HomeSistemas teatrais complexos: a cena performativa de Enrique Diaz | Teatro e revolução: os desafios diante da crise da democracia liberal
Miscellaneous informationModern
Subjects
Published on Friday, March 01, 2019
Abstract
Marcilene LOPEZ DE MOURA propõe um estudo sistêmico da prática do encenador Enrique Diaz, tendo como referência metodológica transdisciplinar os sistemas informáticos chamados de sistemas nebulosos (systèmes flous).Thiago ARRAIS propõe discutir o lugar de criação e presença contextual do teatro em meio à crise das democracias liberais e os acirramentos da disputa pelo controle narrativo e o teatro como território alternativo à realidade liberal. A conferência é moderada por Katherine NAKAD CHUFFI.
Announcement
Programa
L’Association des Chercheurs et Étudiants Brésiliens en France (APEB-FR) a le plaisir de vous inviter à sa prochaine conférence avec Marcilene LOPES DE MOURA et Thiago ARRAIS
- Sistemas teatrais complexos: a cena performativa de Enrique Diaz, Marcilene LOPES DE MOURA (Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 / UNIRIO)
Esta comunicação propõe um estudo sistêmico da prática do encenador Enrique Diaz, tendo como referência metodológica transdisciplinar os sistemas informáticos chamados de sistemas nebulosos (systèmes flous). O sistema flou é uma analogia que visa a compreensão do ‘Sistema de criação teatral’ segundo diferentes pontos de vista e conforme escalas de observação diversas. A prática de Enrique Diaz é influenciada pela performance e pelos avanços tecnológicos. A encenação de seus processos de criação engendra uma recursividade (retroação), que traz uma complexidade singular a seus trabalhos.
Marcilene Lopes de Moura (Marcela Moura) é artista e pesquisadora. Doutora em artes cênicas pela UNIRIO, em co-tutella com a Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3. A tese foi realizada com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES/PDSE), Código de Financiamento 001.
- Teatro e revolução: os desafios diante da crise da democracia liberal, Thiago ARRAIS (Université de Coimbra / IFCE)
Esta explanação discute o lugar de criação e presença contextual do teatro em meio à crise das democracias liberais e os acirramentos da disputa pelo controle narrativo. Baseia-se no estudo de casos em que o exercício da alteridade e autonomia artística, que perfaz a poética teatral, é confrontado por segmentos sociais diversos e em conflito, pautados na primazia narrativa identitária e representativa, ainda expressões da lógica liberal. Mais ainda, interessa discutir o teatro como território alternativo à realidade liberal e seus circuitos de comunicação, sua crítica estruturante, com possíveis correspondências com movimentos insurrecionais vigentes.
Thiago Arrais é graduado em direção teatral pela UFRJ, mestre em teatro pela USP, doutorando em estudos artísticos pela Universidade de Coimbra. É professor do curso de licenciatura em teatro do IFCE e diretor do Coletivo Soul, com trabalhos apresentados em Portugal, França, Romênia e Argentina.
Moderação: Katherine NAKAD CHUFFI (Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3)
La conférence se déroulera en portugais.
Contamos com sua presença. Venez nombreux. L’entrée est libre et gratuite.
Si vous souhaitez soumettre une proposition merci de nous contacter à l’adresse : diretor.cultural@apebfr.org.
Subjects
- Modern (Main category)
- Periods > Modern > Twentieth century
- Periods > Modern > Twenty-first century
- Zones and regions > America > Latin America > Brazil
Places
- Salle D21, Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 - 13 Rue Santeuil
Paris, France (75005)
Date(s)
- Thursday, March 07, 2019
Attached files
Keywords
- théâtre, révolution, sistema flou, criação, altérité, performance, technologie
Contact(s)
- katherine nakad chuffi
courriel : katnakad [at] gmail [dot] com
Reference Urls
Information source
- katherine nakad chuffi
courriel : katnakad [at] gmail [dot] com
License
This announcement is licensed under the terms of Creative Commons CC0 1.0 Universal.
To cite this announcement
« Sistemas teatrais complexos: a cena performativa de Enrique Diaz | Teatro e revolução: os desafios diante da crise da democracia liberal », Miscellaneous information, Calenda, Published on Friday, March 01, 2019, https://doi.org/10.58079/127x