AccueilCentro de convivência de afásicos (Unicamp, Brasil): interface entre pesquisa acadêmica e ação social | A disfunção em cena

*  *  *

Publié le lundi 12 novembre 2018 par Anastasia Giardinelli

Résumé

Lors de ces conférences, Edwiges Morato abordera des aspects théoriques et méthodologiques (comme le programme de langage et le programme d'expression théâtral) développés au Centre de Convivência des Afásiques (CCA) créé à l'initiative des chercheurs du département de linguistique (Institut d'études du langage) et de neurologie (faculté de médicine), de l'université de l'État de Campinas (Unicamp). José Tonezzi développera quelques préceptes qui composent sa recherche, et dont la thématique découle des expériences par lesquelles le corps et/ou le comportement humain hors du cadre normatif de la société deviennent des éléments de création artistique. Le discours provient d'un projet reunissant artistes avec ou sans handicap et également d'activités théâtrales appliquées à un groupe de personnes afasiques, pour qui le théâtre incide dans la pratique expressive et sert comme recours de communication. 

Annonce

Apresentação

Conferências com Edwiges Morato (UNICAMP) e José Tonezzi (UFPB) à l'APEB França (Associação de pesquisadores et estudantes brasileiros na França). Morato abordará aspectos teóricos e metodológicos (como o Programa de Linguagem e o Programa de Expressão Teatral) desenvolvidos no Centro de Convivência de Afásicos (CCA), cuja criação se deve a uma iniciativa de pesquisadores do Departamento de Linguística (Instituto de Estudos da Linguagem) e de Neurologia (Faculdade de Medicina), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tonezzi discutirá alguns preceitos que compõem sua pesquisa, cujo tema decorre de experiências em que o corpo e/ou o comportamento humano fora do padrão normativo da sociedade tornam-se elementos de criação artística. O relato discorre sobre um projeto reunindo artistas com e sem deficiência e também de atividades teatrais aplicadas a um grupo de pessoas afásicas, para quem o teatro incide na prática expressiva e serve como recurso de comunicação.  

Contamos com sua presença. Venez nombreux. L’entrée est libre et gratuite.

Si vous souhaitez soumettre une proposition de discussion, merci de nous contacter à l’adresse : diretor.cultural@apebfr.org.

Programa

Horaire : 19h30

  • Centro de convivência de afásicos (Unicamp, Brasil): interface entre pesquisa acadêmica e ação social, Edwiges MORATO (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Brasil)

Nesta comunicação pretendo abordar aspectos teóricos e metodológicos (como o Programa de Linguagem e o Programa de Expressão Teatral) desenvolvidos no Centro de Convivência de Afásicos (CCA), cuja criação se deve a uma iniciativa de pesquisadores do Departamento de Linguística (Instituto de Estudos da Linguagem) e de Neurologia (Faculdade de Medicina), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Resumidamente, afásicos são pessoas que apresentam alterações de linguagem oral e ou escrita em decorrência de lesão cerebral adquirida em função de acidentes vasculares, traumatismos cranioencefálicos ou tumores (MORATO, 2012, p. 183).

O CCA reúne pessoas afásicas e não afásicas que procuram enfrentar com ação social e pesquisa acadêmica os desafios (pessoais, interacionais, sociais, econômicos, etc.) que se apresentam para as pessoas que passam a conviver com as afasias.

Disso resulta que nosso objetivo no CCA tem sido menos a normalização de formas linguísticas e mais a emergência de atos de linguagem e de práticas discursivas que visam à significação e à comunicação.

Edwiges MORATO é professora-associada do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora do CNPq, tem experiência na área de estudos que envolvem as relações entre linguagem, interação e cognição, na qual tem publicado e orientado pesquisas de graduação e de pós-graduação. Coordena o grupo de pesquisa COGITES – Cognição, Interação e Significação.

  • A disfunção em cena, José TONEZZI (Universide Federal de Paraíba - UFPB, Brasil)

Esta apresentação discute alguns preceitos que compõem a pesquisa do palestrante, cujo tema decorre de experiências em que o corpo e/ou comportamento humano fora do padrão normativo da sociedade tornam-se elementos de criação artística. O relato discorre sobre um projeto reunindo artistas com e sem deficiência e também de atividades teatrais aplicadas a um grupo de pessoas afásicas, para quem o teatro incide na prática expressiva e serve como recurso de comunicação. Com base nos preceitos históricos da relação entre as artes da cena e as deficiências decorrentes do lesionamento, da disfunção ou da anomalia do corpo ou do cérebro, propõe-se um olhar sobre a presença e uso cênico de sujeitos em condições diferenciadas. Trata-se de perceber que tais procedimentos podem ser não apenas instrumentos na relação social do indivíduo, mas também recursos estéticos para constituição de práticas artísticas. Para tanto, diversos termos e conceituações servem como referência, sendo alguns deles: obra aberta, performance e teatro pós-dramático.

José TONEZZI é professor e pesquisador do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com estágio na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (França), mestre em Psicologia da Educação e bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem pesquisa com ênfase nos temas: cena e mídia, distúrbios do corpo, da linguagem e do comportamento como elementos de constituição da cena. É autor dos livros: Distúrbios de Linguagem e Teatro: o afásico em cena (2007) e A Cena Contaminada: um teatro das disfunções (2011).

  • Moderação: Katherine Nakad Chuffi (Sorbonne Nouvelle - Paris 3)

Lieux

  • MIE - Maison des Initiatives Étudiantes ; APEB France - 50 rue des Tournelles
    Paris, France (75003)

Dates

  • jeudi 15 novembre 2018

Mots-clés

  • teatro, artista, afásicos, corpo, linguagem, comunicação, criação, neurologia, linguística

Contacts

  • Katherine Nakad Chuffi
    courriel : katnakad [at] gmail [dot] com

URLS de référence

Source de l'information

  • Katherine Nakad Chuffi
    courriel : katnakad [at] gmail [dot] com

Pour citer cette annonce

« Centro de convivência de afásicos (Unicamp, Brasil): interface entre pesquisa acadêmica e ação social | A disfunção em cena », Informations diverses, Calenda, Publié le lundi 12 novembre 2018, https://calenda.org/512042

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal