AccueilSistemas teatrais complexos: a cena performativa de Enrique Diaz | Teatro e revolução: os desafios diante da crise da democracia liberal

*  *  *

Publié le vendredi 01 mars 2019 par Céline Guilleux

Résumé

Marcilene LOPEZ DE MOURA propõe um estudo sistêmico da prática do encenador Enrique Diaz, tendo como referência metodológica transdisciplinar os sistemas informáticos chamados de sistemas nebulosos (systèmes flous).Thiago ARRAIS propõe discutir o lugar de criação e presença contextual do teatro em meio à crise das democracias liberais e os acirramentos da disputa pelo controle narrativo e o teatro como território alternativo à realidade liberal. A conferência é moderada por Katherine NAKAD CHUFFI.

Annonce

Programa

L’Association des Chercheurs et Étudiants Brésiliens en France (APEB-FR) a le plaisir de vous inviter à sa prochaine conférence avec Marcilene LOPES DE MOURA et Thiago ARRAIS

  • Sistemas teatrais complexos: a cena performativa de Enrique Diaz, Marcilene LOPES DE MOURA (Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 / UNIRIO)

Esta comunicação propõe um estudo sistêmico da prática do encenador Enrique Diaz, tendo como referência metodológica transdisciplinar os sistemas informáticos chamados de sistemas nebulosos (systèmes flous). O sistema flou é uma analogia que visa a compreensão do ‘Sistema de criação teatral’ segundo diferentes pontos de vista e conforme escalas de observação diversas. A prática de Enrique Diaz é influenciada pela performance e pelos avanços tecnológicos. A encenação de seus processos de criação engendra uma recursividade (retroação), que traz uma complexidade singular a seus trabalhos.

Marcilene Lopes de Moura (Marcela Moura) é artista e pesquisadora. Doutora em artes cênicas pela UNIRIO, em co-tutella com a Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3. A tese foi realizada com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES/PDSE), Código de Financiamento 001.

  • Teatro e revolução: os desafios diante da crise da democracia liberal, Thiago ARRAIS (Université de Coimbra / IFCE)

Esta explanação discute o lugar de criação e presença contextual do teatro em meio à crise das democracias liberais e os acirramentos da disputa pelo controle narrativo. Baseia-se no estudo de casos em que o exercício da alteridade e autonomia artística, que perfaz a poética teatral, é confrontado por segmentos sociais diversos e em conflito, pautados na primazia narrativa identitária e representativa, ainda expressões da lógica liberal. Mais ainda, interessa discutir o teatro como território alternativo à realidade liberal e seus circuitos de comunicação, sua crítica estruturante, com possíveis correspondências com movimentos insurrecionais vigentes.

Thiago Arrais é graduado em direção teatral pela UFRJ, mestre em teatro pela USP, doutorando em estudos artísticos pela Universidade de Coimbra. É professor do curso de licenciatura em teatro do IFCE e diretor do Coletivo Soul, com trabalhos apresentados em Portugal, França, Romênia e Argentina.

Moderação: Katherine NAKAD CHUFFI (Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3)

La conférence se déroulera en portugais.

Contamos com sua presença. Venez nombreux. L’entrée est libre et gratuite.

Si vous souhaitez soumettre une proposition merci de nous contacter à l’adresse :  diretor.cultural@apebfr.org.

Lieux

  • Salle D21, Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 - 13 Rue Santeuil
    Paris, France (75005)

Dates

  • jeudi 07 mars 2019

Mots-clés

  • théâtre, révolution, sistema flou, criação, altérité, performance, technologie

Contacts

  • Katherine Nakad Chuffi
    courriel : katnakad [at] gmail [dot] com

URLS de référence

Source de l'information

  • Katherine Nakad Chuffi
    courriel : katnakad [at] gmail [dot] com

Pour citer cette annonce

« Sistemas teatrais complexos: a cena performativa de Enrique Diaz | Teatro e revolução: os desafios diante da crise da democracia liberal », Informations diverses, Calenda, Publié le vendredi 01 mars 2019, https://calenda.org/581411

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal