudos “Teorias e práticas artísticas no contexto acadêmico: polarizações e contaminações”, que se realizará nos dias 7 e 8 de dezembro de 2018, Paris (local a confirmar). As propostas (resumos) devem ser enviadas até o dia 16 de novembro.

A multiplicação de cursos de pós-graduação na área de artes no Brasil, ocorrida nos últimos dez anos, interroga cada vez mais a interação entre teorias e práticas no contexto acadêmico. A presença de disciplinas nas quais se inscrevem uma prática artística – artes visuais, música, dança, teatro, cinema, literatura, entre outras – vem interpelando o binarismo entre arte e ciência e apresentando novas formas de percepção do objeto de estudo, assim como novos critérios de argumentação e de avaliação da pesquisa acadêmica. Como tornar uma prática artística objeto de uma pesquisa acadêmica? Como lidar com a particularidade dessas pesquisas e de seus resultados? Quais as estratégias utilizadas para ultrapassar os binarismos impostos pelos modelos científicos, enfatizando o poder reflexivo da arte e a iminente necessidade de criatividade para a formulação teórica?

A partir desse debate, a jornada de estudos « Teorias e práticas artísticas no contexto acadêmico: polarizações e contaminações » propõe um espaço de discussão interdisciplinar. O objetivo é colocar em diálogo as pesquisas acadêmicas que se compreendem como espaços de ação no que tangem as relações entre o pensamento teórico e as práticas artísticas. Estruturado em três principais eixos de apresentação – comunicações, ateliês e projeções – o evento pretende reunir pesquisadores, artistas ou não, interessados em articular e em debater os cruzamentos entre formulações teóricas e práticas artísticas na academia. O evento se desenvolverá em dois dias, compreendendo o período da manhã e da tarde, com uma programação híbrida entre ateliês práticos, mesas-redondas e projeções.

Nesse sentido, sugerimos possíveis eixos a serem abordados :

  • O artista na academia: estratégias da pesquisa-criação;
  • Criatividades na formulação teórica: metodologias/estratégias de escrita em arte;
  • Polarizações e contaminações: como delimitar campos teóricos pluridisciplinares;
  • A recepção artística como material de estudo do artista-pesquisador;
  • Relação pesquisador/objeto: a proximidade e o distanciamento na relação com o objeto de pesquisa ;
  • Práticas performativas: a performance como interface entre campos artísticos;
  • Poéticas tecnológicas;
  • Ampliação do termo dramaturgia: novas aplicações e articulações de sentido nas práticas dramatúrgicas e curatoriais;
  • Práticas de colaboração em criações artísticas;
  • Teorias decoloniais na pesquisa em arte;
  • Políticas de resistência aos padrões da produção teórica e artística;
  • Corpos pensantes e pensamentos do corpo: amplo horizonte de uma arte engajada.

Regras para submissão de propostas

  • Todas as propostas deverão ser enviadas impreterivelmente até o dia 16 de novembro de 2018 para o e-mail journeedetudes@apebfr.org
  • Para as propostas práticas de apresentação, ateliê e projeção, dispomos de uma sala para atividades práticas com capacidade para até 10 (dez) participantes.
  • Serão aceitas propostas e apresentações em português e francês.
  • As proposições devem conter o título, um resumo de 500 palavras (bibliografia não incluída) com a problemática e a metodologia, as hipóteses ou resultados que serão desenvolvidos e três palavras-chave.
  • O corpo do e-mail deverá conter o nome do(a) autor(a), seu vínculo institucional e sua disciplina, seu e-mail e o título da proposta. Para as proposições de ateliês e projeções, incluir imagens.
  • O(a)s pesquisadore(a)s que tiverem suas propostas aceitas deverão aderir à APEB-FR para validar sua inscrição no evento. A adesão poderá ser efetuada diretamente no site da associação mediante o pagamento da taxa única de 8€. O valor compreende as pausas-café e o material do evento. As taxas com deslocamento e hospedagem ficam a cargo do(a)s participantes.

Lugar

  • Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, Bâtiment D, salle D16
  • Apeb France - MIE, 50 rue des Tournelles, 75003, Paris

Calendário

  • 30 outubro 2018 : início do período de envio das propostas

  • 16 novembro 2018 : encerramento do prazo para submissões

  • 23 novembro 2018 : retorno aos autores das propostas recebidas
  • 7 e 8 dezembro 2018 : realização da Jornada de estudos

Comité científico

  • Camila Moreira Cesar (Irméccen-Paris 3/ Crem/U. de Lorraine/Nucop-UFRGS)
  • Lorreine Petters (CIM – Université Paris 3 / NIMEC – Université de Rouen)
  • Luar Maria Escobar (UNIRIO/ Paris-8 Vincennes Saint Denis)
  • Marina Romagnoli Bethonico (Sorbonne Nouvelle – Paris 3)
  • Katherine Nakad Chuffi (Sorbonne Nouvelle – Paris 3)

Comitê de organização

  • Luar Maria Escobar (UNIRIO/ Paris-8 Vincennes Saint Denis)
  • Marina Romagnoli Bethonico (Sorbonne Nouvelle – Paris 3)
  • Katherine Nakad Chuffi (Sorbonne Nouvelle – Paris 3)
  • Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na França (APEB-FR)

Places

  • MIE - APEB France - 50 rue des Tournelles
    Paris, France (75003)

Date(s)

  • Friday, November 16, 2018

Keywords

  • art, académie

Contact(s)

  • katherine nakad chuffi
    courriel : katnakad [at] gmail [dot] com

Reference Urls

Information source

  • katherine nakad chuffi
    courriel : katnakad [at] gmail [dot] com

To cite this announcement

« Artistic theories and practices in the academic context - polarisation and contaminations », Call for papers, Calenda, Published on Monday, November 05, 2018, https://calenda.org/512007

Archive this announcement

  • Google Agenda
  • iCal